Ícone do site BlogAuto

Especial: veja que marcas subiram e caíram nas vendas em 2014

Já está mais do que claro que 2014 não repetirá os números de vendas de 2013, que já não tinham sido tão fortes, mas tem gente feliz com o fim do 1º semestre. BlogAuto produziu o gráfico abaixo com exclusividade, que mostra quais marcas cresceram e quais encolheram até junho. O dado compara o mesmo período deste ano com o ano passado.

A Lifan aparece como a marca que mais cresceu, tudo isso porque o utilitário esportivo X60 passou a ser vendido no Brasil com um volume bastante significativo para uma marca pouco conhecida. Outras marcas que chamam a atenção são as alemãs de luxo. Audi, BMW e Mercedes estão vendendo bem mais após anunciarem os planos de fábrica e conseguirem desconto de imposto. Com isso, suas rivais sem fábrica perderam espaço.

As quatro marcas tradicionais no País amargam queda. A pior é a Volkswagen, viúva da eterna Kombi e do Gol G4, e a Ford, a que menos sofreu, com 7,5% de queda, culpa principalmente da entressafra do compacto Ka – enquanto o novo não vem, o velho deixou de ser vendido.

Hyundai e Renault, que disputam o 5º lugar do ranking, estão crescendo, mas a coreana saiu na frente até agora. A Renault deve virar o jogo do 2º semestre por causa do novo Sandero.

Curiosamente, a Chery e a JAC vivem momentos antagônicos. A Chery, que andava mal nas vendas dos importados, começou a emplacar mais e tem sua fábrica em estágio mais avançado. Enquat isso, a JAC perdeu fôlego e vê sua fábrica em Camaçari atrasada.

Confira as marcas que mais cresceram e que mais perderam mercado em 2014 (clique na imagem para ver num tamanho maior)

Marcas que subiram e caíram em 2014

Sair da versão mobile