A Honda confirmou nesta quarta-feira, 07, que construirá uma nova fábrica de automóveis no Brasil. O local escolhido é o pouco conhecido município de Itirapina, a 200 km de São Paulo e a 100 de Sumaré, onde está sua principal fábrica hoje e para onde deve ir todo a área administrativa da empresa.

Honda Fit 2014

Honda Fit 2014

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

A montadora disse de forma um tanto ambígua que a nova unidade fabril de Itirapina abrigará a linha de montagem de um modelo “da categoria do Fit“. Ao pé da letra, isso poderia ser interpretado como o próprio modelo na sua nova geração, mas acredita-se que o tal modelo seja um carro inédito, menor, provavelmente um hatch. Ainda assim, segundo apurou o jornal Valor Econômico, esse carro não será barato como o Toyota Etios e o Hyundai HB20. A ideia é vendê-lo por pouco menos de R$ 50 mil.

Por outro lado, a Honda reconhece que as duas fábricas serão intercambiáveis. A ideia é que qualquer modelo nacional possa ser feito tanto em Sumaré quanto em Itirapina, assim haverá mais flexibilidade na produção, ainda mais que a empresa lançará até o final de 2014 o SUV derivado da nova plataforma do Fit. Com isso, a Honda terá cinco modelos nacionais em 2015 contra três hoje: Civic, City, Fit, SUV da família Fit e o novo compacto.

Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?

O investimento total da fábrica de Itirapina é de R$ 1 bilhão e a capacidade inicial será de 120 mil unidades por ano. O terreno, no entanto, é mais de três vezes maior que o de Sumaré, o que permitirá ampliações futuras, o que não ocorria com a antiga fábrica.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.