Ícone do site BlogAuto

Aproveite as férias na Europa para pilotar em um Track Day

Swift Sport: quase 60 mil km rodados em ritmo de corrida e sem problemas

Participar de um ‘Track Day‘ na Europa pode significar o acesso a alguns dos mais célebres circuitos da história do automobilismo mundial. E também pistas extremamente desafiadoras. Silverstone, Monza, Spa, Le Mans estão entre os autódromos onde não só é possível participar de um Track Day como também alugar um carro esportivo para ter uma experiência de piloto. Nenhum deles, no entanto, é tão marcante e especial quanto Nurbürgring, na Alemanha.

O chamado “Nordschleife” (algo como circuito norte em alemão) foi  fechado para provas da F1 na década de 70, mas ainda é usado para algumas finalidades como testes de montadoras e também sedia vários ‘Track Day’ além de abrir quase todos os dias para que qualquer pessoa ande pelos seus mais de 20 km e 73 curvas.

O ‘rei do circuito’, no entanto, não é nenhum Porsche recordista ou bólido de Fórmula 1. Trata-se de um carro bem mais acessível e não por isso menos especial, o Swift Sport. O ‘hot hatch’ da Suzuki é utilizado por várias empresas de aluguel de corrida por sua pegada esportiva natural e também pela durabilidade acima da média.

Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1

Nordschleife: 20 km e 73 curvas

Como chegar

O circuito de Nurbürgring fica na pequena cidade de Nuerburg, na porção oeste da Alemanha, quase divisa com a Bélgica e Luxemburgo. São cerca de 160 km de carro saindo do aeroporto de Frankfurt, o mais próximo do autódromo com voos diretos do Brasil.

Apesar de pequena, a cidade possui uma rede hoteleira significativa que inclui o conhecido hotel Dorint, que fica na reta de chegada do circuito e tem diárias a partir de 110 euros.

Quando visitar

Como quase todos os autódromos europeus, Nurbürgring tem um período sem atividades no inverno. Ou seja, para visitá-lo é importante conferir os períodos em que ele está aberto para os Track Day, geralmente entre março e novembro. Normalmente, o circuito abre à tarde durante a semana e o dia inteiro em domingos e feriados quando não há nenhum evento marcado.

Além disso, há um calendário de Track Day, que vai de março até outubro, para diferentes tipos de carros e com valores de inscrição variando de 350 a 3 mil euros (veja no link no final do texto).

Segundo a Rent4ring, a época em que o circuito está mais acessível é entre maio e setembro, quando o clima é mais favorável, porém, em março e novembro há menos gente quando o tempo colabora.

O que você precisa ter

Para entrar no circuito, é preciso ser maior de 21 anos e habilitação há pelo menos dois anos. Os organizadores pedem que os visitantes cheguem com pelo menos uma hora de antecedência. Não é preciso levar nada exceto se você possui capacete e prefira usá-lo.

Quanto vou gastar para me divertir?

Isso vai depender, é claro, do tempo que você pretende ficar na região, mas, segundo a Rent4ring, para aproveitar bem a experiência é possível gastar cerca de 500 euros (pouco mais de R$ 2,1 mil) num fim de semana sem contar a viagem para chegar até lá. “Pilotar nossos Swifts, um quarto de hotel por uma ou duas noites, refeições de qualidade e outros gastos podem ir de 500 a 1000 euros, dependendo de quanto você dirige”, explica a empresa. Ela também disse ao Blogauto que um visitante típico dá entre 5 e 10 voltas no circuito por dia. O número pode variar dependendo de vários fatores como quantidade de carros na pista, clima e outros.

Vou de pacote ou pago apenas o aluguel básico?

Existe a opção de alugar apenas o carro e arcar com as outras despesas à parte como a taxa de acesso ao autódromo ou o combustível que é preciso ser reposto, mas ela é mais voltada para pessoas que já têm experiência no circuito e sabem como funciona todo o processo.

Para quem vai ao circuito pela primeira vez, o ideal é pagar pelo pacote fechado do Swift Sport que inclui gastos com combustível e as taxas de Nurbürgring. Ele custa a partir de 179 euros contra 139 euros do aluguel simples. Esses preços valem para uma volta no circuito. À medida que você ande mais voltas o valor unitário cai. Exemplo: duas voltas custam 249 euros (124,50 por volta), três voltas saem por 319 euros (106,30 por volta) e assim por diante.

