Nós criticamos o governo com frequência e, geralmente, com razão, mas a iniciativa do Inmetro e do Conpet tem que ser elogiada. Colocar os veículos vendidos no país em teste para determinar sua eficiência energética e classificá-los com aquelas notas já conhecidas de geladeiras e fogões é algo promissor para um país que ainda engatinha em matéria de proteção ao consumidor. A mais recente edição do programa foi divulgada na semana passada e traz novamente o Mille como o modelo mais eficiente do mercado, mas há outros veículos classificados com a letra “A”, que identificam os melhores.
Os sedãs Civic, Corolla e Fluence, por exemplo, foram os únicos médios a ganharem a nota máxima. Houve até um híbrido, o Fusion, um resultado um pouco óbvio. O Polo, por outro lado, foi do céu ao inferno: ganhou A na versão Bluemotion e E nas versões normais. Outra decepção da lista foi o Soul, da Kia. Com motor 1.6, o modelo foi mal tanto com câmbio manual quanto automático. Outros “reprovados” são carros grandes como o Camry, Sorento e Ranger.
Como tem ocorrido todos anos, algumas marcas fazem de conta que não existe o programa. Hyundai, Nissan e Mitsubishi, por exemplo, ignoraram o Inmetro. A PSA mandou a Peugeot e “esqueceu” da Citroën. Já a Chevrolet, que participou em outras edições, fugiu da raia novamente. Uma pena. Seria interessante ver como o motor Ecotec 1.8 do Cruze se sairia, entre outros carros.
Marca | Modelo | Versões | Motor | Câmbio | Cons. urb. (E) | Cons. urb. (G) | Cons. rod. (E) | Cons. rod. (G) | Classificação |
Fiat | Uno | Mille Fire Economy | 1.0 litro 8V | manual | 8,9 | 12,7 | 10,7 | 15,6 | A |
Fiat | Novo Uno | Economy Evo 2 portas | 1.4 litro 8V | manual | 8,7 | 12,5 | 10,4 | 15,2 | A |
Fiat | Novo Uno | Economy Evo 4 portas | 1.4 litro 8V | manual | 8,7 | 12,5 | 10,4 | 15,2 | A |
Fiat | Siena | Fire | 1.0 litro 8V | manual | 8,2 | 12 | 9,8 | 14,1 | A |
Ford | Fusion | Hybrid | 2.5 litros 16V | CVT | – | 13,8 | – | 13,1 | A |
Honda | Fit | DX, LX e LXL | 1.4 litro 16V | manual | 8,1 | 11,8 | 9,2 | 13,3 | A |
Honda | Civic | LXS, LXL e EXS | 1.8 litro 16V | automático | 7,3 | 10,5 | 10 | 13,4 | A |
Renault | Sandero | Authentique e Expression | 1.0 litro 16V | manual | 8 | 12,1 | 8,8 | 13 | A |
Renault | Logan | Authentique e Expression | 1.0 litro 16V | manual | 8 | 12,1 | 8,8 | 13 | A |
Renault | Fluence | Dynamique | 2.0 litro 16V | manual | 6,8 | 10,2 | 9,2 | 14,1 | A |
Renault | Kangoo | Express | 1.6 litro16V | manual | 6,1 | 9 | 7,4 | 10,9 | A |
Renault | Duster | Dynamique 4×4 | 2.0 litros 16V | manual | 6,1 | 8,9 | 7,2 | 10,2 | A |
Toyota | Corolla | Gli e XLi | 1.8 litro 16V | manual | 7 | 10,2 | 9,6 | 13,5 | A |
Toyota | Corolla | Gli e XLi | 1.8 litro 16V | automático | 7,1 | 10,5 | 9,1 | 13,3 | A |
