Situação de aquaplanagem

Situação de aquaplanagem

Dias de chuva podem envolver motoristas em situações complicadas nas ruas e rodovias, devido a formação de poças de água, por exemplo, que podem gerar uma fina camada de água sobre a pista. Nessas condições, caso o motorista abuse da velocidade, os pneus perdem atrito com o solo e o veículo pode vir a escorregar sobre a superfície coberta de água, causando o fenômeno aquaplanagem.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Na aquaplanagem, o veículo desliza sobre a pista, as rodas podem travar, o motorista pode perder o controle do automóvel e não conseguir frear, oferecendo riscos de graves acidentes. Quanto maior é a velocidade do veículo, menor o tempo que a água tem para ser drenada pelos sulcos dos pneus, o que piora o risco da aquaplanagem.

Nesses casos, é recomendado desacelerar progressivamente o veículo e manter o volante na trajetória. Caso o automóvel seja equipado com freios antibloqueantes (ABS), eles podem ser acionados até que o veículo recupere a aderência ao asfalto, possibilitando o controle sobre o veículo.

É contraindicado, porém, se o modelo não dispor de ABS e nem controle de estabilidade (ESP), frear bruscamente, o que pode fazer com que as rodas travem e o motorista, perder completamente o controle da direção. Além disso, é recomendado não virar bruscamente a direção, ação que pode fazer o veículo rodar na pista.

Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

Para evitar a aquaplanagem, recomenda-se manter a manutenção do veículo em dia, rodar com pneus em boas condições e com a calibragem correta, diminuir a velocidade em 30% em relação ao permitido para a via, manter distância do veículo que vai à frente, ter atenção especial ao realizar as curvas da via, não usar o controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) sob chuva forte e lembrar que sistemas como ESP e ABS não são substitutos para a condução cautelosa e a boa manutenção dos pneus.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no  Google+.

Aquaplanagem saiba como agir quando acontecer