Toyota Hilux e SW4 2012

A Toyota apresentou na manhã desta terça-feira (1) a linha 2012 da picape média Hilux e do utilitário esportivo SW4. Ambos os modelos adotaram um visual renovado e interior modificado, além de ganhar novos equipamentos de conforto e segurança, novas versões e motor flex.

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Na mecânica, a novidade ficou a cargo do novo motor 2.7 litros VVT-i Flex Fuel que desenvolve 158 cv quando abastecido com gasolina e 163 cv de potência com etanol. O torque máximo com etanol ou gasolina é de 25 kgf.m a 3.800 rpm. “É a única picape flex de quatro cilindros a ser equipada com câmbio automático no mercado”, assegura Osamu Tomioka, gerente responsável pelo projeto.

Toyota Hilux 2012

Com a introdução da nova motorização, o objetivo da Toyota é comercializar cerca de 35 mil unidades da picape Hilux e 8,8 mil unidades da SW4, sendo que, respectivamente, 5 mil e 1,3 mil desta estimativa correspondem aos modelos bicombustíveis.

Por fora, as mudanças mais evidentes estão concentradas na dianteira. Na Hilux, vemos um novo conjunto de faróis, com linhas mais retas, e nova grade, maior, com grosso envolto em cromado e três filetes em grafite. Além disso, capô e para-choques também foram modificados. Na lateral, nenhuma mudança, a não ser pelas novas rodas e pelos retrovisores, com repetidores de seta – de acordo com a Toyota, as molduras das caixas de rodas também foram redesenhadas. Já na traseira, o utilitário ganhou lanternas com novo layout interno.

Toyota Hilux 2012

A frente do SW4 2012 segue a mesma linha da picape, com modificação no desenho do para-choque, que recebeu máscara negra nos faróis de neblina. Outra diferença está no desenho dos faróis principais. No caso do utilitário esportivo, o conjunto óptico frontal conta com luz de xenônio autoniveladora, com lavadores.

A parte traseira do Toyota SW4 passou por uma transformação mais profunda em relação à Hilux. As lanternas apresentam novo formato e lâmpadas que utilizam a tecnologia LED, com acabamento translúcido.

Toyota Hilux 2012

O interior da Hilux 2012 adotou novo painel de instrumentos, volante com detalhes cromados e comandos de som no volante nas versões SRV TOP e SRV, acabamento com tonalidade escurecida para as portas e bancos, entre outros. O painel central, que concentra as informações do áudio e do ar-condicionado, apresenta um novo desenho horizontal. No Toyota SW4 2012 há ainda tonalidade bege com o cinza escuro do painel e madeira no volante e no acabamento das portas.

Versões

Contudo, a nova Hilux passa a contar em seu portfólio com a variante SRV TOP automática, que se posiciona acima da atual SRV. A Hilux SRV TOP se diferencia pelas novas rodas de liga leve de 17 polegadas e vem equipada de série com controle de estabilidade e tração e com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BAS).

Com a introdução da versão SRV TOP automática, a Hilux 2012 está à disponível em oito configurações com motor a diesel. São elas: Chassi/Cabine 4×4, Standard cabine simples e dupla com tração 4×4, Standard cabine dupla com tração 4×4 e Power Pack (vidros, travas e retrovisores elétricos), SR cabine dupla 4×4, SRV cabine dupla 4×4 A/T (transmissão automática) ou M/T (transmissão manual) e SRV TOP 4×4 com transmissão automática.

Toyota SW4 2012

As versões a diesel com tração 4×2 foram descontinuadas pela Toyota que, a partir de agora, terá como foco a produção, na linha de motores diesel, da Hilux com tração 4×4. Serão introduzidas ainda, a partir do primeiro trimestre de 2012, duas novas versões da Hilux 2.7 VVT-i Flex Fuel: SRV 4×4 A/T (transmissão automática) e SR 4×2 M/T (transmissão manual).

