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Parceria da Renault em carros elétricos, Better Place fecha as portas

Posto de troca da Better Place: ideia boa só no papel

O mundo atual não é um “lugar melhor” ao menos para a empresa Better Place. Criada em Israel, a companhia do empresário Shai Agassi tinha um projeto ousado: criar uma rede de recarga rápida em vários mercados para viabilizar o uso de carros 100% elétricos. Mas o plano não funcionou e por falta de clientes a Better Place anunciou nesta semana seu encerramento.

A  israelense Better Place pretendia resolver o principal problema da baixa autonomia dos carros elétricos com uma solução engenhosa, a troca das baterias em postos. Em vez de recarregá-las, a empresa as trocava em plataforma especiais. Com isso, o tempo perdido seria mínimo ao contrário das soluções de recarga rápida que levam ao menos 30 minutos para dar alguma autonomia a eles. O problema é que o cliente desse sistema teria de pagar um aluguel mensal para ter o serviço e a baixa adesão acabou sepultando o projeto.

Baterias são trocadas pela parte inferior do carro

A notícia é ruim para a Renault que era parceria da Better Place. O modelo Renault Fluence EV, por exemplo, fazia uso desse sistema. Apesar disso, a montadora francesa negou que o fim da Better Place vá inviabilizar seu projeto de carros elétricos: “é apenas uma pequena parte do nosso investimento nesse segmento”, disse a fabricante.

Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?

Idealizador do projeto, Agassi havia sido afastado da presidência da Better Place no ano passado.

Ideia era expandir tecnologia para vários modelos

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