Ícone do site BlogAuto

Fábrica de Sorocaba da Toyota em ritmo acelerado

Toyota Etios hatch

Ontem (17), uma nota do jornal japonês Nikkei causou uma certa confusão entre os veículos de imprensa nacionais. O diário divulgou que a Toyota havia retomado o projeto da fábrica de Sorocaba, aquela que fará o compacto Etios. Reproduzida por várias agências, a notícia acabou sendo publicada com informações erradas.

Nela se dizia que o projeto da planta de Sorocaba estava parado desde 2008, na época da crise financeira. Estranhamos porque, na época do lançamento do Corolla 2.0, fizemos questão de parar o carro ao lado do terreno da empresa, na Rodovia Castelo Branco, para ver como estavam os trabalhos. Lá, descobrimos que a terraplenagem estava em andamento, interrompida apenas pela chuva que caía no mês de março.

Dois meses antes, a montadora apresentou o Etios na Índia, nas versões sedã e hatch. Ou seja, o projeto da Toyota de lançar um compacto no Brasil nunca parou.

Por isso, o site Fast Driver, nosso braço no portal iG, com apuração do repórter Rodrigo Mora, contestou a informação e disse que a montadora japonesa quer, sim, acelerar o projeto, entregando a unidade em 2011. Mora soube pela prefeitura de Sorocaba que o trabalho no terreno nunca parou nesse período, exceto pelas chuvas.

Hoje, uma nota do jornal Folha de São Paulo seguiu o mesmo tom da nossa nota, anunciando que a Toyota quer “agilizar” a construção e não retomar o projeto. A Folha soube pela montadora que as licenças ambientais já foram conseguidas para permitir a construção das instalações.

Sair da versão mobile