Ícone do site BlogAuto

Lembra do Fiat Prêmio? Está fazendo 35 anos!!!

Fiat Prêmio

Lembra do Fiat Prêmio, aquele sedã do Uno? Então ele está fazendo aniversário, são 35 anos do seu lançamento no Brasil. A partir de março de 1985, os brasileiros foram “premiados” com mais uma opção de automóvel vinda da linha de produtos da Fiat. O Prêmio chegava ao mercado com atributos e itens inéditos no país, consolidando a fabricante italiana no segmento de sedãs.

Ele foi o primeiro carro nacional a oferecer um importante item presente nos modelos atuais: o computador de bordo, apresentando no display médias de consumo e velocidade, além de autonomia. O Prêmio também inaugurou o motor 1.5 litro Sevel, com 71,4 cv de potência e torque de 12,3 kgfm abastecido com etanol, alcançando o mesmo desempenho do Uno Sx, mesmo sendo o sedã 13 kg mais pesado.

Fiat Prêmio

O modelo impressionava pela suspensão macia, grande espaço interno, conforto e qualidade do acabamento. Um dos destaques era o porta-malas: com capacidade de 530 litros, era o maior da categoria no país. Também trazia uma solução inteligente por não carregar o estepe no compartimento, e sim no cofre do motor.

Outra diferenciação era a carroceria com opção de duas e quatro portas – um relevante argumento de vendas –, enquanto a maioria de seus concorrentes da época só oferecia sedãs com duas.

Fiat Prêmio

Desenvolvido no Brasil, o Fiat Prêmio logo atravessou fronteiras e foi comercializado em países da América Latina e Europa com o nome Duna. Sucesso por onde passou, o sedã chegou a ser um dos veículos mais vendidos na terra natal da Fiat, a Itália.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Lançado com o slogan “Estamos vivendo um novo tempo e você merece um Prêmio”, o veículo foi reconhecido como “Carro do Ano 1986” pela Revista Autoesporte.

Fiat Prêmio

Em seus dez anos de comercialização, foi um sucesso em vendas com a marca de quase 180 mil veículos comercializados no Brasil.

Parabéns!!!!

Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, FacebookInstagram e Twitter.

Lembra do Fiat Prêmio? Está fazendo 35 anos!!!

Sair da versão mobile