Mercado de pneus conta com marcas de primeira e segunda linha

Mercado de pneus conta com marcas de primeira e segunda linha

Assim como em dezenas de outros segmentos (como o de alimentação, por exemplo), o ramo de pneus tem uma série de marcas consideradas de “segunda linha”; que entregam produtos com uma concepção mais simples e, consequentemente, preços mais em conta que os modelos de fabricantes de “primeira linha”.

Os pneus de tais marcas vêm ganhando amplo espaço no mercado por, como já citado, serem mais baratos; se tornando os preferidos dos consumidores que normalmente têm um orçamento mais apertado. E essas fabricantes conseguem vender produtos mais em conta pois, além de eles serem mais simples; elas não investem pesado em campanhas publicitárias, por exemplo.

Além disso, ao contrário de pneus de primeira linha, esses modelos de “segunda linha” são facilmente encontrados em rede de supermercados e atacadistas; por exemplo, com margens de lucro menores. Por outro lado, os pneus de “primeira linha” costumam ser vendidos somente em lojas especializadas e oficinas, por exemplo.

Outra sacada utilizada por essas empresas é rebatizar produtos da geração anterior com a segunda marca, já que elas são “submarcas” das fabricantes de pneus de primeira linha (praticamente a Renault com a Dacia no mercado de automóveis).

Quanto à qualidade, os pneus de segunda linha oferecem sulco na banda de rodagem de 7 mm, enquanto os pneus mais caros têm 8 mm; por exemplo. Isso, entretanto, não é ilegal; embora pneus com essas características certamente irão oferecer uma qualidade e vida útil inferiores.

Porém, você sabe quais são essas marcas disponíveis no mercado brasileiro? Confira:

Pirelli Formula

Pirelli Formula

Pirelli

A Pirelli é “mãe” da Formula, sua marca de baixo custo. Essa empresa oferece apenas os pneus Spider e Energy; e foi criada após a venda da Ceat, que até então se posicionava como a marca “de baixo custo” da fabricante italiana de pneus.

Hankook Kingstar, Marshal e Laufenn

Hankook Kingstar, Marshal e Laufenn

Hankook

No caso da Hankook, há duas marcas: a Kingstar, a Marshal e a Laufenn. A primeira foi adquirida como plano de expansão da fabricante coreana no mercado europeu e oferece modelos de aros 13 a 17. Já a segunda tem como foco os utilitários-esportivos (crossovers e SUVs) e veículos comerciais. Por fim, a terceira ostenta modelos parecidos com o da Hankook (nas medidas) e abrange até os carros esportivos e importados.

Michelin Uniroyal, Tigar e BFGoodrich

Michelin Uniroyal, Tigar e BFGoodrich

Michelin

Já a Michelin conta com a Uniroyal, que tem como foco os crossovers, SUVs, utilitários (como picapes) e veículos comerciais; embora não seja muito comum no mercado brasileiro. Há também a Tigar, oferecida na própria rede de lojas Michelin, mas com preços inferiores. Outra marca é a conhecida BFGoodrich, que na verdade é uma submarca da Michelin que oferece pneus para modelos de competição e off-road.

Bridgestone Seiberling e Firestone

Bridgestone Seiberling e Firestone

Bridgestone

A Bridgestone, por sua vez, ostenta em seu catálogo a Seiberling. Esta marca foi criada pelo mesmo fundador da Goodyear e atualmente pertence à Bridgestone. Entre os pneus, há modelos com medidas de 13 a 14 polegadas. Há ainda a Firestone, bastante conhecida, que dispõe de modelos em medidas menores e com preços mais baixos; disponíveis em grandes redes de supermercados.

Continental Barum, Euzkadi, General Tires (GT) e Viking

Continental Barum, Euzkadi, General Tires (GT) e Viking

Continental

Na gama da Continental há uma grande variedade de marcas secundárias. A primeira delas é a Barum, oferecida na rede Conti; que dispõe de pneus com as mesmas medidas dos Continental convencionas, mas com índices de ruído maiores e notas inferiores em frenagem no piso molhado. Há também a mexicana Euzkadi, que oferece exemplares de aros 13, 14 e 15 e pode ser facilmente encontrada no Walmart, por exemplo.

A terceira da lista é a General Tire (GT), que dispõe de pneus para carros de passeio (Altimax) e também para modelos para uso no fora-de-estrada (Grabber). Por fim, os noruegueses Viking seguem praticamente a mesma linha dos Euzkadi e são comercializados em varejistas.

Goodyear Direction e Kelly Tires

Goodyear Direction e Kelly Tires

Goodyear

A Goodyear também tem suas marcas de pneus “genéricos”. A Direction não é tratada como uma marca secundária pela empresa; tanto é que há o símbolo da Goodyear estampado na borracha. Os pneus são oferecidos em supermercados. Já a Kelly Tires tem como principal rival a Formula, da Pirelli; e oferece modelos para carros pequenos e compactos, com medidas variando de 165/70 R13 a 205/40 R17.

[Fonte: Quatro Rodas | Imagens: Divulgação e KD Pneus]

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

As fabricantes de pneus de ‘segunda linha’ no mercado