Triumph Tiger Explorer XCa

Triumph Tiger Explorer XCa

A Triumph anunciou nesta semana a chegada da nova Tiger Explorer XCa no mercado brasileiro. Trata-se do terceiro modelo da linha da bigtrail no País (que inclui ainda as versões XR e XCx), que está disponível com preço de R$ 78,5 mil e, de acordo com a montadora, oferece uma boa lista de equipamentos de série.

Entre os destaques, a nova Triumph Tiger Explorer XCa oferece dois novos modos de pilotagem (esportivo e piloto), para-brisa de viagem com ajuste elétrico, banco do piloto e do garupa com aquecimento, pedaleiras em CNC, faróis de neblina em LEC e controle de parada em ladeiras (Hill Hold Control System), que aumenta a segurança do piloto ao parar a motocicleta numa subida.

A lista de itens de série inclui ainda freios ABS com otimização para curvas, controle de tração, protetor de cárter de alumínio, protetores de mãos, protetores do radiador em aço inoxidável, barras de proteção do motor, rodas raiadas, computador de bordo, controle de velocidade, tomada de alimentação de 12V, tomada USB de 5V embaixo do banco, suporte de malas laterais, entre outros.

Triumph Tiger Explorer XCa

Triumph Tiger Explorer XCa

Na motorização, á um propulsor tricilíndrico, com 1.215 cc e 12 válvulas, que consegue gerar 139 cavalos de potência, a 9.300 rpm, e 12,5 kgfm de torque, a 6.200 rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas, que segundo a Triumph foi projetado para facilitar viagens de longa distância, com relação de marchas mais longas, além de proporcionar uma economia de combustível de 5% em relação ao modelo anterior.

O conjunto oferece também suspensão com garfos telescópicos WP de 48 mm com retorno ajustável e amortecimento por compressão, freios com dois discos oscilantes de 305 mm, monobloco Brembo de quatro pistões e fixação radial na traseira, e disco único de 282 mm com pinça deslizante de dois pistões na traseira e suspensão semi-ativa (Triumph Semi Active Suspension, ou TSAS).

A suspensão semi-ativa da Triumph Tiger Explorer XCa oferece ao piloto a possibilidade de escolher entre os modos “road” e “off-road”, com diferentes configurações de pré-carga e amortecimento para cada condição de pilotagem. Adicionalmente, cada uma dessas configurações ainda possui nove diferentes etapas facilmente selecionáveis, que vão de “conforto” a “sport”.

Triumph Tiger Explorer XCa

Triumph Tiger Explorer XCa

Há também cinco modos de pilotagem: estrada, chuva, off-road, esportivo e piloto, que alteram o mapa, os níveis dos freios ABS e o controle de tração, além da Unidade de Medição de Inércia (Inertia Measurement Unit, ou IMU), que faz a medição contínua do comportamento da moto e de seus movimentos, de acordo com a taxa de inclinação do piloto, esterçamento e aceleração vertical, longitudinal e lateral, para otimizar os freios ABS e o controle de tração também em curvas.

A XCa está disponível nas cores Crystal White, Matt Khaki Green e Lucerne Blue.