Fábrica de São Caetano do Sul

Para ser honesto, eu já perdi a conta. A General Motors novamente chamou a imprensa para anunciar mais um investimento no Brasil, o último do plano de R$ 5 bilhões. Desta vez foram R$ 700 milhões para a fábrica de São Caetano do Sul, mas…ué, não foi lá que a montadora disse em março que investiria R$ 1,4 bilhão para fabricar novos modelos? Pois é, agora existe um terceiro modelo para a fábrica mais antiga da marca.

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Como a GM não diz quais são os modelos, resta adivinhar. Certos mesmo são o Cruze e a minivan/crossover que serão feitos em São Caetano. Fala-se também num hatch médio para o lugar do Astra, embora há quem diga que o Vectra GT será rebaixado para esse lugar.

Em São José está certa a nova S10 com direito a Blazer também. Em Gravataí, o projeto Ônix conviverá com o Celta e o
Prisma remodelados e já se comenta que os novos compactos usarão a base do novo Sail chinês, aquele que substituiu o agora nosso Sail/Classic.

De qualquer forma, a GM precisa mudar ou atualizar toda a linha de produtos até 2012, segundo promessa do presidente Jaime Ardila.

Reproduzimos abaixo o texto do comunicado com os R$ 5 bilhões divididos.

  • R$ 1.4 billion (US$771 million) – Enlargement of GM’s plant in Gravataí.
  • R$ 600 million (US$331 million) – Development of a new family of vehicles at the GM Tech Center (São Caetano do Sul) and Indaiatuba Proving Grounds.
  • R$ 170 million (US$94 million) – Duplication and upgrade of the Tech Center in São Caetano do Sul and Cruz Alta Proving Grounds (in Indaiatuba), including construction of new labs and test tracks.
  • R$ 2.05 billion (US$1.1 billion) – Modernization of the São Caetano do Sul plant and development of three Chevrolet passenger cars.
  • R$ 50 million (US$28 million) – Expansion and updating of the Mogi das Cruzes plant.
  • R$ 800 million (US$441 million) Development and production of two new vehicles at the São José dos Campos plant.