Ícone do site BlogAuto

Citroën C4 Lounge THP agora flex por R$ 78.790

Citroën C4 Lounge THP Flex

Se apenas o moderno motor 1.6 THP não foi suficiente para roubar parte das vendas dos líderes Corolla e Civic, o Citroën C4 Lounge THP agora é bicombustível, novidade que foi apresentada ao público há cerca de um mês no Salão do Automóvel de São Paulo. O novo modelo chega para ocupar o lugar da versão movida apenas a gasolina e está disponível em duas versões, a Tendance, a partir de R$ 78.790, e a topo de linha Exclusive, que começa em R$ 85.490.

O novo THP Flex é o primeiro motor com injeção direta turbo flex do segmento de sedãs médios e também do Grupo PSA. A “Operação THP Flex”, como foi chamada pelos técnicos, envolveu diretamente 35 profissionais e consumiu 36 meses de trabalho, com 40 carros de teste, rodando mais de 600.000 km sob inúmeros ensaios e testes, como de partida a frio, partida a quente, calibrações do carro em dinamômetro, acertos às normas de emissões, provas de fadiga e durabilidade, entre outras.

Citroën C4 Lounge THP Flex

O propulsor recebeu diversas modificações para passar a beber etanol. Entre elas, está o remapeamento da central de gerenciamento eletrônico do motor, nova calibragem, bomba de alta pressão de 200 bar, taxa de compressão alterada de 10,5:1 para 10,2:1, novo sensor de etanol e bomba de combustível pilotada (que se adapta às condições de utilização do motor).

Há ainda adequações de componentes como cabeçote, válvulas, sedes de admissão e escape, pistões, anéis, bronzinas, tubulações, etc, vela de ignição com índice térmico adaptado ao motor flex, reforço dos mancais no eixo do turbo, nova cartografia do pedal de aceleração, entre outros.

Citroën C4 Lounge THP Flex

Com isso, o Citroën C4 Lounge THP Flex agora entrega 173 cavalos de potência com etanol e 166 cv com gasolina. O torque, porém, foi mantido a 24,5 kgfm, a partir de 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm.

A transmissão também passou por mudanças, batizada de AT6 III. Segundo a Citroën, o câmbio do sedã médio está mais compacto e leve, com trocas suaves e rápida. A relação de transmissão foi alongada em 11% e há agora um novo conversor de torque, com aperfeiçoamentos a favor de uma maior economia de combustível.

Citroën C4 Lounge THP Flex

Além da relação mais longa, o câmbio passou a ter a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando o câmbio está na posição Drive. Essa função, além do conforto nos grandes congestionamentos, também reduz o consumo de combustível”, afirma Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente PSA Peugeot Citroën.

Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

Os equipamentos continuam os mesmos. O C4 Lounge THP Exclusive oferece rádio GPS MyWay, sistema de áudio HIFI de alta qualidade sonora com espacialização ARKAMYS, Bluetooth e sistema hands-free, painel personalizável, abertura das portas e partida do motor sem chave, câmera de ré, teto solar, seis airbags, controle de estabilidade, freios ABS, bancos em couro, entre outros.

Citroën C4 Lounge THP Flex

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Citroën C4 Lounge THP agora flex por R$ 78.790

Sair da versão mobile