VW | Gol Ecomotion | 2 Portas | 1.0 litro 8V | manual | 8,4 | 12 | 9,8 | 14,1 | A |
VW | Gol Ecomotion | 4 Portas | 1.0 litro 8V | 8,4 | 12 | 9,8 | 14,1 | A | |
VW | Polo | BlueMotion | 1.6 litro 8V | manual | 7,4 | 10,8 | 10,5 | 15 | A |
VW | Saveiro | Cabine simples e estendida | 1.6 litro 8V | manual | 7,3 | 10,7 | 8,5 | 12,3 | A |
Fiat | Novo Uno | Vivace Evo 2 portas | 1.0 litro 8V | manual | 8,3 | 12,3 | 9,4 | 14,5 | B |
Fiat | Novo Uno | Vivace Evo 4 portas | 1.0 litro 8V | manual | 8,3 | 12,3 | 9,4 | 14,5 | B |
Fiat | Palio | Fire Economy 2 Portas | 1.0 litro 8V | manual | 8 | 12,2 | 10,1 | 15,4 | B |
Fiat | Palio | Fire Economy 4 Portas | 1.0 litro 8V | manual | 8 | 12,2 | 10,1 | 15,4 | B |
Fiat | Novo Palio | Attractive | 1.0 litro 8V | manual | 7,3 | 10,8 | 9,4 | 13,6 | B |
Fiat | Novo Palio | Attractive | 1.4 litro 8V | manual | 7,4 | 10,8 | 9,3 | 13,5 | B |
Fiat | Fiorino | Furgão | 1.3 litro 8V | manual | 7,2 | 10,6 | 8,1 | 11,8 | B |
Fiat | Strada | Fire | 1.4 litro 8V | manual | 7,3 | 10,6 | 8,2 | 12 | B |
Fiat | Doblo | Cargo | 1.4 litro 8V | manual | 5,9 | 8,6 | 6,4 | 9,5 | B |
Fiat | Palio | Adventure Dualogic | 1.8 litro 16V | automatizado | 6,4 | 9,9 | 7,3 | 10,9 | B |
Ford | Fiesta Sedan | SE | 1.6 litro16V | manual | 7,5 | 11 | 9,3 | 13,9 | B |
Ford | Fiesta Hatch | SE HA | 1.6 litro16V | manual | 7,5 | 11 | 9,3 | 13,9 | B |
Ford | Focus Hatch | HC | 1.6 litro 16V | manual | 6,5 | 9,7 | 8,7 | 12,9 | B |
Ford | Focus Sedan | FC | 1.6 litro 16V | manual | 6,5 | 9,7 | 8,7 | 12,9 | B |
Honda | City | DX, LX, EX e EXL | 1.5 litro 16V | automático | 7,5 | 11,2 | 8,3 | 14 | B |
Honda | Civic | LXS e LXL | 1.8 litro 16V | manual | 6,8 | 10,2 | 9 | 12,2 | B |
Kia | Cerato | EX, LX e SX | 1.6 litro 16V | manual | – | 9,9 | – | 12,7 | B |
Kia | Cerato | EX, LX e SX | 1.6 litro 16V | automático | – | 9,9 | – | 12,3 | B |
Renault | Duster | Dynamique 4×2 | 2.0 litros 16V | manual | 6,7 | 9,9 | 7,8 | 11,2 | B |
VW | Gol G4 | 2 Portas | 1.0 litro 8V | manual | 7,6 | 11,1 | 9 | 13,2 | B |
VW | Gol G4 | 4 Portas | 1.0 litro 8V | 7,6 | 11,1 | 9 | 13,2 | B | |
VW | Gol | 1.0 | 1.0 litro 8V | manual | 7,4 | 10,8 | 9,5 | 14,1 | B |
VW | Gol | 1.6 | 1.6 litro 8V | 7,3 | 10,7 | 9,4 | 13,7 | B | |
VW | Gol | I-Motion | 1.6 litro 8V | automatizado | 7,3 | 10,7 | 9,5 | 13,6 | B |
VW | Voyage | 1.0 | 1.0 litro 8V | manual | 7,4 | 10,8 | 9,5 | 14,1 | B |
VW | Voyage | 1.6 | 1.6 litro 8V | manual | 7,3 | 10,7 | 9,4 | 13,7 | B |
VW | Voyage | I-Motion | 1.6 litro 8V | automatizado | 7,3 | 10,7 | 9,5 | 13,6 | B |
Fiat | Uno | Mille Way Economy | 1.0 litro 8V | manual | 8,4 | 12,1 | 9,5 | 13,6 | C |
Fiat | Siena | EL | 1.0 litro 8V | manual | 7,4 | 10,4 | 8,8 | 12,8 | C |
