Ícone do site BlogAuto

Penske é a nova dona da Saturn (atualizado)

Penske, dona da Saturn

Mais uma peça da combalida GM vai dando adeus ao grupo. A Saturn, marca (digamos assim) mais modesta da montadora, foi comprada pela Penske. Sim, aquela mesmo que tem uma equipe na Fórmula Indy. Roger Penske, aliás, demorou a entrar nesse negócio. Bilionário, ele atua em quase todas as áreas possíveis do setor, só faltava ter uma marca própria.

Penske, na verdade, não levará nenhuma fábrica da GM, apenas licença para vender três modelos: o sedã Aura, o Outlook (o Traverse da Saturn) e o Vue, que nada mais é do que o Chevrolet Captiva vendido aqui. O Astra e o Sky não entraram no negócio. Acredita-se que Penske vá vender outros modelos de marcas que não atuam nos EUA. Uma delas é a Renault, por meio da subsidiária Samsung.

Com isso, restam à venda apenas a Saab e, quem sabe, a Pontiac, mas esta tem prazo para achar um comprador: dezembro de 2010. Se até lá ninguém se interessar, a GM a fechará.

A Saturn vende modelos mais simples e econômicos para os padrões norte-americanos. Era uma das últimas empresas que o antigo presidente Rick Wagoner queria vender porque queria transformá-la numa Opel americana, tanto assim que vários modelos como o Astra e outros que viriam levavam sua marca.

Sair da versão mobile