BMW Série 5 Gran Turismo

BMW Série 5 Gran Turismo

Está indeciso sobre qual carro você quer? Gostaria de ter o desempenho de um esportivo, as quatro portas de um sedã, a posição elevada de dirigir de um SUV, o design de um cupê e versatilidade de uma minivan? Então o seu carro é o Série 5 Gran Turismo, da BMW. Tudo bem, pareceu anúncio de 5ª categoria, mas é isso que a marca alemã quis fazer com seu novo e original modelo.

Se ela será bem sucedida, aí é difícil dizer. O Série 5 GT vai ao limite da alquimia entre categorias, mas esse é um passo arriscado porque você pode acabar não agradando ninguém. Por isso, preferimos esperar para ver como ele venderá. Na época do lançamento do X6, achamos o carro estranho, embora seja muito bom de dirigir. Hoje a ideia pegou e o modelo tem uma legião de fãs.

Mas que o Série 5 GT está longe de ser o carro mais bonito da marca está. Como os leitores comentaram ontem, a traseira é o ponto de discórdia: alta, com cara de hatch e notchback, ela nos fez lembrar – acreditem – o velho Volkswagen TL!

Mas não se pode negar que a BMW é corajosa. Bastava a ela lançar um cupê de quatro portas e estaria bom demais. Não, preferiu inventar, certamente ideia do ex-designer Chris Bangle, que estava por lá na época da criação.

Esquecendo o design, o Série GT é bem interessante. Como dito acima, ele reúne muitas características legais em um carro. Quem vai no banco de trás, tem espaço igual ao de um Série 7. Se quiser abrir espaço para bagagem, é só avançar o banco traseiro em 10 cm e a capacidade pula de 440 para 590 litros. Quer acomodar algum objeto volumoso? Basta abrir as duas partes da tampa do porta-malas e rebater os bancos.

Vai passear no fim de semana? O teto solar é digno de minivans francesas, assim como a posição elevada dos assentos. Quer acelerar o GT? A versão a diesel, 530d, leva 6,9 segundos de 0 a 100 k/h e gasta 15,4 km/l em média. Mais velocidade? O 535i gasta 6,3 segundos para fazer o mesmo e o 550i, com V8 de 407 cv, apenas 5,5 segundos.

Deixamos a pergunta para vocês: o Série 5 GT é um projeto brilhante ou um potencial fracasso da BMW?