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Fernando Calmon – Tráfego mais seguro – Gladiator

Jeep Gladiator Rubicon

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Trânsito: carro não é a solução para todas as necessidades

Fernando Calmon – Como novas tecnologias vão tornar o tráfego mais seguro – Nos últimos anos houve muitos avanços para evitar acidentes, feridos e mortos no trânsito com a ajuda da tecnologia da informação (TI), inteligência artificial (IA) e conexão facilitada pela quinta geração de telefonia celular. Entretanto, os recursos são muito caros e nem sempre podem evitar todas as situações de perigo.

Alguns avanços, porém, independem de sistemas complicados. Três empresas – Cepton, do Vale do Silício (EUA), ALP.Lab, austríaca e TE Connectivity, americana sediada na Suíça – concluíram com sucesso um projeto batizado de Periscópio. A inovação amplia com sucesso o campo de visão do motorista para evitar perigos invisíveis à frente. Sensores do tipo lidar (radar óptico) montados em um cruzamento avisam sobre pedestres encobertos em esquinas e enviam sinais de alertas com cinco segundos de antecedência. A comunicação em tempo real evita o acidente antes que seja tarde demais. Testes quantitativos nos próximos meses deverão confirmar essa descoberta inicial.

Estatísticas da agência americana de segurança no trânsito (NHTSA, sigla em inglês) apontam uma alarmante questão global. Um pedestre morreu a cada 81 minutos e um foi ferido a cada 10 minutos em atropelamentos, em 2020. A Comissão Europeia informou que, em 2021, 70% do total de mortes em áreas urbanas foram pedestres, ciclistas ou usuários de patinetes elétricos. Os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS, sigla em inglês) ainda não têm eficiência total nessas condições.

Outra preocupação vem da exigência dos regulamentos de trânsito para os motoristas cederem o direito de passagem aos veículos de emergência. A alemã Infineon Technologies e a americana Cerence Inc. uniram-se para construir uma solução baseada em microfones veiculares de alta eficiência. Isso permitirá detectar ativamente os veículos de emergência que se aproximam (caminhões de bombeiros, ambulâncias e carros de polícia), especialmente quando não estão à vista.

Para classificação e localização de som confiáveis os microfones são estrategicamente colocados na parte externa do carro. Assim, podem captar sinais de áudio sem distorção em ambientes muito barulhentos e em temperaturas entre -40 °C e + 105 °C. Isso assegura identificação certeira, mesmo quando o ruído de fundo obstrui o som da sirene.

Motoristas podem ser notificados de forma multimodal: volume do rádio ou de outra mídia é reduzido, um aviso visual na tela e outro sonoro.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

E a alemã ZF acaba de anunciar a entrega do primeiro radar de imagem de alta resolução quadridimensional para a fabricante chinesa SAIC Motor, que tem a Volkswagen entre uma de suas sócias. O novo equipamento permite segurança avançada e funções de direção automatizadas.

Tem 192 canais, 16 vezes mais resolução do que um radar automotivo clássico, fornece detecção muito detalhada de cenas e objetos até 350 metros. Opera em quatro dimensões: alcance, velocidade, azimute ou plano horizontal, e elevação, no plano vertical. O novo radar detecta imagem cinco vezes melhores como a de uma criança na estrada ou em que direção um pedestre está caminhando.

ALTA RODA

Fernando Calmon

fernando@calmon.jor.br e www.fernandocalmon.com.br

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