Dicas e tecnologias podem ajudar bastante em uma baliza

Dicas e tecnologias podem ajudar bastante em uma baliza

A baliza, sem dúvida, é o ponto fraco de muitos motoristas. A situação é ainda mais complicada nos grandes centros, que dispõem de poucas vagas para estacionar na rua e o espaço para deixar seu carro geralmente é pequeno. No entanto, para ter menos dificuldades no momento da baliza, há algumas precauções que qualquer motorista, experiente ou não, pode seguir.

Quer parcelar os débitos do seu carro? Faça tudo online: licenciamento, IPVA e multas sem todo o processo burocrático. Saiba mais, clicando aqui.

Ao enxergar uma vaga próxima, já acione a seta para sinalizar que vai estacionar. Com isso, você pode ficar livre de grandes dores de cabeça, como discutir com outro interessado na vaga – aquela história de quem “viu primeiro” o espaço. Após isso, sempre verifique se nenhum veículo se aproxima.

Outra dica é regular os espelhos retrovisores para fazer manobra – alguns veículos dispõem do “tilt down”, recurso que rebate automaticamente os espelhos quando a ré é acionada.

É preciso ainda ter cuidado ao estacionar o veículo em ladeiras. Sempre verifique se o freio de mão está acionado corretamente e deixe o câmbio manual engrenado. Além disso, lembre-se de fazer a manutenção periódica em seu freio de estacionamento, que geralmente é acionado por cabo de aço e, com o passar do tempo, tem a tendência de dilatar, o que diminui sua eficiência.

Alguns veículos mais modernos dispõem de diversas tecnologias para ajudar nas manobras para estacionar, como câmera de ré, sensor de estacionamento e até mesmo o Park Assist, um recurso que faz a baliza praticamente sozinho, sendo que o motorista tem o trabalho apenas de engrenar o veículo, acelerar e frear.