Ícone do site BlogAuto

Latin NCAP divulga resultados; J3 e Sandero têm uma estrela

JAC J3 no Latin NCAP

O Latin NCAP, órgão responsável por testar a segurança dos automóveis comercializados na América Latina e Caribe, divulgou nesta terça-feira, 13, os resultados da terceira fase dos testes de colisão, mais conhecido como “crash-test”. Ao total, oito modelos foram testados, sendo que, deste total, sete são vendidos no Brasil. O principal destaque, na parte dos veículos com melhor pontuação, foi o Etios que, conforme a Toyota havia divulgado durante sua apresentação à imprensa, obteve quatro estrelas para a proteção do motorista e passageiro e duas para a proteção para criança no banco de trás.

Veja também: Inmetro divulga carros mais econômicos do Brasil

Renault Sandero no Latin NCAP

Na outra ponta da tabela, o J3, da JAC Motors, decepcionou. O modelo, até então considerado seguro por oferecer duplo airbag e freios antibloqueantes ABS de série, obteve uma pontuação inferior até mesmo ao do Chevrolet Celta, testado no ano passado, com apenas uma estrela para os ocupantes da frente e duas para a criança.

Toyota Etios no Latin NCAP

Ainda no segmento de carros compactos (e na parte das decepções), o Renault Sandero também obteve pontuação mínima, com uma estrela para o motorista e passageiro e duas para crianças. De acordo com uma nota divulgada pelo Latin NCAP, o Sandero conseguiu apenas uma estrela “devido ao desempenho instável de sua carroceria, bem como à falta de airbags”.

Volkswagen Polo Hatch no Latin NCAP

Na categoria dos automóveis considerados “compactos Premium”, mais surpresas. O Volkswagen Polo Hatch, um veículo com projeto de dez anos atrás, conseguiu quatro estrelas na proteção para o motorista e passageiro e três para a proteção para criança. O Ford New Fiesta Hatch, no modelo intermediário, equipado com dois airbags, também teve quatro estrelas, para ambos os casos. O Honda City também conseguiu quatro estrelas na proteção para os ocupantes da frente e para a criança. Nesses dois últimos casos, o uso do sistema do ISOFIX, para a fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, foi fundamental para a pontuação.

Ford New Fiesta Hatch no Latin NCAP

Outro modelo que também conseguiu quatro estrelas foi o Renault Fluence, porém, no quesito proteção infantil, foram apenas duas estrelas. O Volkswagen Clássico/Bora, não vendido no Brasil, conseguiu apenas três estrelas, devido a sua fraca integridade estrutural.

Honda City no Latin NCAP

“Os airbags não compensam uma pobre resistência estrutural, o Latin NCAP considera firmemente que os consumidores não devem ser confundidos pelos fabricantes que se descansam apenas nos airbags para oferecer uma falsa impressão de segurança. A inclusão de um airbag, apenas, não garante a segurança do carro. Assim sendo, tanto o público, quanto os governos, deve ser capaz de verificar a integridade estrutural do carro.  Isso se consegue mediante a aplicação dos padrões de testes de  batida das Nações Unidas (regulamentações R94 e R95), proporcionando aos consumidores a possibilidade de comparar  o desempenho em segurança dos diferentes modelos como o faz o Latin NCAP”, disse o comunicado do órgão.

Renault Fluence no Latin NCAP

Volkswagen Bora no Latin NCAP

Confira abaixo os vídeos das colisões dos oito modelos:

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.

Sair da versão mobile