A Peugeot acaba de liberar imagens e informações do novo 3008, modelo crossover que será mostrada em Genebra, em março. Trata-se da versão de produção do protótipo Prologue Concept, mostrado no Salão de Paris. A PSA, holding que controla a Peugeot e a Citroën, optou por criar um veículo mais robusto e em linha com rivais japoneses, coreanos e americanos em vez de somente desenhar uma variante da minivan Picasso, da Citroën.
Apesar do visual mais off-road, o 3008 também tem seus dotes familiares, como o teto de vidro de 1,60 m. Há também diversas configurações internas de bancos, como uma boa minivan.
Pelo lado “rústico”, o Peugeot apresenta duas soluções alternativas para o uso do 4×4. Segundo a marca, um sistema tradicional de tração integral roubaria espaço interno e aumentaria o consumo de combustível. Com isso, o 3008 oferece o Grip Control e o Hybrid4. O primeiro é um controle de tração das rodas dianteiras que interage em situações mais perigosas. Já o segundo é uma tração 4×4 em que o eixo dianteiro recebe torque do motor a combustão e o traseiro, de um pequeno motor elétrico.
No entanto, a Peugeot diz que a versão Hybrid4 será lançada entre agora e 2011 (?), ou seja, deve demorar. As chances do 3008 chegar ao Brasil são grandes, afinal ele concorre no segmento em que hoje fazem a festa o Tucson, o Captiva e o CR-V.