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Os melhores compactos do Brasil com motor três cilindros

Briga dos compactos com motor três cilindros 1

Leonardo Andrade, especial para o BlogAuto – Há alguns anos, quem tinha R$ 30 mil na conta bancária e estava à procura de um carro 0 km devia que se contentar com modelos compactos populares, a maioria com uma lista de equipamentos bastante enxuta – alguns carros não ofereciam nem regulagem interna dos retrovisores –, motorização pacata e segurança bastante aquém do aceitável. No entanto, este cenário se reverteu de uma forma bastante drástica.

A primeira reação da indústria automotiva no segmento de populares veio com após a estreia das fabricantes chinesas, que por menos de R$ 40 mil oferecia carros “superequipados”, com airbags frontais, freios antibloqueantes ABS, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores com acionamentos elétricos, ar-condicionado e sistema de som. Com a chegada desses modelos, marcas mais tradicionais (leia-se Chevrolet, Fiat, Ford e Volkswagen) resolveram equipar seus carros mais baratos ou ao menos oferecer pacotes de opcionais a preços mais em conta.

Não contente com esses asiáticos e “pressionadas” pela lei do governo em equipar de fábrica todos os veículos com airbag e ABS, as fabricantes lançaram veículos inéditos e com uma série de recursos que até então estavam disponíveis apenas em modelos mais caros. O primeiro deles foi o Hyundai HB20, veja avaliação aqui, apresentado em setembro de 2012, que surpreendeu pelo visual moderno, acabamento interno refinado para a categoria, motorização moderna e lista de equipamentos recheada, com preços entre R$ 32 mil e R$ 48 mil.

Já o segundo foi o Chevrolet Onix, que apesar de não se sobressair na gama de motores, se destacou por trazer um visual atual e bem resolvido (sobretudo frente aos carros da marca na época, como Celta e Agile), interior diferenciado e com boa lista de equipamentos, com destaque para o sistema multimídia com tela sensível ao toque, recurso inédito na categoria.

Logo após a estreia dos dois e observando o sucesso da Hyundai e da Chevrolet no segmento, a Ford tratou logo de se renovar e lançou a nova geração do Ka, que foi introduzido no mercado dois anos depois. Outros modelos do segmento, apesar de permanecerem sem grandes mudanças (como uma nova geração), também receberam novidades importantes.

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A maioria dos carros da categoria de compactos trazem um ponto em comum: o motor de três cilindros, que por aqui estreou no Kia Picanto. Hoje, além do coreano, Ford Ka, Hyundai HB20, Nissan March e Volkswagen Fox, Gol e up! dispõem desta opção. O Peugeot 208 também entra na briga, mas com um motor 1.2 litro, também de três cilindros. Pode-se dizer que se trata de uma nova era dos carros compactos, com os três cilindros entregando mais potência e menor consumo de combustível em relação aos antigos quatro cilindros.

Mas e aí, qual o melhor entre up!, Gol, Fox, Picanto, HB20, Ka, 208 e March?

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Compactos – Visual e interior

Falar se um carro é mais bonito e o outro é o mais feio da turma é algo subjetivo. Porém, vamos concordar que o Hyundai HB20 é um dos que mais se destaca entre os compactos, devido a suas formas mais atuais com vincos marcantes nas laterais, faróis angulosos formando conjunto com a enorme grade hexagonal e lanternas traseiras invadindo a tampa do porta-malas. Além disso, o carro traz linhas envolventes no interior, lembrando os carros mais caros da marca.

O Peugeot 208 é outro modelo da lista que consegue se sobressair pelo visual moderno. O hatch da marca do leão traz formas agressivas, sobretudo na dianteira, além de lanternas traseiras com disposição de luzes que chama atenção à noite. Além disso, o interior do carro é diferente de todos os outros da categoria, sobretudo pelo volante de dimensões compactas e o painel de instrumentos em posição superior, dando a impressão de estar a bordo de um esportivo.

Por outro lado, o up!, Gol, Fox, Picanto, Ka e March compartilham a semelhança do visual mais convencional, sem muitos detalhes capazes de chamar atenção em meio à multidão. O Volkswagen up! apela para o lado mais racional, sendo que seu design acaba dividindo opinião, a exemplo do interior, com lataria aparente nas portas. O VW Gol, por sua vez, já é um velho conhecido do povo, com sua atual geração em linha há oito anos, apesar de ter recebido uma reestilização recentemente que beneficiou o interior, que ficou mais moderno. Já o Volks Fox é mais “altinho” e costuma agradar as mulheres, em especial pelo interior espaçoso.

