Agora só vale xenônio original

O assunto já se arrastava há anos, mas enfim o Contran chegou a uma decisão final: os faróis de xenon – ou xenônio – estão proibidos no Brasil. Melhor dizendo, a instalação de xenon em faróis comuns. Os modelos importados, cujo sistema é desenhado com esse fim, estão liberados.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

O argumento do Contran é simples: os faróis adaptados têm uma emissão de luz várias vezes mais forte que os comuns e acabam ofuscando a visão de outros motoristas. Como os carros com faróis originais de tungstênio não possuem canhões especiais, capazes de filtrar a luz, além de ajuste de altura, seu uso acaba se tornando perigoso.

A multa para quem for pego com xenon irregular é de R$ 127,69. A ironia da nova lei é que, na prática, se juntará às restrições de alteração da suspensão, da troca de pneus e rodas originais, da pintura, película fora da lei, motores com nitro etc. Ou seja, vemos vários carros assim por aí sem serem incomodados.