Mercado de pneus conta com marcas de primeira e segunda linha

Mercado de pneus conta com marcas de primeira e segunda linha

Assim como em dezenas de outros segmentos (como o de alimentação, por exemplo), o ramo de pneus tem uma série de marcas consideradas de “segunda linha”; que entregam produtos com uma concepção mais simples e, consequentemente, preços mais em conta que os modelos de fabricantes de “primeira linha”.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Os pneus de tais marcas vêm ganhando amplo espaço no mercado por, como já citado, serem mais baratos; se tornando os preferidos dos consumidores que normalmente têm um orçamento mais apertado. E essas fabricantes conseguem vender produtos mais em conta pois, além de eles serem mais simples; elas não investem pesado em campanhas publicitárias, por exemplo.

Além disso, ao contrário de pneus de primeira linha, esses modelos de “segunda linha” são facilmente encontrados em rede de supermercados e atacadistas; por exemplo, com margens de lucro menores. Por outro lado, os pneus de “primeira linha” costumam ser vendidos somente em lojas especializadas e oficinas, por exemplo.

Outra sacada utilizada por essas empresas é rebatizar produtos da geração anterior com a segunda marca, já que elas são “submarcas” das fabricantes de pneus de primeira linha (praticamente a Renault com a Dacia no mercado de automóveis).

Quanto à qualidade, os pneus de segunda linha oferecem sulco na banda de rodagem de 7 mm, enquanto os pneus mais caros têm 8 mm; por exemplo. Isso, entretanto, não é ilegal; embora pneus com essas características certamente irão oferecer uma qualidade e vida útil inferiores.

Porém, você sabe quais são essas marcas disponíveis no mercado brasileiro? Confira:

Pirelli Formula

Pirelli Formula

Pirelli

A Pirelli é “mãe” da Formula, sua marca de baixo custo. Essa empresa oferece apenas os pneus Spider e Energy; e foi criada após a venda da Ceat, que até então se posicionava como a marca “de baixo custo” da fabricante italiana de pneus.

Hankook Kingstar, Marshal e Laufenn

Hankook Kingstar, Marshal e Laufenn

Hankook

No caso da Hankook, há duas marcas: a Kingstar, a Marshal e a Laufenn. A primeira foi adquirida como plano de expansão da fabricante coreana no mercado europeu e oferece modelos de aros 13 a 17. Já a segunda tem como foco os utilitários-esportivos (crossovers e SUVs) e veículos comerciais. Por fim, a terceira ostenta modelos parecidos com o da Hankook (nas medidas) e abrange até os carros esportivos e importados.

Michelin Uniroyal, Tigar e BFGoodrich

Michelin Uniroyal, Tigar e BFGoodrich

Michelin

Já a Michelin conta com a Uniroyal, que tem como foco os crossovers, SUVs, utilitários (como picapes) e veículos comerciais; embora não seja muito comum no mercado brasileiro. Há também a Tigar, oferecida na própria rede de lojas Michelin, mas com preços inferiores. Outra marca é a conhecida BFGoodrich, que na verdade é uma submarca da Michelin que oferece pneus para modelos de competição e off-road.

Bridgestone Seiberling e Firestone

Bridgestone Seiberling e Firestone

Bridgestone

A Bridgestone, por sua vez, ostenta em seu catálogo a Seiberling. Esta marca foi criada pelo mesmo fundador da Goodyear e atualmente pertence à Bridgestone. Entre os pneus, há modelos com medidas de 13 a 14 polegadas. Há ainda a Firestone, bastante conhecida, que dispõe de modelos em medidas menores e com preços mais baixos; disponíveis em grandes redes de supermercados.

Continental Barum, Euzkadi, General Tires (GT) e Viking

Continental Barum, Euzkadi, General Tires (GT) e Viking

Continental

Na gama da Continental há uma grande variedade de marcas secundárias. A primeira delas é a Barum, oferecida na rede Conti; que dispõe de pneus com as mesmas medidas dos Continental convencionas, mas com índices de ruído maiores e notas inferiores em frenagem no piso molhado. Há também a mexicana Euzkadi, que oferece exemplares de aros 13, 14 e 15 e pode ser facilmente encontrada no Walmart, por exemplo.

A terceira da lista é a General Tire (GT), que dispõe de pneus para carros de passeio (Altimax) e também para modelos para uso no fora-de-estrada (Grabber). Por fim, os noruegueses Viking seguem praticamente a mesma linha dos Euzkadi e são comercializados em varejistas.

Goodyear Direction e Kelly Tires

Goodyear Direction e Kelly Tires

Goodyear

A Goodyear também tem suas marcas de pneus “genéricos”. A Direction não é tratada como uma marca secundária pela empresa; tanto é que há o símbolo da Goodyear estampado na borracha. Os pneus são oferecidos em supermercados. Já a Kelly Tires tem como principal rival a Formula, da Pirelli; e oferece modelos para carros pequenos e compactos, com medidas variando de 165/70 R13 a 205/40 R17.

[Fonte: Quatro Rodas | Imagens: Divulgação e KD Pneus]

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

As fabricantes de pneus de ‘segunda linha’ no mercado