No caso do Kia Picanto, o design agrada, apesar de se tratar de um carro com quatro anos de mercado sem grandes mudanças. O interior do carrinho não foge muito do padrão e abusa dos plásticos. O Ford Ka segue a linha dos demais carros da marca, com o enorme “bocão” na dianteira, faróis angulosos e vincos marcantes nas laterais, ao passo que o interior lembra o do irmão New Fiesta (o que é bom), apesar de ser mais simples.

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Por fim, o Nissan March cativa pela melhora que recebeu em sua reestilização, que deixou a aparência do carro mais agressiva e moderna. O destaque vai para os novos faróis e a grade no formato “V-Motion” da fabricante japonesa. O interior também foi alterado e traz acabamento melhorado.

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Compactos – Equipamentos

Quando o assunto é equipamentos, os modelos seguem a questão visual e apresentam boas diferenças entre si. O mais equipado é o Ford Ka, em especial quando o assunto é segurança, sendo que na versão topo de linha SEL há controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, entre outros.

A variante de entrada do Ka, a SE, vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, trava elétrica das portas com controle remoto, sistema de som com AM/FM, USB, Bluetooth, entrada para iPod e MyFord Dock (espaço no painel para colocar o celular), chave canivete com controle remoto, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, limpador e desembaçador do vidro traseiro, airbags frontais, freios ABS com EBD, porta-malas com abertura elétrica, volante com ajuste de altura, Isofix e encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes.

Outro que se destaca é o Kia Picanto, que oferece ar-condicionado, chave tipo canivete com controle remoto, sistema de som CD/MP3 com entradas auxiliar e USB e conexão Bluetooth, airbags frontais, freios ABS com EBD, volante com comandos do som e ajuste de altura, banco do motorista com ajuste de altura, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, Isofix, limpador e desembaçador do vidro traseiro, luzes diurnas de LED, entre outros.

No caso do Hyundai HB20 mais barato, há airbags frontais, freios ABS com EBD, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, direção hidráulica, Isofix, sistema de som com MP3 player, conexões USB, auxiliar e Bluetooth, volante com comandos de som e telefonia, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas nas portas e porta-malas, entre outros.

O Nissan March de entrada sai de fábrica com direção elétrica, airbags frontais, freios ABS com EBD, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, vidro traseiro com limpador e desembaçador, volante com regulagem de altura e preparação para som.

A versão de entrada do Peugeot 208 oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, luzes diurnas e lanternas de LED, sistema multimídia com tela sensível ao toque, espelhamento de smartphone e Bluetooth, ar-condicionado, direção elétrica, travas, retrovisores e vidros elétricos, volante multifuncional com regulagens de altura e profundidade, entre outros.

O VW up! de entrada conta com airbags frontais, freios ABS com EBD, banco do motorista com ajuste de altura, ESS (alerta de frenagem de emergência), chave tipo canivete sem controle remoto, limpador e desembaçador traseiro, Isofix, entre outros. Além disso, o carro tem apenas duas portas – o modelo quatro portas custa R$ 2,3 mil a mais.

Já o Volkswagen Gol sai de fábrica com airbags frontais, freios ABS com EBD, ESS, banco do motorista com ajuste de altura, vidro traseiro com limpador e desembaçador, direção hidráulica, preparação para som, retrovisores com comando interno manual, vidros dianteiros elétricos e travamento elétrico das portas. Assim como o up!, o Gol tem a configuração quatro portas como opcional, por R$ 1.940.

Por fim, o Volks Fox é o mais equipado do trio alemão, com airbags frontais, freios ABS com EBD, direção elétrica, abertura elétrica do porta-malas, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, chave tipo canivete sem controle remoto, volante com ajuste de altura e profundidade, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, sistema de som com AM/FM, Bluetooth, MP3 e entradas USB, SD Card e auxiliar, entre outros.

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Compactos – Motorização

Eis o ponto mais importante e o foco desta matéria. Todos os carros comparados trazem sob o capô um motor de três cilindros, sendo que o HB20 e o Picanto compartilham o mesmo modelo, assim como os três da Volkswagen. O compacto mais potente é o Ford Ka, que entrega até 85 cavalos de potência, enquanto o mais fraco é o Nissan March com seus 77 cv. O Peugeot 208 é o único deste comparativo que oferece um motor 1.2 litro.

