Ícone do site BlogAuto

Porsche Cayenne 2015 evolução discreta

Porsche Cayenne 2015

O Porsche Cayenne está ainda melhor. A fabricante alemã anunciou nesta semana a chegada da linha 2015 do utilitário-esportivo. Entre as novidades, o modelo recebeu sutis alterações no visual, mudanças no acabamento interno e uma nova motorização para o modelo S, que ficou mais potente e mais econômico. O Cayenne 2015 será apresentado ao público brasileiro no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro, e estreará no mercado nacional no primeiro quadrimestre de 2015, ainda sem preços divulgados.

A começar pelo design, o Porsche Cayenne 2015 recebeu capô redesenhado, faróis bi-xenon com luzes diurnas de LED em quatro pontos, novas asas dianteiras e aletas frontais renovadas renovadas (a admissão de ar nos lados direito e esquerdo da dianteira do veículo são feitas de maneira eficiente para resfriamento dos intercoolers). O modelo Turbo se diferencia pelo sistema de iluminação dinâmica Porsche (Porsche Dynamic Light System, PDLS).

Há ainda lanternas com efeito tridimensional, sendo as luzes de freio agora com quatro elementos, seguindo a linha dos faróis diurnos dianteiros. Elas agora formam harmonia com a maçaneta da tampa traseira e com o suporte de placa. Há ainda saídas de escape com novo desenho e acionamento elétrico da tampa do porta-malas como equipamento padrão para todas as versões.

Porsche Cayenne 2015

Pulando para o interior, o novo Porsche Cayenne 2015 teve como inspiração o superesportivo 918 Spyder para a criação do novo volante multifuncional, que traz também borboletas para troca de marchas. O crossover adotou também bancos mais confortáveis, sendo que os traseiros oferecem ventilação dos assentos como opcional.

Já na mecânica, o modelo ficou mais eficiente, com direito a diversas modificações individuais em todo o sistema de transmissão, como a introdução de marcha neutra, sistema “auto stop-start plus” ainda mais avançado e gestão térmica otimizada.

O Porsche ostenta aletas ativas de resfriamento a ar, situadas por trás da abertura de admissão de ar central e controladas por meio da gestão do motor, que abrem ou fecham de acordo com a situação de direção e necessidades de resfriamento específicas. Isso faz com que o volume disponível para o resfriamento seja ajustável. Quando fechadas, as aletas melhoram a aerodinâmica, contribuindo para o baixo consumo de combustível.

Porsche Cayenne 2015

O Porsche Cayenne S 2015 deixou de lado o motor V8 para adotar um biturbo de seis cilindros em “V” de 3.6 litros, que desenvolve 425 cavalos de potência a 6.000 rpm, o que representa um ganho de 20,2 cv em comparação com a linha anterior. O torque subiu de 50,9 para 56 kgfm, disponível entre 1.350 e 4.500 rpm. A relação peso-potência, assim, passou de 84,1 cv por litro de cilindrada para 118 cv/l, ou seja, um ganho de cerca de 40%.

Junto ao câmbio Tiptronic S de oito marchas, o motor 3.6 V6 leva o Porsche Cayenne de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos, ou 5,4 s com o pacote Sport Chrono opcional, 0,4 s mais rápido que o S anterior. A velocidade máxima teve um ganho de 1 km/h, agora com 259 km/h. O consumo médio agora é de entre 10,5 e 10,2 km/l, uma melhora de 1,1 km/l, com emissões de CO2 de 223 a 229 g/km.

O Porsche Cayenne Turbo permanece com o 4.8 V8, de 527 cv, a 6.000 rpm, e 76,4 kgfm, entre 2.250 e 4.000 rpm. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 s, ou 4,4 s com o Sport Chrono opcional, e atinge 279 km/h. O consumo é de 8,9 a 8,7 km/l, com 261 a 267 km/l de CO2.

Porsche Cayenne 2015

Já o Porsche Cayenne S E-Hybrid apresenta um aumento de 48,7 cavalos de potência em seu motor elétrico, agora com 96,3 cv, que juntamente com o V6 de 3.0 litros a gasolina com supercompressor de 337 cv, oferece uma potência combinada de 421 cv a 5.500 rpm e 60,1 kgfm, entre 1.250 e 4.000 rpm. O modelo traz uma bateria de íon de lítio de 10,9 km/h, que pode ser recarregada em uma tomada ou quando o carro estiver em movimento.

Esse modelo vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com máxima de 243 km/h. No modo elétrico, a autonomia é de 18 a 36 km, de acordo com o estilo de direção e da topografia da rota, e atinge 125 km/h.

Porsche Cayenne 2015

Porsche Cayenne 2015

Sair da versão mobile