Chevrolet Onix recebeu três estrelas nos testes do Latin NCAP

Chevrolet Onix recebeu três estrelas nos testes do Latin NCAP

O Latin NCAP, órgão que testa a segurança dos automóveis comercializados na América do Sul e Central, divulgou nesta semana os resultados da “Fase V”, que colocou à prova os compactos Chevrolet Onix, Fiat Palio e Peugeot 208. O popular Chevrolet Spark também foi avaliado, que apesar de não ser vendido por aqui, é o modelo de base da geração atual do Chery QQ.

Quer parcelar os débitos do seu carro? Faça tudo online: licenciamento, IPVA e multas sem todo o processo burocrático. Saiba mais, clicando aqui.

De acordo com o divulgado da entidade, a Fiat e a Peugeot apresentaram avanços nos testes de segurança, enquanto a Chevrolet desapontou com seu modelo mais vendido no mercado nacional.

Fiat Palio com airbags também ganhou três estrelas no Latin NCAP

Fiat Palio com airbags também ganhou três estrelas no Latin NCAP

O Onix conseguiu três estrelas na proteção para adultos e duas para crianças. Durante o teste de colisão, a estrutura se mostrou estável, mas o assoalho se abriu na área dos pés do motorista, o que pode aumentar os riscos aos ocupantes durante um acidente. Além disso, o Latin NCAP ressaltou a falta de cintos de três pontos para todos os ocupantes e sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no Chevrolet. Com esses resultados, a organização lamentou, já que se trata de um automóvel de projeto novo.

Fiat Palio sem airbags ficou com zero estrela no Latin NCAP

Fiat Palio sem airbags ficou com zero estrela no Latin NCAP

O Fiat Palio registrou a mesma pontuação do rival, porém o órgão não alegou nenhum dano trágico na estrutura. Uma versão do modelo sem airbags também foi avaliada e conseguiu zero estrela, mas o hatch sem o equipamento de segurança já não é mais fabricado pela Fiat. O Latin NCAP criticou também a falta de cinto de três pontos para todos os ocupantes e Isofix.

Peugeot 208 com quatro estrelas no Latin NCAP

Peugeot 208 com quatro estrelas no Latin NCAP

O Peugeot 208, por sua vez, conseguiu quatro estrelas, pontuação abaixo do registrado pelo concorrente Ford New Fiesta, que obteve a nota máxima de cinco estrelas. A estrutura do carro teve desempenho correta e foi qualificada como estável, graças a “uma geração de estruturas mais modernas”, de acordo com o próprio Latin NCAP. Em contrapartida, o 208 ficou devendo os equipamentos presentes em sua versão vendida na Europa, como controle de estabilidade, airbags laterais, Isofix e interruptor de desativação do airbag do passageiro. Caso apresente esses itens em uma avaliação futura, o Peugeot pode facilmente chegar a cinco estrelas.

Chevrolet Spark registrou zero estrela no Latin NCAP

Chevrolet Spark registrou zero estrela no Latin NCAP

Por fim, o Spark teve zero estrela para o ocupante adulto e duas estrelas para o ocupante criança. “As cabeças dos dummies do motorista e do acompanhante foram coloridas na cor vermelha, o que significa que a proteção oferecida foi fraca, resultando em uma alta probabilidade de que qualquer um deles possa vir a sofrer lesões com risco de vida”, disse o instituto. A carroceria foi qualificada como “instável”, e o modelo não traz airbags.