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Tudo sobre a Volkswagen no Salão do Automóvel

Volkswagen Golf GTE Sport Concept

Os carros conceitos estão sendo destaques da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público até o dia 20 de novembro. O estante da montadora alemã exibe os protótipos Budd-E, T-Cross Breeze, Golf GTE Sport e o inédito Gol GT, que foi desenvolvido pela equipe de designers da divisão brasileira da fabricante. Há ainda a linha 2017 da Amarok, que foi reestilizada e recebeu novos equipamentos, juntamente com a versão com o novo motor V6, que deverá estrear no primeiro semestre de 2017.

O novo Volkswagen Gol GT Concept nada mais que é um concept car com apelo esportivo baseado no hatch compacto. O carro chama a atenção dos visitantes pela carroceria duas portas pintada na cor metálica “Cinza Volcano”, detalhes visuais na cor vermelho “Lava Red” (como nas laterais, retrovisores, para-choques e grade dianteira), base do carro toda contornad por uma linha vermelha e pinças de freio vermelhas.

Há ainda faróis tipo full LED, rodas “Serron” diamantadas de 18 polegadas, logotipo do carro feito em alumínio, apliques na região da soleira, faixa traseira na cor preta que liga as lanternas, aerofólio duplo com a terceira luz de freio, adesivo com o logotipo GT no vigia traseiro, teto e coluna central pintados em preto brilhante, entre outros.

O interior do carro oferece bancos do tipo concha com o emblema da versão e faixas degrade, volante esportivo com base achatada e emblema GT gravado, painéis de portas redesenhados, saídas de ar com novo formato, pedais com capa esportiva de alumínio, soleiras de porta com o nome da variante conceitual, porta-objetos com o logot GT, detalhes especiais no puxador e gatilho e itens que fazem alusão ao primeiro Gol GT, como os acabamentos horizontais nas telas dos alto-falantes e dos tweeters (localizados na base da coluna dianteira “A”).

Volkswagen Gol GT Concept

O Volkswagen Budd-E, por sua vez, pode ser considerada a “Kombi do futuro”. O carro, além do visual bastante moderno e do interior tecnológico, se sobressai por ser o primeiro modelo construído a partir da plataforma MEB, exclusiva para veículos elétricos. A perua conceitual usa um motor elétrico de 136 cv e 20,4 kgfm no eixo dianteiro e outro traseiro de 170 cv e 29,6 kgfm, com potência combinada de 306 cv.

Segundo dados da fabricante, o protótipo consegue entregar autonomia de 533 km, sendo que suas baterias podem ser recarregadas em 80% de sua capacidade em 30 minutos. O Budd-E consegue ainda alcançar velocidade máxima de 180 km/h.

No caso do T-Cross Breeze, trata-se de um estudo de um SUV compacto para a linha da Volkswagen, que deverá chegar ao mercado daqui meados de dois anos. O veículo tem carroceria conversível e espaço interno para acomodar até quatro pessoas. Entre os destaques está o motor 1.0 TSI de 110 cv e 17,8 kgfm, com câmbio DSG de sete velocidades e dupla embreagem e tração dianteira. Este modelo alcança os 100 km/h em 10,3 segundos e tem velocidade limitada a 188 km/h. Já o consumo médio declarado é de 20 km/l.

Por fim, o Volkswagen Golf GTE Sport atrai os visitantes com seu visual agressivo. O carro usa uma carroceria com diversos pontos em fibra de carbono, chassi baseado no design do atual Golf GTE (modelo híbrido da linha), novo cockpit de competição e um novo conceito de assentos, com duas áreas internas do tipo monocoque.

Volkswagen Amarok 2017

O conjunto mecânico do conceito é composto por três motores, sendo um 1.6 TSI a gasolina de 299 cv e 40,8 kgfm e outros dois elétricos (um no eixo dianteiro, de 115 cv e 33,6 kgfm, e outro na parte traseira, com 115 cv e 27,5 kgfm), gerando torque combinado de 68,3 kgfm. Segundo dados da marca, o protótipo alcança os 100 km/h em 4,3 segundos e tem velocidade máxima de 280 km/h.

A nova linha da Volkswagen Amarok chega com mudanças no visual, aprimoramentos no acabamento interno e novos equipamentos de série. Entre os destaques, há faróis com novo layout interno, grade frontal redesenhada, para-choques com novo formato, novas rodas de liga-leve, acabamento interno com novos materiais, painel de instrumentos com tela colorida na versão mais cara, luzes diurnas em LED, airbags laterais e de cortina, novos bancos dianteiros com ajustes elétricos de 12 vias, indicador de pressão dos pneus, entre outros.

