Ícone do site BlogAuto

Fiat 500X ou Mazda CX-5 retocado?

Suposto Fiat 500X que vazou e o Mazda CX-5: muitas coincidências

O que parecia ser um furo mundial pode ter se transformado numa das maiores barrigas* dos últimos tempos. Ou não. Por algum tempo, uma suposta imagem do Fiat 500X, um pequeno jipinho que a marca deve lançar em breve, figurou entre as atrações do Salão de Genebra no próprio site do evento. O problema é que a foto é uma montagem em cima  de um CX-5, um utilitário esportivo da Mazda, como a imagem acima mostra.

O site do Salão de Genebra logo alterou a página – que também mostrava um hipotético novo ForTwo, da Smart -, mas a foto do Fiat 500X correu o mundo. Logo que a suposta farsa foi descoberta, muitos sites corrigiram a informação ou, então, deram apenas a notícia da “barriga” como foi o caso da revista Autoesporte, que mostrou os dois modelos.

Mas há quem diga que, sim, a imagem é autêntica. O portal UOL, inclusive, não só manteve a matéria do Fiat 500X no ar como a destacou até esta quinta-feira na sua homepage. Segundo o UOL, a revista Quattroroute também acredita na veracidade da imagem, embora tenha consultado a Fiat que desmentiu a informação que o 500X estará em Genebra. Mas não disse que a foto é falsa.

Nossa opinião

Que a foto do Fiat 500X é um Mazda CX-5 retocado não há dúvida, vendo a fotomontagem acima. Por mais que o resultado possa ser fiel ao 500X original, não faz sentido que a Fiat possa ter usado uma imagem de uma concorrente para produzir algum material de divulgação e ainda deixar o fundo idêntico.

Veja mais: Qual marca de automóveis é a maior no Facebook?

* Para quem não é familiarizado com esse jargão jornalístico, “barriga” é um termo usado quando se publica uma matéria com base em dados fictícios. A velocidade da internet tem sido um prato cheio para que isso ocorra com frequência. Na ânsia de publicar em primeira mão, às vezes corre-se o risco de errar. Acontece com quase todo mundo, inclusive o Blogauto, temos de reconhecer.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.

Sair da versão mobile