Opel Crossland X 2018

Opel Crossland X 2018

Se você tem interesse pelo mundo automotivo, possivelmente sabe que a Chevrolet já vendeu no mercado brasileiro alguns automóveis da Opel. Os modelos Corsa; Astra; Meriva e Zafira nada mais eram que carros da marca alemã com a gravatinha dourada estampada na dianteira. Para muitos, esses foram um dos melhores veículos oferecidos pela fabricante no Brasil. Isso aconteceu devido ao fato da Opel ser uma marca do grupo General Motors (dono também da Chevrolet) há quase 90 anos. Porém, agora, a empresa passa a compor o quadro do grupo PSA, dono das marcas Peugeot, Citroën e DS.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

A Opel foi adquirida nesta semana pelo grupo PSA pelo valor de expressivos 1,3 bilhão de euros, o que equivale a aproximadamente R$ 4,29 bilhões numa conversão direta. A transação inclui ainda a marca Vauxhall, que vende os modelos alemães com logotipos diferentes e o volante no lado esquerdo. A novidade deve fazer com que a PSA se posicione como o segundo maior grupo automotivo no mercado europeu, ficando atrás apenas do grupo Volkswagen, com participação de 17 por cento.

“Estamos orgulhosos em unir nossas forças com a Opel/Vauxhall e nos comprometemos a levar adiante o desenvolvimento desta grande empresa e acelerar sua recuperação”, declarou Carlos Tavares, presidente mundial do grupo PSA. “Saudamos todas as realizações de suas talentosas equipes assim como as belas marcas Opel e Vauxhall e o legado excepcional da empresa. Pretendemos administrar a PSA e a Opel/Vauxhall valorizando suas respectivas identidades de marca. Por já termos desenvolvido juntos excelentes modelos para o mercado europeu; estamos convencidos que a Opel/Vauxhall é o parceiro adequado. Para nós, isto vem naturalmente prolongar nossa parceria e estamos ansiosos para passar a uma velocidade superior. ”

Opel Crossland X 2018

Opel Crossland X 2018

“Confiamos na aceleração significativa da recuperação da Opel/Vauxhall graças ao nosso apoio; e respeitamos os compromissos que a GM assumiu com os funcionários da Opel/Vauxhall”, acrescentou Tavares.

Além das marcas, a negociação inclui ainda seis linhas de montagem de veículos, cinco fábricas de componentes e um centro de engenharia em Rüsselsheim, na Alemanha. Com isso, a PSA vai passar a contar com 28 fábricas em nove países europeus ante as 17 atuais; passando a marcar presença com unidades fabris na Alemanha; Áustria; Polônia; Hungria e Inglaterra. Logo, o número de funcionários também vai aumentar, passando para cerca de 40 mil pessoas.

A PSA adquiriu ainda 50% de participação na GM Financial da Europa; juntamente com o banco francês BNP Paribas (que ficará com os outros 50%). Para tal, o conglomerado francês desembolsou 900 milhões de euros.

“Estamos felizes com esta nova oportunidade que temos juntos, nós da GM, nossos colegas da Opel/Vauxhall e a PSA; de melhorar o desempenho de nossas empresas no longo prazo, amparados pelo sucesso de nossa aliança”, declarou Mary T. Barra, CEO da GM. “Para a GM, isto constitui uma nova e grande etapa do plano atualmente em curso para melhorar nosso desempenho e acelerar nossa dinâmica. Transformamos nossa empresa e conseguimos resultados recordes e duradouros para nossos acionistas; graças a uma alocação disciplinada de nossos recursos em prol dos investimentos mais rentáveis de nossa atividade automotiva e das novas tecnologias, que nos permitem definir o futuro da mobilidade individual”, completou.

Opel Crossland X 2018

Opel Crossland X 2018

Carros da Opel de volta ao Brasil

Agora vamos ao ponto que realmente nos interessa: a Opel voltará a vender (ou pela primeira vez, dependendo do ponto de vista) seus carros no Brasil? Durante uma entrevista à Folha, Tavares afirmou que eles estarão “atentos a oportunidades em todos os cantos do mundo e o Brasil se coloca entre as possibilidades a serem consideradas”.

Logo, caso os planos se concretizem, é de se esperar que a Opel seja lançada por aqui com o utilitário-esportivo compacto Crossland X; que vai substituir a minivan Meriva no mercado europeu. O modelo foi desenvolvido em parceria com o grupo PSA, tanto é que utiliza a mesma base do Peugeot 2008; devido a uma parceria entre ambas as marcas realizada no início de 2012.

Todavia, a Opel deve demorar a chegar no Brasil. “O objetivo agora é rentabilizar a marca na Europa. Depois vamos leva-la a outros mercados, mas o Brasil não será o primeiro. Queremos ganhar dinheiro com a Opel, mas não se alcança esse objetivo passando por mercados que encaram dificuldades”; disse o presidente da PSA na América Latina, Carlos Gomes.

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

PSA adquire a Opel e pode vender carros alemães no Brasil