Goodyear Eagle 360 Urban

Goodyear Eagle 360 Urban

Com a evolução da tecnologia, até mesmo os pneus devem se tornar componentes mais inteligentes e conectados. A Goodyear anunciou recentemente a chegada do novo Eagle 360 Urban ao Brasil. Trata-se de um novo conceito de pneu, com formato esférico impresso em 3D e o primeiro a ser desenvolvido por Inteligência Artificial; que segundo a fabricante consegue “sentir, decidir, transformar e interagir”.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

O novo Goodyear Eagle 360 Urban foi apresentado durante o Salão de Genebra, em março deste ano; e tem o Brasil como o seu primeiro país na América Latina. A novidade traz uma pele biônica e banda de rodagem transformável; que faz com que o pneu inteligente se integre ao “sistema nervoso” do veículo, conectando-se a tudo em seu redor.

O pneu é dotado ainda de uma rede de sensores que o permite verificar seu próprio status e coletar informações sobre o ambiente na qual está presente, o que inclui a superfície da pista. Ele consegue se conectar com outros veículos e conta com sistemas de gestão de tráfego; mobilidade e estruturas como prédios e casas; e coleta informação em tempo real sobre o que está acontecendo nos arredores. Tais informações são combinadas e processadas instantaneamente utilizando redes neurais trainadas com algoritmos de aprendizagem.

Goodyear Eagle 360 Urban

Goodyear Eagle 360 Urban

A composição do pneu conceitual da Goodyear inclui polímero super elástico; que proporciona ao conceito uma flexibilidade parecida com a da pele humana, permitindo-lhe expandir e contrair. Abaixo desse polímero está um material semelhante a uma espuma, forte para manter a flexibilidade apesar do peso do carro.

Todo esse conjunto consegue render um funcionamento parecido a de músculos humanos e podem reformular as seções individuais do desenho do pneu. Isso faz com que o pneu se transforme e se adapte às condições climáticas e de pista; incorporando “ondulações” para condições úmidas ou suavizando para terrenos mais secos.

Em caso de furos, os sensores emitem um alerta ao sistema e, então; o pneu gira para criar uma área de contato diferente; diminuindo a pressão sobre o furo e permitindo que o processo de autorrecuperação seja iniciado. Esse processo envolve uma reação física e química; que formam novas ligações moleculares para reparar o dano.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

De acordo com a Goodyear, o novo pneu Eagle 360 Urban deve facilitar e beneficiar a operação de frotas de veículos autônomos e também oferecer uma experiência aprimorada para o condutor que viaja diariamente.

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

Goodyear lança pneu movido por inteligência artificial