Desde as versões de entrada, Chassi/Cabine e Standard, a picape traz direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna da direção regulável em altura, fechamento da caçamba por meio de chave (cabine dupla) e assento traseiro rebatível (cabine dupla), banco do motorista com regulagem de altura (cabine dupla) e limpador de pára-brisa com temporizador de velocidade.

A Hilux Standard cabine dupla, na versão Power Pack, tem ainda como equipamentos freios ABS, vidros, travas e retrovisores elétricos, airbag duplo frontal e sistema de som que reproduz CD, MP3 e WMA. São novidades nessa versão as conexões USB e auxiliar do sistema de som compatível com iPhone e iPod.

A versão SR agrega os itens da versão Standard Power Pack e é composta adicionalmente por vidro elétrico com sistema one touch para o vidro do motorista, sistema de travamento central das portas com controle na chave e alarme, console central e porta-óculos no teto.

Já a Hilux SRV, manual e automática, oferece toda a lista das versões SR e mais ar-condicionado digital, bancos com acabamento em couro, painel de instrumentos Optitron (que regula a intensidade da iluminação de acordo com a luz externa), computador de bordo com sete funções (relógio, tempo de viagem, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia), travamento automático das portas aos 20 km/h, faróis de neblina, comando do rádio e do computador de bordo no volante e Cruise Control.

Toyota SW4 2012

Para a linha 2012, foram introduzidos nessas versões os seguintes itens: novo sistema de áudio touchscreen com tela de 6,1 polegadas e câmera de ré, conexão Bluetooth® com microfone localizado no console do teto e ajuste elétrico do banco do motorista.

Já o SW4 2012 estará disponível na versão de acabamento SRV, equipado com câmbio automático com os motores diesel e V6 a gasolina. O utilitário esportivo terá, em 2012, uma versão 2.7 VVT-i Flex Fuel, a SR A/T (automática), com capacidade para cinco passageiros.

A lista de equipamentos do utilitário-esportivo acrescentou, de série, airbags laterais e do tipo cortina. Também foi adicionado ao modelo o acendimento automático dos faróis, como parte integrante do novo conjunto óptico dianteiro.

Motores

A Toyota oferece dois tipos de motorização para a Hilux, ambas a diesel. O propulsor que equipa a picape nas versões SR, SRV e SRV TOP é o 3.0 litros 16V D-4D, com potência de 163 cv a 3.400 rpm e torque de 35 kgfm, disponível a partir de 1.400 rpm até 3.200 rpm. Para as versões Chassi/Cabine e Standard, que têm vocação para o trabalho, o motor é o 2.5 16V D-4D, que gera 102 cv de potência a 3.600, com torque plano de 26,5 kgf.m, entre 1.600 e 2.400 rpm.

Toyota SW4 2012

O SW4 diesel é equipado com o motor 3.0 litros 16V D-4D. Há ainda o motor V6 a gasolina, com 238 cv de potência a 5.200 rpm e torque de 38,3 kgf.m a 3.800 giros.

A Hilux continua trazendo dois tipos de transmissão: manual de cinco velocidades e automática de quatro velocidades com gerenciamento eletrônico de troca de marchas (ECT), para as versões SRV e SRV TOP. O SW4 está disponível com a mesma transmissão automática de quatro velocidades.

Preços

Hilux 2012

Hilux 4×4 C/D SRV A/T TOP: R$ 141.920,00
Hilux 4×4 C/D SRV A/T: R$ 134.410,00
Hilux 4×4 C/D SRV M/T: R$ 127.260,00
Hilux 4×4 C/D SR M/T: R$ 111.800,00
Hilux 4×4 C/D Standard Power Pack: R$ 100.720,00
Hilux 4×4 C/D Standard: R$ 93.260,00
Hilux 4×4 C/S Standard: R$ 85.690,00
Hilux 4×4 Chassi/Cabine: R$ 80.160,00

SW4 2012

SW4 SRV A/T Diesel 7 Lugares: R$ 174.900,00
SW4 SRV A/T Diesel 5 Lugares: R$ 170.400,00
SW4 SRV A/T Gasolina V6: R$ 157.000,00

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