No caso do HB20 e do Picanto, o propulsor é um 1.0 litro Kappa 12V DOHC CVVT, com bloco e cabeçote em alumínio, além de comando variável na admissão. Este motor desenvolve 75 cv com gasolina e 80 cv com etanol a 6.200 rpm, com torque de 9,6 kgfm e 10 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, e está associado a um câmbio manual de cinco marchas (ou automático de quatro velocidades no caso do Kia).

O Picanto, segundo os testes do Inmetro, tem consumo de 8,2 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol e 12 km/l e 14,4 km/l, respectivamente, com gasolina, com nota “C” entre os carros da categoria e “B” na comparação geral. Já o HB20 registrou consumo de 8,3 km/l e 9,8 km/l com etanol e 11,8 km/l e 14 km/l com gasolina, com notas “A” e “B”.

No desempenho, o Picanto vai de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos e atinge velocidade máxima de 154 km/h. O HB20, por sua vez, alcança os 100 km/h em 14,6 s e tem máxima de 161 km/h. Números com etanol e dados divulgados pelos fabricantes.

O Peugeot 208 é o único deste comparativo que oferece um motor 1.2 litro PureTech, apesar de se enquadrar na concepção dos três cilindros. Ele rende 84 cv com gasolina e 90 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 12,1 e 13 kgfm, a 2.750 rpm, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.

A unidade tem quatro válvulas por cilindro, duplo comando variável de válvulas, correia em óleo, bomba de óleo variável (para reduzir o atrito), sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote (split cooling) e coletor de escapamento integrado no cabeçote. Além disso, dispensa o tanquinho de gasolina para partidas a frio com etanol no tanque.

O 208 1.2 acelera de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos e tem máxima de 177 km/l. O consumo? 10,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com etanol e 15 e 17 km/l com gasolina, com notas “A” e “A” no Inmetro. Trata-se do carro mais econômico produzido no Brasil.

O motor do Ford Ka é um 1.0 litro TiVCT 12V com bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), comando de variação no comando de válvulas para admissão e escape e sistema Easy Start, que dispensa o uso de tanquinho de gasolina para partidas a frio com etanol. Desenvolve 80 cv na gasolina e 85 cv no etanol, a 6.500 rpm, e torque de 10,2 kgfm e 10,7 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas.

O Ka vai de 0 a 100 km/h em 14,9 s e tem velocidade máxima de 159 km/h. Segundo o Inmetro, o consumo do carro é de 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol e 13 km/l e 15,1 km/l com gasolina, com notas “A” e “A”.

Já no trio da VW, o motor 1.0 litro 12V de três cilindros consegue gerar 82 cv com etanol e 75 cv com gasolina, a 6.250 rpm, e torque de 10,4 kgfm e 9,7 kgfm, respectivamente, de 3.000 a 3.800 rpm. Este aparato tem bloco de alumínio, comando de válvulas variável na admissão, coletor integrado ao cabeçote e tecnologia “E-Flex” de aquecimento do etanol, que dispensa o tanquinho de gasolina. Ligado a ele está uma caixa manual de cinco relações – no caso do up!, há a opção do câmbio automatizado i-Motion.

O up! vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e tem máxima de 164 km/h, enquanto o Gol cumpre a mesma prova em 12,3 segundos e alcança 170 km/h e o Fox, 14,2 s e 163 km/h. Em relação ao consumo, o up! faz 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol e 13,5 km/l e 14,6 km/l com gasolina, com notas “A” e “A” no Inmetro. Já o Gol faz 8,8 km/l e 10,3 km/l com etanol e 12,9 km/l e 14,5 km/l com gasolina, com notas “A” e “B”. Por fim, o Fox tem consumo de 8,6 km/l e 9,3 km/l com etanol e 12,2 km/l e 13,4 km/l com gasolina, com notas “A” e “B”.

Por fim, o Nissan March é dotado de um propulsor 1.0 litro 12V, com cabeçote bloco de alumínio, comando de admissão variável e sistema Flex Start que dispensa o tanquinho para partidas a frio. Este motor rende 77 cv no etanol e 74 cv na gasolina, a 6.200 rpm, e torque de 10 kgfm em ambos os casos, a 4.000 rpm, e está associado a um câmbio manual de cinco marchas.

Segundo dados da Nissan, o March 1.0 consegue ir de 0 a 100 km/h em 15 segundos e alcançar velocidade máxima de 167 km/l. O consumo, segundo dados do Inmetro, é de 8,8 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada com etanol e 10,3 km/l e 15,1 km/l com gasolina, com notas “A” e “A”.