Fiat | Siena | EL | 1.4 litro 8V | manual | 7,1 | 10,6 | 8,8 | 13,2 | C |
Fiat | Strada | Fire Cabine Estendida | 1.4 litro 8V | manual | 7,1 | 10,6 | 7,7 | 11,5 | C |
Fiat | Strada | Trekking | 1.4 litro 8V | manual | 7 | 10,3 | 7,6 | 11,2 | C |
Fiat | Strada | Trekking Cabine Estendida | 1.4 litro 8V | manual | 7 | 10,3 | 7,6 | 11,2 | C |
Fiat | Palio | Adventure | 1.8 litro 16V | manual | 6,3 | 9,4 | 7,4 | 11 | C |
Fiat | Strada | Adventure | 1.8 litro 16V | manual | 6,5 | 9,3 | 7,3 | 10,6 | C |
Fiat | Strada | Adventure Cabine Dupla | 1.8 litro 16V | manual | 6,5 | 9,3 | 7,3 | 10,6 | C |
Fiat | Strada | Adventure C Dupla Dualogic | 1.8 litro 16V | automatizado | 6,6 | 9,9 | 7 | 10,4 | C |
Fiat | Doblo | Essence | 1.8 litro 16V | manual | 5,7 | 8,2 | 6,4 | 9,4 | C |
Ford | Ka | Base | 1.0 litro 8V | manual | 8,1 | 11,6 | 9,2 | 13,5 | C |
Ford | Ka | Pulse e Class | 1.0 litro 8V | manual | 8,1 | 11,6 | 9,2 | 13,5 | C |
Ford | Courrier | L e LX | 1.6 litro 8V | manual | 7 | 9,7 | 8,4 | 12,1 | C |
Ford | Ecosport | 4WD | 2.0 litro 16V | manual | 5,3 | 7,9 | 6,3 | 9,2 | C |
Ford | Ecosport | XL, XLS, XLT e Freestyle | 1.6 litro 8V | manual | 6,4 | 9,1 | 7,5 | 11,2 | C |
Honda | Fit | EX e EXL | 1.5 litro 16V | manual | 7,6 | 11,3 | 8,5 | 12,2 | C |
Honda | City | DX, LX, EX e EXL | 1.5 litro 16V | manual | 7,6 | 10,9 | 8,7 | 12,5 | C |
Kia | Picanto | LX e EX | 1.0 litro 12V | manual | 8,3 | 12 | 9,1 | 13,4 | C |
Kia | Picanto | LX e EX | 1.0 litro 12V | automático | 8,3 | 11,4 | 9,4 | 13,1 | C |
Kia | Sportage | LX e EX | 2.0 litros 16V | automático | 6 | 8,9 | 7,4 | 11,2 | C |
Peugeot | 207 HB | XR e XR S | 1.4 litro 8V | manual | 6,8 | 10,6 | 8,7 | 13,7 | C |
Peugeot | 207 Passion | XR e XR S | 1.4 litro 8V | manual | 6,8 | 10,6 | 8,7 | 13,7 | C |
Peugeot | 207 SW | XR e XR S | 1.4 litro 8V | manual | 6,8 | 10,6 | 8,7 | 13,7 | C |
Renault | Clio | Campus | 1.0 litro 16V | manual | 8,6 | 11,5 | 9,2 | 14,5 | C |
Renault | Symbol | Expression e Privilege | 1.6 litro 16V | manual | 7,5 | 10,8 | 8,4 | 12,8 | C |
Renault | Megane Grand Tour | Expression e Dynamique | 1.6 litro 16V | manual | 6,3 | 9,7 | 8,2 | 12,8 | C |
Toyota | RAV4 | – | 2.4 litros 16V | automático | – | 7,7 | – | 9,7 | C |
VW | Kombi | – | 1.4 litro 8V | manual | 5,7 | 8,4 | 6,1 | 9 | C |
Fiat | Novo Uno | Attractive Evo | 1.4 litro 8V | manual | 7,3 | 10,6 | 9,1 | 13,3 | D |
Fiat | 500 | Cult | 1.4 litro 8V | manual | 7,2 | 11 | 8,4 | 12,8 | D |
Fiat | 500 | Cult Dualogic | 1.4 litro 8V | automatizado | 7,5 | 11,3 | 8,5 | 13 | D |
Fiat | Idea | Adventure | 1.8 litro 16V | manual | 5,9 | 8,8 | 6,7 | 9,9 | D |
Ford | Ecosport | XLT e Freestyle | 2.0 litros 16V | manual | 5,5 | 8,6 | 7,2 | 10,7 | D |
Honda | Fit | DX, LXL e EX | 1.4 litro 16V | automático | 6,6 | 11 | 8,5 | 12,5 | D |
