Dilma visitando o Salão do Automóvel 2012

Dilma visitando o Salão do Automóvel 2012

A presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou na última quarta-feira, 24, durante sua visita ao 27º Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece até o dia 4, a prorrogação da redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis até 31 de dezembro. O benefício do IPI tinha término previsto para o final deste mês. De acordo com a presidente, a medida irá manter as boas vendas de veículos no mercado nacional.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Veja também: Chevrolet Tracker pode ser barrado por cotas de importação

“O salão acontece em um momento muito especial, já que o consumidor brasileiro se encontra em um período de ascensão de classe, que favorece o consumo e aquece a economia”, disse Dilma.

Para Guido Mantega, ministro da Fazenda, a prorrogação do IPI reduzido irá incentivar as marcas a manterem seus preços diminuídos até o final do ano, limpando o estoque de automóveis e promovendo a criação de novos empregos. Durante os meses de novembro e dezembro, de acordo com o ministro, o governo deverá deixar de receber mais de R$ 800 milhões em impostos. Mantega espera ainda que haja novos investimentos no setor.

Segundo o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, com a prorrogação do IPI, o mercado nacional de carros deverá fechar o ano com 3,8 milhões de veículos vendidos, apresentando um crescimento de 5%. A média diária de vendas anteriormente era de 12 mil carros. Agora, segundo ele, com o IPI menor, são comercializados em torno de 16,3 mil automóveis.

Veja tudo sobre o Salão do Automóvel de São Paulo

A redução de IPI para automóveis começou a valer no final de maio deste ano, e tinha prazo inicial de término para o final de agosto. Para carros com propulsor de até 1.0 litro, o imposto caiu de 7% para zero, enquanto modelos com motor de entre 1.0 e 2.0 litros, a alíquota teve redução de 13% para 6,5%. Para comerciais leves, a diminuição foi para 1%, ante os 4% cobrados anteriormente.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.