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Honda WR-V: tudo o que sabemos do novo crossover

Honda WR-V 2018

O sucesso do HR-V fez a Honda olhar para o segmento de crossovers com outros olhos no Brasil. O modelo fechou o ano de 2016 com 55 mil unidades emplacadas, liderando na categoria. E para aumentar ainda mais sua participação, a fabricante japonesa vai começar a vender em março o novo Honda WR-V (sigla de Winsome Runabout Vehicle, ou veículo recreacional e cativante). A novidade foi revelada no último Salão de São Paulo e irá se posicionar na porta de entrada da gama de utilitários-esportivos da empresa no País.

O novo Honda WR-V é fruto de um projeto liderado pelo time de pesquisa e desenvolvimento da divisão brasileira da marca. Notou certa semelhança com o Fit? Pois é, o novo modelo é um crossover baseado no monovolume; mas com visual mais robusto; maior capacidade off-road e uma série de outras mudanças para entregar a real proposta de um crossover compacto.

Segundo a fabricante, o WR-V usa um conceito batizado de “Litte Giant”, que “é traduzido na forma de um SUV robusto, com uma carroceria compacta, mas que traz amplo espaço interno e versatilidade, aliado à um baixo consumo de combustível”. Apesar do visual mais imponente, a Honda deixa claro que o novo modelo é totalmente voltado para a cidade; tanto é que deixou de lado até os pneus de uso misto.

Honda WR-V 2018

Na parte estética, apenas parte das laterais foi herdada do Fit. A dianteira traz um formato mais robusto, marcada pelos faróis espichados e interligados a uma grossa barra em alumínio, que tem como destaque o “H” da Honda no centro. Há também para-choques com formato diferenciado e uma nova tomada de ar; além de acabamento inferior em plástico preto e um detalhe central que imita alumínio.

Já nas laterais, o Honda WR-V 2018 usa moldura plástica nas caixas de roda, mesmo material encontrado na parte inferior das portas; além de rodas exclusivas de 16 polegadas com pneus 195/60 e barras longitudinais no teto. Na traseira, se sobressai as novas lanternas com um prolongamento na tampa do porta-malas, que também é totalmente nova; afora o para-choque mais imponente.

Por dentro, o WR-V manteve os bons atributos do Fit; como o sistema de bancos Ultra Seat, que permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões. O modo Refresh permite ainda assoalho plano, com maior espaço útil para bagagens. Há ainda bancos com revestimento exclusivo, em preto e prata ou preto e laranja; friso horizontal no painel e quatro de instrumentos com computador de bordo multifunções Bluemeter.

Honda WR-V 2018

Na parte mecânica, o novo Honda se diferencia pela suspensão com amortecedores com batente hidráulico e diâmetro de cilindro reforçado; barra estabilizadora mais robusta (para minimizar a rolagem da carroceria); buchas frontais reforçadas e uma nova travessa de suspensão. O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no HR-V, com maior rigidez. Já a caixa de direção, eletricamente assistida, foi reprojetada; com raio de manobra de 5,3 metros.

O conjunto inclui ainda um novo pacote acústico, com isoladores instalados em diversos pontos do carro, para ampliar o silêncio abordo.

Com essas mudanças, o carro passa a oferecer um vão livre do solo de 17,9 cm e ângulos de ataque e saída de 21º e 33º, respectivamente. São 4 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,6 m de altura; com distância entre-eixos de 2,55 m.

Honda WR-V 2018

O motor é o 1.5 litro i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Ele consegue desenvolver 115 cavalos de potência com gasolina e 116 cv com etanol, a 6.000 rpm; e torque de 15,2 e 15,3 kgfm, respectivamente, a 4.800 rpm; e trabalha juntamente com um câmbio automático tipo CVT com conversor de torque.

O preço do novo Honda WR-V ainda não foi divulgado, mas é de se esperar que o crossover seja ofertado por cerca de R$ 80 mil.

Honda WR-V 2018

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