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Sedã da ‘série B’, Fiat Linea 2015 recebe retoque visual

Fiat Linea Absolute 2015

Rápido: pense num sedã médio! Aposto que é grande a chance de você não ter lembrado do Linea, mesmo com fotos dele ao nosso redor. Sabe o que isso significa? Que o sedã médio da Fiat faz parte de uma categoria à parte desse segmento, uma espécie de ‘série B’ do Campeonato Brasileiro de Automóveis. Na ‘série A’ estão o Civic, o Corolla, o Cruze e alguns ‘times do interior’ como Jetta, Sentra, Focus Sedan. Fluence, 408 e C4 Lounge.

Já no campeonato disputado pelo Linea estão o City, da Honda, o New Fiesta Sedan, da Ford, sedãs compacto premium que é o que o Fiat deveria ter competido desde seu lançamento, em 2008. Sim, o Linea é um compacto anabolizado fisicamente, mas que nunca conseguiu brigar na 1ª divisão. Até tentou, é verdade. No lançamento, a montadora italiana ‘blefou’ ao considerá-lo rival dos japoneses.

Veja o que dissemos em 2008: “Pois é, teve gente que duvidou. Até mesmo nós…mas era verdade: a Fiat quer cobrar quase o mesmo que as japonesas Honda e Toyota pelos consagrados Civic e Corolla“. Sabem quanto ela pedia pelo Linea? De R$ 60.900 a R$ 78.900.

Agora, o Linea 2015 chega mais humilde. Ganhou retoques leves na frente e na traseira, além do belo painel do Punto. A marca também mexeu no acabamento para acompanhar essas mudanças.

Fiat Linea Absolute 2015

O sedã também está de rodas novas, alguns equipamentos mais bonitos nos nomes do que na prática como o ESS, aviso de frenagem de emergência, e o “Lane Change”, que dá a entender aquele alerta de mudança de faixa, mas não passa de um repetidor de seta automático, daqueles que o Polo já trazia há mais de uma década.

Enquanto não desenvolve a sua, a Fiat segue utilizando a central multimídia da Mopar, divisão da Chrysler. Ela estreou na Strada reestilizada e agora passa a ser oferecida como acessório também no sedã.

Fiat Linea Absolute 2015

O interior do Linea Absolute tem tonalidades beges enquanto a versão Essence prefere os tons de cinza. Na parte mecânica, o Linea continua com o bom motor 1.8 16V e.TorQ, de 132 cv, e as transmissões manual e Dualogic.

Os preços são os seguintes:

Linea Essence: R$ 55.850
Linea Essence Dualogic: R$ 59.240
Linea Absolute Dualogic: R$ 66.540

Fiat Linea Absolute 2015

Fiat Linea Absolute 2015

Veja ficha técnica do Linea 2015

Linea Essence 1.8 16V E.TorQ Linea Absolute 1.8 16V E.TorQ
Motor
Posição Transversal, dianteiro Transversal, dianteiro
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Diâmetro X Curso 80,5 mm x 85,8 mm 80,5 mm x 85,8 mm
Cilindrada Total 1747 cm³ 1747 cm³
Taxa de compressão 11,2:1 11,2:1
Potência máxima (ABNT/regime) 130 cv / 5.250 rpm (gasolina) 132 cv / 5.250 rpm (etanol) 130 cv / 5.250 rpm (gasolina) 132 cv / 5.250 rpm (etanol)
Torque máximo (ABNT/regime) 18,4 kgfm / 4.500 rpm (gasolina) 18,9 kgfm / 4.500 rpm (etanol) 18,4 kgfm / 4.500 rpm (gasolina) 18,9 kgfm / 4.500 rpm (etanol)
Número de válvulas por cilindro 4 4
Eixo de Comando de válvulas Um no cabeçote Um no cabeçote
Ignição
Tipo Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Alimentação
Combustível Gasolina/Etanol Gasolina/Etanol
Injeção eletrônica Magneti Marelli, multiponto, seqüencial Magneti Marelli, multiponto, seqüencial
Câmbio
Número de marchas 5 à frente e uma à ré 5 à frente e uma à ré
Relações de transmissão 1ª – 3,909 / 2ª – 2,238 / 3ª – 1,520 / 4ª – 1,156 / 5ª – 0,919 / Ré – 3,909 1ª – 3,909 / 2ª – 2,238 / 3ª – 1,520 / 4ª – 1,156 / 5ª – 0,919 / Ré – 3,909
Relação de transmissão do diferencial 3,867 3,867
Tração Dianteira com juntas homocinéticas Dianteira com juntas homocinéticas
Embreagem
Tipo Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico Monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico
Sistema de Freios
Serviço Hidráulico com comando a pedal e ABS Hidráulico com comando a pedal e ABS
Dianteiro A disco ventilado (Ø de 284 mm) com pinça flutuante A disco ventilado (Ø de 284 mm) com pinça flutuante
Traseiro A disco rígido (Ø de 251 mm) com pinça flutuante A disco rígido (Ø de 251 mm) com pinça flutuante
Suspensão dianteira
Tipo MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassi, com barra estabilizadora MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassi, com barra estabilizadora
Amortecedores Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico Mola Helicoidal Mola Helicoidal
Suspensão traseira
Tipo Com rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta Com rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta
Amortecedores Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico Mola helicoidal Mola helicoidal
Direção
Tipo Hidráulica com pinhão e cremalheira Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva 10,9 m 10,9 m
Rodas
Aro 6.0JX15” 6.5JX16”
Pneus 195/65 R15 205/55 R16
Peso do veículo
Em ordem de marcha (Std A) 1310 Kg 1325 Kg
Capacidade de carga 400 Kg 400 Kg
Carga máxima rebocável (sem freio) 400 Kg 400 Kg
Dimensões externas
Comprimento do veículo 4.560 mm 4.560 mm
Largura do veículo 1.730 mm 1.730 mm
Altura do veículo (vazio) 1.505 mm 1.505 mm
Distância entre-eixos 2.603 mm 2.603 mm
Bitola dianteira 1.476 mm 1.476 mm
Bitola traseira 1.482 mm 1.482 mm
Altura mínima do solo (vazio)
Volume do porta-malas 500 litros 500 litros
Tanque de combustível 60 litros 60 litros
Desempenho
Velocidade máxima 190 km/h (gasolina) / 192 km/h (etanol) 190 km/h (gasolina) / 192 km/h (etanol)
0 a 100Km/h 10,3 s (gasolina) / 9,9 s (etanol) 10,3 s (gasolina) / 9,9 s (etanol)
Consumo (Norma NBR 7024)
Ciclo estrada
Ciclo urbano
Consumo (Conforme PBEV / INMETRO)
Ciclo Estrada
Ciclo Urbano
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