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Motor Sigma será um dos mais potentes 1.6 do mercado

Motor Sigma 1.6 16V, da Ford

Passado o momento de decepção – ou ilusão, na verdade -, vamos aos fatos. O motor Sigma não trouxe o comando variável, nem a injeção direta de combustível ou alguma solução extraordinária que o fizesse uma referência no mercado. Em vez disso, a Ford procurou torná-lo leve e, dizem, econômico, informação que só saberemos nas próximas semanas quando o Focus for apresentado. Pesquisamos outros 1.6 à venda no Brasil e a verdade é que o Sigma só perde mesmo para o seu similar da Renault. Veja tabela a seguir:

Fabricante Des. cm³ Válv. Cab. Com. cv rpm Torque rpm
Hyundai-Kia 1591 16 DOHC variável 126 6300 15,9 4200
Renault K4M 1598 16 SOHC fixo 115 5750 16 3750
Ford Sigma 1596 16 DOHC fixo 115 5750 16 4250
PSA 1587 16 SOHC fixo 113 5600 15,5 4000
Toyota VVT-i 1598 16 DOHC variável 110 6000 15 4400
PSA 1.6 16V 1587 16 SOHC fixo 110 5600 14,2 4000
Nissan 1598 16 SOHC fixo 108 5750 15,3 3750
Ford Rocam 1598 8 SOHC fixo 107 5500 15,3 4250
Volkswagen VHT 1598 8 SOHC fixo 104 5250 15,6 2500
10º Renault K7M Hi-Torque 1598 8 SOHC fixo 95 5250 14,1 2850

O motor 1.6 16V da Hyundai/Kia, por exemplo, tem comando variável e rende 126 cv com gasolina ou próximo do que se imaginava se o Sigma viesse mesmo com esse recurso. Aliás, a semelhança de desempenho com o motor da Renault é imensa exceto pelo pico de torque numa rotação mais alta que o francês.

Resta saber como será o comportamento dele a bordo do Focus e como será o casamento com o câmbio. A Ford costuma fazer bem esse trabalho. Vamos esperar.

Se alguém der falta de algum motor ou notar algum dado errado, por favor, nos avise!

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