BMW nacional?

Meus caros leitores, espero que vocês estejam sentados. A notícia é para ficar uns 5 minutos pensando se vocês estão acordados mesmos: a BMW pensa em abrir uma fábrica no Brasil. Pede para alguém lhe beliscar aí do lado. Pronto. A possibilidade é admitida pela montadora alemã, acreditem.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Saiu hoje na Reuters: “o crescimento do Brasil nos últimos 10 anos é impressionante”, disse Frank-Peter Ardnt, chefão de produção da marca alemã. A BMW, no entanto, não revelou nenhum plano concreto, apenas que o fato de o Brasil ter passado a Alemanha é um indicador do potencial do país e da região como um todo.

Num primeiro momento o mais provável é que o modelo escolhido para isso seja montado em regime de CKD, talvez até mesmo em Manaus, onde a BMW monta hoje algumas motos suas no país, com a ajuda da Dafra. A BMW tem operações de CKD em vários países como Egito, Índia, Indonésia, Malásia, Rússia e Tailândia, mercados bem menores que o nosso.

Se a demanda crescer aí sim uma planta completa seria construída para termos o primeiro BMW genuinamente nacional. Já pensaram?

Apesar de ficar feliz com a notícia, confesso que estou reticente. Com os atuais impostos e o custo de produzir aqui fica difícil imaginar que a BMW conseguiria lucrar, que o diga a Audi e sua experiência com o A3. E outra: seria importante exportar para ganhar volume e isso parece impossível para um carro premium – nem modelos médios andamos conseguindo produzir, que dirá um modelo sofisticado.

Esperamos que a notícia não seja apenas um factóide.