Consumo da Chevrolet Montana

Foi esse o número que apontou o computador de bordo da Montana após rodarmos pouco mais de 250 km por um percurso predominantemente rodoviário. Após um curto trecho na cidade congestionada acessamos a Rodovia dos Bandeirantes em direção ao Campo de Provas de Cruz Alta, onde a GM lançou o Omega 2011.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

O resultado é condizente com o que a própria montadora divulga: 8,6 km/l na cidade, 11,5 km/l na estrada e 9,9 km/l combinado. Vamos tentar completar o tanque e calcular o consumo manualmente para ver se chegamos à um valor parecido – certa vez fiz isso com um Honda Fit e a havia uma diferença gritante entre o que apontava o computador (claro que super generoso) e a realidade.

Agora me chamou a atenção o painel da Montana utilizar o cálculo “europeu” de consumo em que o dado mostrado é a quantidade de litros consumida numa distância de 100 km. Na verdade, esta é a forma correta de se medir consumo, a nossa seria melhor definida como “rendimento” do uso de um litro de combustível pelo carro, concordam?

Enfim, tentei mudar esse padrão no painel, mas não encontrei nada do gênero. Se algum dono de Agile ou da nova Montana souber se isso é possível, agradeço a ajuda – a Montana de teste está sem o manual.

Atualizado às 9h36 do dia 16/12

Antes de mais nada, obrigado pela colaboração dos leitores donos do Agile. Rodrigo, esqueci dessa possibilidade: poderia ter baixado o PDF no site da GM, mas vou seguir a orientação postada nos comentários.

Acabei de abastecer a Montana e fiz o consumo baseado na distância que percorri e quantos litros foram necessários para completar o tanque. Depois de rodar 257,7 km foram necessários 24,88 litros de etanol. Ou seja, 10,36 km por litro, praticamente o mesmo resultado do computador de bordo.