Ícone do site BlogAuto

Porsche 911 bate recorde de Nürburgring

Porsche 911 GT2 RS MR

A Porsche estabeleceu mais um recorde no circuito de Nürburgring-Nordschleife, em cooperação com a equipe Manthey-Racing. Na quinta-feira, 25 de outubro de 2018, o Porsche GT2 RS MR com 700 hp de potência completou uma volta na pista de 20,6 quilômetros em 6m40,3s. Jamais outro veículo legalmente habilitado para andar nas estradas foi tão rápido na pista conhecida como ‘O Inferno Verde’. O piloto Lars Kern estava ao volante do carro esportivo, que foi preparado especialmente para Nordschleife por engenheiros da Porsche e especialistas da Manthey-Racing. O piloto de testes da Porsche já havia estabelecido um recorde de volta em setembro de 2017 num Porsche 911 GT2 RS* produzido em série.

Ele quebra assim, o recorde do Lamborghini Aventador, mas vale lembrar que esta versão do Porsche foi preparada fora da fábrica.

“Ficamos de olho nas condições do tempo o dia inteiro e pensamos muito se seria possível fazer a tentativa. Não iríamos assumir nenhum risco se chovesse ou se a pista estivesse ligeiramente úmida”, conta o Dr. Frank-Steffen Walliser, chefe da área de Motorsport e GT Cars. O Porsche 911 GT2 RS foi equipado com o novo kit de performance da Manthey-Racing, suplementado por um acerto geral do veículo especial para as características do circuito de Nürburgring-Norschleife. “Nesse teste, queríamos apenas conferir mais uma vez o potencial do veículo. O resultado foi muito impressionante. Foi realmente um momento fabuloso. Ele mostra novamente, de forma muito clara, as empolgantes possibilidades desse esportivo.”

Porsche 911 GT2 RS MR

O Porsche GT2 RS foi lançado no mercado em 2017 e é o mais rápido e mais potente 911 de todos os tempos até agora. Nos últimos meses, os engenheiros da Porsche utilizaram seu know-how originado no desenvolvimento dos carros de corrida 911 RSR e 911 GT3 R, assim como a experiência que a equipe Manthey-Racing ganhou em numerosas corridas de sucesso no circuito de Nürburgring-Nordschleife. As modificações específicas incluíram as áreas do chassi e aerodinâmica. Os técnicos focaram o tempo todo na capacidade de condução na estrada.

“A tentativa foi muito divertida”, afirma o engenheiro de desenvolvimento Lars Kern. Com 31 anos de idade, ele conhece muito bem o ‘Anel’ a partir de testes e tentativas de recorde, assim como numerosas corridas do campeonato VLN, uma série de nove provas realizadas no circuito. “O equilíbrio do carro também ficou muito bom com o novo pacote. Não tive que assumir nenhum grande risco para ser rápido. Só pude fazer uma tentativa, porque já estava escurecendo, mas tudo deu certo da primeira vez.” O CEO da Manthey-Racing, Nicolas Raeder acrescenta: “Estamos muito orgulhosos. Foi um grande desafio tornar o já tremendamente rápido Porsche 911 GT2 RS ainda mais rápido.”

Porsche 911 GT2 RS MR

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Em condições climáticas de outono, mas com tempo seco, Lars Kern explorou com perfeição o enorme potencial do Porsche 911 GT2 RS MR em sua volta recorde realizada sob os olhos de um notário. Para o combustível, a Porsche confiou na Esso, uma parceira comprovada no automobilismo. O banco do piloto foi a única modificação realizada em comparação com a versão do GT2 RS MR que já pode ser encomendada da Manthey-Racing para eventos de tipo ‘track day’. Um banco tipo concha foi instalado no veículo recordista por razões de segurança. A alteração não rendeu nenhum benefício quanto ao peso.

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

Porsche 911 bate recorde de Nürburgring

Sair da versão mobile