É importante lembrar que os carros possuem uma franquia em caso de dano de até 5 mil euros. Por isso a Rent4ring oferece um seguro por 199 euros que reduz essa franquia pela metade.

Track Days estão cada vez mais populares no Brasil

Quantas pessoas podem andar no carro?

O Swift Sport é equipado com bancos de competição e uma gaiola de proteção, portanto, apenas duas pessoas podem andar no carro. O acompanhante pode ir como passageiro ou compartilhar o volante, mas será cobrado uma taxa extra de seguro de 99 euros caso decidam adquiri-lo.

E se o carro quebrar?

A Rent4ring escolheu o Swift Sport justamente pela sua resistência. Um dos veículos da sua frota, por exemplo, já rodou por quase 60 mil km sem problemas, mesmo sendo usado por 457 pilotos diferentes e no extremo.

A empresa sabe que a utilização num circuito como Nurbürgring requer um carro não só naturalmente veloz e divertido de dirigir, mas também de manutenção baixa e alta disponibilidade.

É claro que mesmo assim falhas podem ocorrer e por isso a Rent4ring possui ‘dataloggers’ que registram os dados do carro a fim de analisar se a falha foi do veículo ou do piloto. Nesse úiltimo caso, o custo de reparo será de quem o alugou.

Um dos exemplares de Swift da Rent4ring rodou quase 60 mil km sem problemas

Por que o Swift Sport é tão popular em Nurbürgring?

Com 142 cv de potência, o Suzuki “é o carro mais alugado no circuito por ser veloz e divertido de pilotar”, explica a Rent4ring. A empresa diz que mesmo pilotos mais experientes que andaram com carros mais potentes acabam retornando ao circuito e alugando o Swift Sport. O hatch também é usado por pilotos profissionais para 20 ou 30 voltas de reconhecimento da pista.

“Quando começamos nosso trabalho, em 2008, não existiam muitas opções de carros para alugar em Nurbürgring. Havia uma empresa que alugava o Golf GTI e um dos fundadores da Rent4Ring, que é piloto profissional, descobriu como era difícil aprender a pilotar nesse circuito com esse carro. Depois de várias tentativas, ele chegou à conclusão que o Golf não era o melhor carro para esse tipo de experiência em Nurbürgring. 
Decidiu, então, comprar um Suzuki Swift Sport e fazer algumas alterações para a pista: pneus semi-slicks, freios de competição, gaiola de proteção, bancos em concha e uma suspensão ajustada para esse fim. Desde então, o Swift tornou-se uma grande diversão! Ainda assim tentamos oferecer outros modelos como o Opel Corsa OPC, VW Scirocco, BMW M3, Artega GT, Subaru BRZ, mas as pessoas continuaram pedindo pelos Swifts.  A parte técnica é simples e o motor muito confiável.”

Track Days em alta no Brasil

Enquanto um passeio a toda velocidade na Europa não acontece, quem gosta de velocidade e quer correr num ambiente seguro e ao mesmo tempo instigante pode participar dos Track Days que tem ocorrido com cada vez mais frequência no Brasil.

Vídeo: ex-piloto de Fórmula 1, Luiz Razia ensina com melhorar sua performance nas pistas

Autódromos como Interlagos (SP), Nelson Piquet, em Brasília, Curitiba e também algumas pistas particulares como Capuava (Indaiatuba/SP) e Velo Città  (Mogi Guaçu/SP) recebem eventos em várias datas durante o ano.

E, pela experiência dos alemães, o Suzuki Swift Sport pode ser uma boa pedida para quem quer um carro veloz, divertido e também econômico. Quem sabe, não vemos em breve um novo ‘rei de Interlagos’.

Serviço

Onde ficar

Ringhotel Blaue Ecke
Dorint Am Nürburgring

Onde alugar o Swift

Rent4ring
Rent Race Car

Sobre Nurbürgring

Eventos
Calendário de treinamentos e experiências de pilotagem

Swift Sport em Nurbürgring

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no  Google+.

Aproveite as férias na Europa para pilotar em um Track Day

Sair da versão mobile