Novo sistema da Bosch permite comunicação entre carros e motos

Novo sistema da Bosch permite comunicação entre carros e motos

Para aumentar a segurança nas ruas e estradas, a Bosch anunciou recentemente na Alemanha a chegada de um novo recurso que permite a comunicação entre automóveis e motocicletas. A nova solução, desenvolvida em parceria com a Autotalks, Cohda Wireless e Ducati; pode contribuir para evitar quase um terço dos acidentes com motocicletas e garante a “visibilidade digital”.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Segundo dados divulgados pela Bosch, os motociclistas aparecem como os condutores que mais correm riscos; com 18 vezes mais chances de serem mortos em um acidente do que motoristas. Em 2016, foram registrados cerca de 30 mil acidentes envolvendo motocicletas no território alemão, sendo que 600 foram fatais. Um dos motivos é que os motociclistas são negligenciados no trânsito, tanto em cruzamento como em ultrapassagens.

Troca de informações entre veículos acontece em questão de milissegundos

Troca de informações entre veículos acontece em questão de milissegundos

“Através de sistemas de segurança como o ABS e o controle de estabilidade, a Bosch já tornou a condução do motociclista significativamente mais segura. Conectando as motocicletas, o objetivo é elevarmos a segurança para um nível superior”, diz Dr. Dirk Hoheisel, membro da direção mundial da Bosch.

Com o novo sistema, veículos dentro de um raio de centenas de metros conseguem trocar informações até dez vezes por segundo; envolvendo os tipos de veículos, velocidade, posição e direção o percurso. Antes mesmo que os motoristas ou sensores presentes nos veículos percebam a presença de uma motocicleta; a tecnologia informa a situação permitindo que ambos os usuários da rodovia (motoristas e motociclistas) adotem uma estratégia de condução mais defensiva.

Novo sistema quer prevenir até um terço dos acidentes de trânsito

Novo sistema quer prevenir até um terço dos acidentes de trânsito

Numa situação perigosa quando uma motocicleta fica no ponto cego do carro, no momento em que este irá fazer uma ultrapassagem ou mudar de faixa em uma avenida, por exemplo; a nova tecnologia vai identificar a situação e avisará o motociclista ou motorista por meio de um alarme sonoro e luzes no painel. Assim, todos recebem as informações necessárias para evitar ou reduzir o risco de acidentes.

A comunicação pode ser feita também com veículos estacionados ou com velocidade reduzida. Para permitir que motociclistas e motoristas distantes recebam com segurança toda a informação necessária, a tecnologia utiliza recursos que encaminham a informação automaticamente de veículo para veículo. Em casos mais críticos, todos os usuários ficam a par do que está acontecendo e podem tomar providências necessárias antecipadamente.

Conexão entre carros e motos garante visibilidade digital

Conexão entre carros e motos garante visibilidade digital

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

Bosch lança sistema que permite comunicação entre veículos