Primeira e atual geração do Range Rover

Primeira e atual geração do Range Rover

Um dos modelos mais icônicos do segmento de SUVs, o Range Rover está comemorando os seus 48 anos. O utilitário-esportivo da Land Rover foi lançado no mercado em 1969 e está em sua quarta geração. E para celebrar o aniversário, a fabricante britânica liberou uma animação única de 120 segundos que mostra a evolução do veículo; indo deste o modelo original de duas portas, que foi descontinuado há 23 anos, a até o SVAutobiography Dynamic, oferecido hoje em todo o mundo.

A história do Range Rover tem início com 26 modelos de pré-produção, que usavam a identificação Velar (“véu” ou “capa”, em italiano) em um esforço de esconder sua identidade; composto de letras do emblema “Land Rover” que costuma decorar a dianteira e a traseira de um veículo. O modelo foi um dos primeiros a usar tração integral permanente, enquanto muitos outros ainda eram selecionáveis.

Em 1981, o SUV da Land Rover ganhou uma versão de quatro portas; e, um ano depois, um modelo com câmbio automático. Em 1989, o utilitário de luxo foi o primeiro 4×4 a ser equipado com freios ABS e, em 1992, ele tornou-se o primeiro SUV no mundo equipado com controle de tração eletrônico e suspensão pneumática eletrônica automática.

Gerações do Range Rover

Gerações do Range Rover

Gerações do Range Rover

Gerações do Range Rover

Mais recentemente, em 2012, o Range Rover foi o primeiro SUV do mundo a ser fabricado totalmente em alumínio. Em 2014, o carro foi o primeiro da Land Rover a usar o sistema semiautônomo All-Terrain tecnologia de Controle de progresso (ATPC); um controle de cruzeiro off-road para controle autônomo de velocidade em todos os terrenos.

“O Range Rover tem, ao longo do tempo, alcançado o status de design icônico por meio de uma evolução progressiva de seu DNA exclusivo, culminando em um veículo de distinção incomparável. Desde seu sentido de evolução e de sensibilidade sofisticadas inerentes ao seu design interior às suas mínimas proporções exteriores, contudo poderosas, o Range Rover está sozinho”, disse o chefe de design da Land Rover, Gerry McGovern.

O Range Rover já soma mais de 1,7 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Linha do tempo

1970 – Range Rover (Classic) começa a ser vendido;
1972 – Modelo cruza Darien Gap na expedição de 18 mil milhas da Trans-America British Army. A duração foi de 99 dias para cobrir 250 milhas de uma densa floresta;
1977 – SUV vence a classe 4×4 nos 30 mil km (18.750 milhas) da Maratona Londres-Sydney – o mais longo rally de velocidade de carro da história;
1979 – O carro vence o inaugural rally Paris-Dakar rally (e novamente em 1981);
1981 – Primeira produção do modelo quatro portas aparece junto com sua primeira edição limitada – a ‘In Vogue’;
1982 – Range Rover introduz a transmissão automática;
1985 – Versão diesel Bullet quebra 27 recordes de velocidade;
1987 – Range Rover é lançado na América do Norte;
1989 – Range Rover é primeiro 4X4 do mundo a ser equipado com freios antibloqueio;
1992 – Range Rover é o primeiro 4X4 do mundo a ser equipado com controle de tração eletrônica e suspensão de ar eletrônica automática;
1994 – Lançamento da segunda geração;
2001 – Lançamento da terceira geração;
2002 – O número 500 mil do Range Rover foi produzido na fábrica de Solihull;
2012 – Lançamento da quarta geração  – o SUV feito todo em alumínio;
2015 – Lançamento do exclusivo SVAutobiography em Nova York.

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

Land Rover celebra os 48 anos dos SUVs Range Rover