Todavia, ao contrário do modelo oferecido no mercado europeu, a nossa Amarok segue sem o novo motor 3.0 V6 TDI de  224 cv e 56,1 kgfm. A linha dispõe apenas das unidades 2.0 TDI turbo a diesel, de 140 cv e 34,7 kgfm, com câmbio manual de seis marchas, e 2.0 TDI biturbo a diesel, de 180 cv e 40,8 kgfm, com transmissão automática de oito velocidades e tração nas quatro rodas.

Os preços da nova picape variam de R$ 113.990 a R$ 177.990.

Volkswagen Gol Track 2017

Há ainda o up! Track, uma nova versão com aspecto aventureiro, mais “light” e simples que o cross up!. O carro oferece carroceria de quatro portas e tem como base a versão move up!, com direito a emblemas alusivos à versão nas portas traseiras, apliques sob s para-choques em crome effect, moldura nas caixas de roda, capa dos retrovisores em preto, maçanetas em preto fosco, faróis escurecidos, rodas de aço aro 14 com calotas e interior com ambientação escura. O motor é o 1.0 litro flex aspirado de três cilindros, com até 82 cv.

O Gol Track, por sua vez, exibe como principal diferencial a dianteira mais robusta, herdada da picape Saveiro, além de retrovisores e maçanetas em preto fosco, laterais com adesivos com o nome da versão, lanternas traseiras escurecidas, acabamento em preto na região da placa e rodas de aço de 15 polegadas com calotas. Por dentro, há acabamento escurecido. O motor também é o 1.0 de até 82 cv.

Há também o CrossFox Urban White, sendo que as diferenças ficam por conta da carroceria pintada na cor “Branco Puro”, que até então estava disponível apenas na linha Golf e nos modelos importados da fabricante, além de lista de equipamentos mais recheada, com direito ao inédito sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Volkswagen up! Track

 

O estande da marca conta ainda com tecnologias de última geração, como simuladores de movimentos, óculos e outros equipamentos que despertarão todos os sentidos do público. São elas: TSI Xtreme, #VWeVC, up! HoloView e Desafio Cross.

No TSI Xtreme, os participantes são desafiados a vivenciar uma viagem pelo interior dos motores TSI da marca. O usuário inicia essa viagem entrando pelo filtro de ar; passando por uma “montanha-russa” no tubo até chegar ao interior do motor e ver os pistões subindo e descendo; invadindo o turbo e sendo acelerado para dentro da câmara de combustão; sendo disparado pela tubulação de escape que o levará para o catalisador até finalmente sair pelo escapamento.

Há efeitos 4D (vento) e som binaural 360º, além de câmeras que transmitem para telas do lado de fora as reações dos participantes durante os sete minutos que estiverem por lá, sem revelar o conteúdo que eles visualizam nos óculos, aumentando a expectativa de quem está aguardando na fila.

Volkswagen CrossFox Urban White

O #VWeVc oferece óculos de realidade virtual e fones de ouvido, capazes de transportar os usuários simultaneamente ao universo da marca que simula a linha de produção de um carro, onde vão explorar todas as tecnologias e diferenciais dos seus modelos. Depois, eles serão transportados à Autostadt, a garagem Volkswagen localizada na Alemanha. Há também efeitos 4D sincronizados ao filme, como ventiladores, aspersores e holofotes.

No up! HoloView, o visitante é convidado a colocar o Hololens, óculos de Realidade Aumentada da Microsoft, e se posicionar em frente a um modelo up! TSI em tamanho reduzido. Nele, a assistente virtual apresentará os principais destaques (como dados de potência, consumo e itens de tecnologia, conforto e segurança) do up! através de hologramas posicionados ao redor do carro.

O Desafio Cross, por sua vez, os visitantes são desafiados a ir fisicamente conhecer ao modelo passando por uma passarela de 4,5 metros colada ao chão. Antes de sair, as pessoas são convidadas a colocar os óculos de realidade virtual e, para chegar à Saveiro, deverão cruzar virtualmente uma estreita passarela de madeira, por cima de um Grand Canyon, tendo a mais realista sensação de estar a dezenas de metros de altura, com ventiladores simulando o vento durante a aventura.

A experiência é captada por uma câmera fixa e no final a pessoa ganha de presente uma foto sua inserida no ambiente virtual, equilibrada no meio de uma paisagem de um Grand Canyon com a Saveiro Cross ao fundo para que seja compartilhada via redes sociais.

Volkswagen Gol GT Concept
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