Honda City

Honda City

Acabamos de avaliar o novo Honda City na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. O sedã compacto premium está sendo apresentado para a imprensa esta semana e ficou nítida a instrução da marca a seus funcionários: desvincular a imagem do carro com o Civic e sobretudo com o Fit.

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O representante da montadora repetiu inúmeras vezes durante o briefing que o City “não é um mini-Civic e nem um Fit sedã”. Mas ficou claro que o carro criará certa confusão nos consumidores afinal seu preço se intercala com o do Civic, mas o carro lembra muito o monovolume no comportamento.

Ao contrário do Civic, sua posição de dirigir é alta e o acabamento bem mais simplório do que faz pensar um carro que parte de R$ 56 210. A direção é ágil, mas o carro tende a inclinar muito em curvas, sem contar que a suspensão bate duro como o Fit.

Com a versão automática (os câmbios e o motor, como se sabe, são os mesmos do Fit), a rotação do motor atinge 3 200 rpm a 120 km/h – já o manual chega com motor mais cheio nessa velocidade: 4 000 rotações.

Ou seja, há um ruído indesejável do motor quando é necessário retomar a velocidade ou esticar as marchas. Se o câmbio e o motor merecem elogios pela performance, o mesmo não se pode dizer do estranho rádio. Com a frente basculante para acessar a entrada do CD, o equipamento não traz memória de estações.

Da parte traseira para trás, vale elogiar o banco com ajuste de inclinação e o imenso porta-malas, de 506 litros. Impressiona ao abrir a tampa, principalmente se comparado ao do Civic.

Ao vivo, o City parece menor do que nas fotos. A frente lembra o Civic, claro, mas o resto do carro passa a sensação de ser um compacto mesmo. Mesmo com as rodas aro 16, o sedã não passa um ar esportivo.

A conclusão a que cheguei nesse primeiro contato é que o City terá como público-alvo senhoras e ex-clientes do Civic da geração anterior. Em outras palavras, um carro mais convencional, tranquilo e fácil de dirigir.

Só fica a dúvida se a Honda conseguirá encontrar 3 500 clientes todos os meses, a meta da marca.

Deixem perguntas nos comentários já que ficaremos no evento até o final da tarde e podemos tentar responder algumas questões daqui.