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Bosch registra crescimento robusto na América Latina em 2021

Bosch registra crescimento robusto na América Latina em 2021

A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, fechou o ano fiscal de 2021 com vendas totais de 9,2 bilhões de reais na América Latina, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas. “Mesmo com todas as incertezas que enfrentamos ao longo de 2021 com a pandemia, como a falta de matéria-prima, aumento nos custos de produção e até mesmo as adversidades enfrentadas nos campos social, econômico e político, conseguimos crescer vertiginosamente em todas as nossas áreas de atuação e países onde estamos presentes. Este é, com certeza, o melhor resultado do Grupo Bosch na região nos últimos anos, o que nos mostra que a estratégia de longo prazo combinado com o desenvolvimento de soluções e serviços com foco em “Tecnologia para vida” para diferentes setores de negócios foi assertiva”, ressalta Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina.

As operações do Grupo no Brasil foram responsáveis por 73% do volume de vendas na região. Seus quase 8.800 colaboradores no país contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6,9 bilhões de reais, sendo 25% gerados a partir das exportações para os mercados da América Latina, América do Norte e Europa.

A estratégia da Bosch para a América Latina está pautada na diversidade, digitalização, inovação, expansão regional e novos negócios. A região oferece um ecossistema favorável para desenvolvimento da digitalização e oferta de serviços para outros mercados. Para isso, a empresa busca alavancar sua competitividade combinando sua experiência em Internet das Coisas (IoT) com Inteligência Artificial (AI) na geração de novos negócios e, assim, se tornar uma empresa líder em AIoT (AI + IoT). Na região, a multinacional atua nessa vertente de desenvolvimento oferecendo soluções de AIoT para os setores da mineração, agronegócios, mobilidade, indústria e, mais recentemente, na área de tecnologia da informação.

Mobilidade segura e sustentável: Até o fim da década, novas formas de powertrain estarão disponíveis no mercado nacional, como o híbrido com a motorização flex, o carro totalmente elétrico e própria célula a combustível. Com a criação da tecnologia flex fuel, a Bosch ajudou a posicionar o Brasil entre os países com baixo índice de emissões de CO2 devido ao uso do etanol, matriz totalmente renovável. Agora é o momento do país aproveitar esse amplo know-how e se tornar um dos protagonistas no desenvolvimento de soluções para neutralização de carbono através de biocombustíveis, híbrido-flex ou célula a combustível. Por meio de meio de parcerias público-privadas, universidades, centros de pesquisas e desenvolvimento, a Bosch está estudando formas de apoiar o Brasil a participar do desenvolvimento dessa tecnologia em nível global. Além disso, a empresa apoia a disseminação de tecnologias de assistência ao condutor para tornar a mobilidade mais segura e livre de acidentes.

A Bosch chegou na América Latina há quase 100 anos. Hoje, seus mais de 10.500 colaboradores atuam para tornar a região cada vez mais estratégica e relevante para o Grupo Bosch. Em 2022, a empresa planeja investir cerca de 331 milhões de reais que serão direcionados para garantir o desenvolvimento e a competitividade de suas unidades fabris na região.

Bosch registra crescimento robusto na América Latina em 2021

Os investimentos na Indústria 4.0, junto com a qualificação de seus colaboradores, têm contribuído para a eficiência das operações da empresa, que atingiu níveis de excelência operacional em produtividade e qualidade em linhas de produtos regionais e globais. “Graças aos investimentos em soluções baseadas em automação, conectividade e inteligência artificial, nossas fábricas no Brasil têm se transformado continuamente”, ressalta Diaz Perez.

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Em 2021, a Bosch globalmente alcançou um crescimento significativo em vendas e resultados apesar de cenários adversos. No primeiro trimestre deste ano, a receita de vendas aumentou 5,2% e, para 2022 como um todo, a Bosch espera que cresça mais de 6% e alcance uma margem EBIT na faixa de 3% a 4% – mesmo com a probabilidade de encargos significativos devido ao aumento dos custos de energia, matérias-primas e logística. “O resultado bem-sucedido do ano comercial de 2021 reforça nossa confiança à medida que enfrentamos o ambiente desafiador do ano atual”, disse Stefan Hartung, presidente mundial da Bosch.

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