Mercedes-Benz O 500 RSDD

Mercedes-Benz O 500 RSDD

A Mercedes-Benz lança um pacote de soluções para redução de combustível – “Fuel Efficiency” – para os seus chassis O 500 RS, RSD e RSDD. Com alterações como a nova parametrização do câmbio automatizado Mercedes PowerShift GO 240, compressor de ar do motor com otimização de energia, gerenciamento eletrônico do ventilador do radiador, aumento de torque para o motor OM 457 LA de 360 cv e sistema de desligamento automático do motor, alcançando uma uma redução entre 2% e 8% no consumo de combustível, em comparação com atuais versões dos chassis O 500.

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O Pacote “Fuel Efficiency” reforça o posicionamento da linha de ônibus da Mercedes-Benz como a mais tecnológica do País, destacando-se por 21 avançados itens que garantem um elevado padrão de desempenho, economia, conforto e segurança no transporte de passageiros.

Mercedes-Benz O 500 RSD

Mercedes-Benz O 500 RSD

Item de série para o chassi O 500 RSDD 8×2 e opcional para O 500 RS 4×2 e O 500 RSD 6×2, a caixa automatizada Mercedes PowerShift GO 240, de 8 marchas, ganhou um novo programa de troca de marchas. A otimização do software resultou em trocas de marcha mais rápidas, com mais agilidade nas saídas e retomadas e com maiores velocidades de cruzeiro a baixas rotações.

Além da redução no consumo de combustível, a nova parametrização traz benefícios como maior conforto de dirigibilidade para o motorista e maior robustez e confiabilidade do câmbio automatizado Mercedes PowerShift.

Novidade para os chassis O 500 RS, RSD e RSDD, a Mercedes-Benz desenvolveu uma otimização da energia do compressor de ar do motor. O conceito baseia-se na redução da carga no motor quando o sistema de ar está totalmente carregado.

Nessa situação, há então reduções da temperatura de trabalho e do nível de ruído. Consequentemente, há uma diminuição no consumo de combustível, além de assegurar maior vida útil do compressor.

Mercedes-Benz O 500 R

Mercedes-Benz O 500 R

Essa tecnologia também é uma novidade para os chassis O 500 RS, RSD e RSDD. O novo gerenciamento eletrônico do ventilador do radiador, chamado de Visctronic, assegura um controle mais preciso do sistema de arrefecimento do motor. Além disso, otimiza o controle de velocidade do ventilador e assegura menor ruído causado por esse componente.

O Visctronic reduz o consumo de combustível, além de proporcionar maior vida útil das correias. O sistema oferece ainda maior simplicidade em relação aos concorrentes, facilitando a manutenção.

O motor OM 457 LA de 360 cv do chassi O 500 RS 1836 e do O 500 RSD 2436 também traz novidade dentro do conceito do Pacote “Fuel Efficiency”. O grande destaque é o aumento de torque de 163,1 kgfm para 188,7 kgfm a 1.100 rpm. Isso resulta em velocidades de cruzeiro (80 km/h ou 90 km/h) com rotações mais baixas.

Mercedes-Benz O 500 RS

Mercedes-Benz O 500 RS

Toda a linha de chassis rodoviários da Mercedes-Benz passou a ser equipada com EIS (Engine Idle Shutdown), inovador sistema de desligamento automático do motor para o segmento de ônibus.

Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.

Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada. Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos. Esta solução acaba por contribuir para a conscientização do motorista quanto à necessidade de se desligar o motor se o veículo ficar parado por um tempo prolongado.

O chassi O 500 R, indicado para curtas distâncias rodoviárias e operações de fretamento regular ou eventual, passa a ser equipado com o câmbio Mercedes-Benz GO 190 de 6 marchas.

O grande destaque do câmbio GO 190 é a alavanca de acionamento de marchas do tipo joystick com sistema servo-assistido, que oferece um notável conforto e facilidade de acionamento, proporcionando assim maior satisfação e menor esforço para o motorista. Os passageiros também ganham mais conforto a bordo, devido à diminuição dos solavancos típicos dos câmbios acionados por cabo.

Novidade – Pacote Fuel Efficiency para redução no consumo de combustível
• Nova parametrização do câmbio automatizado GO 240
• Power Reduction – compressor de ar com otimização de energia
• Visctronic – controle inteligente de acionamento do ventilador do radiador
• High Torque – aumento de torque para OM 457 LA de 360 cv
• EIS – sistema de desligamento automático do motor

Tecnologias disponíveis para os ônibus rodoviários O 500
• AEBS (Advanced Emergency Braking System) – sistema de frenagem de emergência
• LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa
• TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus
• Mercedes PowerShift – câmbio automatizado
• Retarder – sistema auxiliar de freio
• Top-Brake – freio-motor auxiliar
• Suspensão com sistema anti-tombamento
• ABS – sistema anti-travamento
• ASR – sistema de controle de tração
• EBS – sistema eletrônico de freios
• ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente
• ESP – controle eletrônico de estabilidade
• Câmbio automático Ecolife
• Piloto automático
• Eixo ERA direcional
• Freio a disco

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Mercedes-Benz apresenta Fuel Efficiency para ônibus rodoviários