Largada da final do Global RallyCross

Largada da final do Global RallyCross

Fomos para o lançamento do novo Ford New Fiesta nacional, mas quem roubou a cena foi a primeira etapa do Global RallyCross, que aconteceu no Parque das Cataratas, na bela Foz do Iguaçu, no Paraná.

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Quem nunca assistiu uma corrida do Global RallyCross prepare-se para ver uma briga muito forte com carros como Ford Fiesta ST, Volkswagen Polo, Mitsubishi Lancer EVO, Dodge Dart, Peugeot 207 e Citroën C4 preparados, com potência de mais de 600 cv, ir de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos e aguentar saltos de mais de 20 metros, imagine os carros de rally que participam do WRC, mas sem as restrições.

O Global RallyCross começou em 1967, com provas de pilotos de rally em um circuito fechado, mas realmente só decolou quando começou a participar junto ao X Games, ao lado de provas de esqui, snowboard, motocross, skate e BMX. E a grande novidade é que a temporada 2013 terá diversas etapas internacionais, começando pelo Brasil.

Tanner Foust voando alto com o Ford New Fiesta

Tanner Foust voando alto com o Ford New Fiesta

Calendário do Global RallyCross em 2013
1ª etapa – 18 a 21 de abril – Foz do Iguaçu (Brasil)
2ª etapa – 16 a 19 de maio – Barcelona (Espanha)
3ª etapa – 27 a 30 de junho – Munique (Alemanha)
4ª etapa – 10 a 13 de julho – New Hampshire (Estados Unidos)
5ª etapa – 17 a 20 de julho – Bristol (Estados Unidos)
6ª etapa – 31 de julho a 3 de agosto – Los Angeles (Estados Unidos)
7ª etapa – 7 a 10 de agosto – Atlanta (Estados Unidos)
8ª etapa – 19 a 22 de setembro – Charlotte (Estados Unidos)
9ª etapa – data a definir – Las Vegas (Estados Unidos)

Travis Pastrana derrapando com o Dodge Dart

Travis Pastrana derrapando com o Dodge Dart

Nomes como o mega campeão Travis Pastrana e o rei do Youtube Ken Block, (quem não viu o Gymkhana?) além do atual campeão Tanner Foust, que é apresentador do Top Gear Americano, mas para nós a grande novidade é uma equipe brasileira que disputará todo o campeonato com os pilotos Nelsinho Piquet Jr. alternando com o Guiga Spinelli a bordo de um Mitsubishi Lancer EVO, somente na etapa brasileira do Global RallyCross tivemos a presença dos brasileiros Eduardo Marques e Maurício Neves com Peugeot 207.

Nelsinho Piquet e seu Mitsubishi Lancer Evo

Nelsinho Piquet e seu Mitsubishi Lancer Evo

Como funciona

  • Qualificação  – Durante uma hora, carros entram na pista em pequenos grupos em sessões de 10 minutos. Os melhores são classificados para o Heats, que funcionam como semifinais.
  • Heats –  Normalmente composto por quatro carros e seis voltas cada. Ganhar uma corrida Heat garante um ponto de bônus no campeonato. Os dois melhores são classificados para a final, dando tempo paras as equipes trabalhar em seus carros, enquanto outros continuam a competir. Todos os pilotos que não se classificaram vão para uma repescagem para classificar os dois melhores para juntar-se a final que correm dez carros.
  • Joker Lap – Cada circuito tem duas rotas: a rota principal, e a rota Joker Lap, que cada condutor só pode usar vez por corrida. O percurso reduz significativamente o comprimento da pista, forçando os pilotos tomarem decisões estratégicas.
  • Penalty Box – Penalty Box é uma nova adição ao Global RallyCross para a temporada de 2013, e é projetado para lidar com infrações na pista sem ter a bandeira vermelha ou reiniciar a corrida. Os pilotos entram neste caminho externo e são obrigados e parar e relargar.
Ken Block e seu Ford New Fiesta

Ken Block e seu Ford New Fiesta

  • Campeonato Pontos – Pontos no campeonato são atribuídos aos 16 melhores colocados da seguinte forma: o primeiro recebe 20 pontos, segundo 17, terceiro 15, até o 16º que recebe um ponto. Além disso, cada vencedor da Heat recebe um ponto de bonificação na classificação. Cada corrida, os dois primeiros carros por fabricante também marcar pontos no campeonato de construtores.
  • Carros – Os carros do Global RallyCross são modelos de produção, mas recebem melhorias significativas em chassis, motor e características de segurança. Chegando a 600 cavalos de potência e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 1,9 segundos, mas também são construídos para suportar saltos de 70 metros e contato com outros veículos. Ao contrário de muitas outras séries de corrida, eles também não têm a ajuda de aparelhos eletrônico de tração. Ford, Dodge e Subaru competem com equipes oficiais na temporada 2013, apesar da Subaru não ter vindo para a primeira etapa no Brasil.
Scott Speed decolando com seu Ford New Fiesta

Scott Speed decolando com seu Ford New Fiesta

Etapa de Foz do Iguaçu

O primeiro evento da temporada em Foz do Iguaçu foi realizado em uma pista de terra com a largada e chegada revestida de concreto. Quinze pilotos participaram do evento. Liam Doran fez o melhor tempo na etapa de Classificação.

O Heat 1 foi vencido pelo piloto finlandês Toomas Heikkinen, que se aproveitou de uma batida no inicio da prova. Ken Block ficou em segundo lugar, com Liam Doran terceiro colocado.

Já o Heat 2 foi ganha por Brian Deegan seguido por Travis Pastrana. Nelson Piquet Jr. terminou em terceiro lugar, apesar de ser penalizado por ter queimado a largada.

No Heat 3 o campeão Tanner Foust levou a vitória sobre Steve Arpin. Patrik Sandell e Mauricio Neves terminaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Scott Speed ​​foi o vencedor do Heat 4 passando Anton Marklund na última curva, apesar de rodar na primeira volta. Buddy Rice acabou em terceiro lugar.

O RallyCross final viu o caos na primeira curva da final com quase todos os carros batendo, o que retirou da prova Tanner Foust, Travis Pastrana, Ken Block e Buddy Rice.

Veja também: Velozes e Furiosos 6, primeiro trailer – vídeo

Scott Speed comemorando a vitória na primeira etapa do Global RallyCross

Scott Speed comemorando a vitória na primeira etapa do Global RallyCross

No reinício, Toomas Heikkinen agressivamente fez o seu caminho para a liderança, à frente de Speed e Arpin até o final da volta. Na segunda volta, Arpin fez sua Joker Lap, mas não conseguiu passar da Speed. Na volta 4, Sandell usou sua Joker lap para passar Arpin em terceiro lugar, com Speed brigando com Heikkinen pela liderança. Na última volta, Speed ​​finalmente usa sua Joker Lap para passar Heikkinen na última curva da corrida, em um final emocionante. Heikkinen ganhou a prata, e Sandell o bronze.

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