Honda | Fit | EX e EXL | 1.5 litro 16V | automático | 6,8 | 10,5 | 8,2 | 12,2 | D |
Kia | Sportage | LX e EX | 2.0 litros 16V | manual | 5,8 | 8,5 | 6,9 | 10,3 | D |
Peugeot | 3008 | Allure e Griffe | 1.6 litro 16V | automático | – | 8,8 | – | 11,1 | D |
Peugeot | RCZ | – | 1.6 litro 16V | automático | – | 8,4 | – | 12 | D |
Peugeot | 308 | – | 1.6 litro 16V | automático | – | 8,2 | – | 12 | D |
Ford | Ranger | Cabine Simples | 2.3 litros 16V | manual | – | 7,3 | – | 9 | E |
Ford | Ranger | Cabine Dupla | 2.3 litros 16V | manual | – | 7,3 | – | 9 | E |
Ford | Ecosport | XLT e Freestyle | 2.0 litros 16V | automático | 5,2 | 8 | 7 | 10 | E |
Kia | Soul | LX e EX | 1.6 litro 16V | manual | 7 | 10,3 | 8 | 11,8 | E |
Kia | Soul | LX e EX | 1.6 litro 16V | automático | 6,5 | 9,6 | 7,6 | 11,1 | E |
Kia | Sorento | LX e EX | 2.4 litros 16V | automático | – | 6,9 | – | 7,9 | E |
Toyota | Camry | XLE | 3.5 litro 24V | automático | – | 7,5 | – | 10,2 | E |
VW | Polo | 1.6 | 1.6 litro 8V | manual | 6,2 | 9,4 | 8,1 | 12,1 | E |
VW | Polo Sedan | Comfortline | 1.6 litro 8V | manual | 6,2 | 9,4 | 8,1 | 12,1 | E |
Fonte: Inmetro
A iniciativa é boa, pois é mais uma ferramenta para o consumidor pesquisar e saber o que está comprando. Mas que o Mille tem uma aparência de geladeira, ninguém duvida.
O bom disso é que demonstra, oficialmente, o quanto um carro flex, é menos eficiente (consequentemente consumindo mais), que um carro com motorização apenas a gasolina (ou a álcool).
Pena que nenhum dos que se auto intitulam ambientalistas só aparecem em questões de grande monta e que envolvam um bom dinheiro (provavelmente porque o “cala a boca” pode ser maior).
Do que adianta se flex, consumir um combustível teoricamente menos poluente como o álcool, mas consumir muito mais combustivel que um veículo mono combustível? Continuo preferindo carros apenas a gasolina, até pela falta de seriedade no Brazil onde o álcool nunca foi e nunca será levado a sério.
Basta comparar o mesmo documento emitido pelo INMETRO ano passado com este e verá alguns veículos que se tornaram FLEX, como o KIA Soul e verá essa diferença de consumo. (desculpem o português, texto digitado rapidamente e em tela touch).
Tb com 300 quilos tem que ser economico mesmo rsrsrs…….
Gostei da tabela….
temos q analisar estes numeros mto bem, pois ajudam mto a escolher o proximo carro a se comprar!!
o que eu gostaria de saber é qual velocidade foi andada em cada um deles para se obter a média….
Com certeza em ambos os perímetros na velocidade permitida.
ROD 100 /120
CID 40 / 60
Ótima tabela para a escolha do próximo carro.
tenho um uno 2012 2013 já consegui que ele desse 19 km por litro só que a gasolina de hoje esta muito adulterada nao ta fazendo isto mais