Compactos – Garantia e revisões

Quando o assunto é garantia, os coreanos HB20 e Picanto saem na frente. Ambos os modelos oferecem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem ou até 100 mil km no caso do Picanto. A respeito das revisões, o Hyundai tem preços tabelados e deve realizar revisões a cada 10 mil quilômetros rodados até 100.000 km, com preços entre R$ 186 e R$ 797. Já o Kia, por sua vez, não dispõe da tabela de preços no site da marca.

No caso do Ford Ka, a garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. O modelo tem revisões de 12 meses ou 10.000 km, 24 meses ou 20.000 km e 36 meses ou 30.000 km, com preços entre R$ 268 e R$ 428.

O Peugeot 208, por sua vez, oferece três anos de garantia, sem limite de quilometragem. As revisões devem ser realizadas a cada 10 mil km (totalizando seis revisões), com preços entre R$ 384 e R$ 674.

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Nos três modelos da Volkswagen, são três anos de garantia, sem limite de quilometragem. As revisões são realizadas a cada 10.000 km ou 6 meses, totalizando seis revisões. No up!, os preços variam de R$ 260 a R$ 553,99, no Gol de R$ 260 a R$ 562,86 e no Fox, de R$ 260 a R$ 560,38.

Já o Nissan March dá três anos de garantia, sem limite de quilometragem. As revisões são realizadas a cada 10.000 km ou 12 meses, com preços entre R$ 219 e R$ 489.

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Hyundai HB20 Turbo

Compactos 1.0 turbo

Não contentes apenas com o propulsor três cilindros aspirados, alguns compactos foram além. O Volkswagen up!, veja avaliação aqui, estreou há cerca de um ano a opção do motor 1.0 litro TSI, uma versão “turbinada” do atual motor de três cilindros, que apesar de entregar um desempenho acima da média, tem como foco a eficiência. Seguindo os passos da marca rival, a Hyundai apresentou recentemente o HB20 Turbo, também com propulsor 1.0 turbinado.

O motor do up!, que é uma exclusividade do subcompacto na linha da VW, gera 105 cv com etanol e 101 cv com gasolina, a 5.000 rpm, e 16,8 kgfm de torque com ambos os combustíveis, a apenas 1.500 rpm. Este motor é dotado e injeção direta de combustível, turbocompressor, intercooler, duplo comando variável e uma série de outras mudanças em relação ao MPI aspirado, o que inclui novo bloco, cabeçote, virabrequim, bielas, pistões, entre outros. O câmbio é um manual de cinco marchas.

A VW diz que o carro vai de 0 a 100 km/h em 9,3 s e atinge velocidade máxima de 184 km/h. Já o consumo é de 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol e 13,8 km/l e 16,1 km/l com gasolina, com notas “A” e “A” no Inmetro.

Volkswagen speed up! TSI

Já o HB20 Turbo desenvolve 105 cv no etanol e 98 cv na gasolina, a 6.000 rpm, e 15 kgfm e 13,8 kgfm, respectivamente, entre 1.550 e 4.500 rpm. Além do turbocompressor, o motor recebeu válvula de escape controlada eletronicamente e coletor. Além disso, coletor de admissão, bicos injetores, velas de ignição, bombas de óleo, combustível e vácuo, galerias de arrefecimento, bielas, bronzinas e coxins são todos novos.

O câmbio manual de seis velocidades (que equipa o HB20 1.6) teve relação alongada nas duas primeiras marchas em relação à caixa do 1.0 aspirado.

O coreano turbo alcança os 100 km/h em 11,2 segundos e tem máxima de 182 km/h. O consumo é de 8,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e 12 km/l e 14 km/l com gasolina, com notas “A” e “B”.

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Além do VW e do Hyundai, a Ford também vai entrar na onda dos três cilindros turbinado com o New Fiesta Titanium. A partir das próximas semanas, o hatch vai dispor da opção do propulsor 1.0 EcoBoost, capaz de render 125 cv a 6.000 rpm e 17,3 mkgf de torque entre 1.400 rpm e 4.500 rpm. No entanto, este modelo terá câmbio automatizado PowerShift de seis marchas e dupla embreagem. O preço deverá sondar a casa dos R$ 60 mil.

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Compactos – Preços (atualizados em jun/16)

Hyundai HB20

Kia Picanto

Ford Ka

Nissan March

Peugeot 208

Volkswagen up!

Volkswagen Gol

Volkswagen Fox

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