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Opel Flextreme GT/E Concept investe na aerodinâmica

Opel Flextreme GT/E Concept

A Opel revelou nesta quinta-feira seu novo protótipo ecológico. Batizado de Flextreme GT/E Concept, o modelo é um cupê elegante de médio porte e quatro lugares. Tal qual outros elétricos da GM, ele usa o sistema E-REV criado para o Volt. Ou seja, a propulsão é 100% elétrica, porém, a energia pode vir das baterias de lítio ou do motor 1.4 com 71 cv que faz o papel de gerador de eletricidade.

Então, o que o GT/E traz de novo? Um estudo profundo de eficiência aerodinâmica. Se já era importante nos carros com motor a explosão, nos elétricos e híbridos o papel da aerodinâmica é maior ainda. Além de ajudar a economizar energia ela reduz o ruído externo – pensem que um modelo assim não faz barulho e o vento acaba se tornando o som mais ouvido dentro do veículo.

Opel Flextreme GT/E Concept

Por isso a Opel conseguiu um Cx de apenas 0,22 para o conceito. Algumas medidas tomadas foram reduzir as entradas de ar para resfriamento das baterias, ausência de retrovisores, substituídos por câmeras, maçanetas que deram lugar a sensores que abrem o carro ao passar da mão, e spoilers traseiros que são acionados em determinadas velocidades para melhorar o fluxo de ar.

Os pneus de baixa resistência ao atrito também ajudam nisso, com perfil de 195/45 em rodas aro 21. É bem verdade que grande parte desses auxílios foi implementada pela Volkswagen nos modelos Bluemotion.

Opel Flextreme GT/E Concept

O desempenho do Flextreme GT/E é respeitável: 200 km/h ou mais, 9 segundos para ir de 0 a 100 km/h, autonomia de 60 km apenas com baterias e mais de 500 km com uso do gerador a gasolina. Quem for ao Salão de Genebra terá a oportunidade de conferir o conceito ao vivo.

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