Cidade de São Paulo oferece uma série de aplicativos de transporte privado, como o Uber

Cidade de São Paulo oferece uma série de aplicativos de transporte privado, como o Uber

Apesar do Uber ser o mais conhecido e o pioneiro, há diversos outros serviços de transporte privado à disposição dos consumidores em São Paulo (SP). A lista inclui ainda o espanhol Cabify, o brasileiro Televo e o indiano WillGo, além do EasyGo, uma versão do Easy Táxi para carros particulares – até então, o serviço oferecia para serviços de táxi. No entanto, embora ofereçam praticamente o mesmo serviço, eles se diferem em diversos pontos.

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Como mostra uma publicação do portal de tecnologia Tecnoblog, o Cabify, por exemplo, não leva em consideração o tempo gasto na corrida. Por outro lado, o WillGo não tem bandeirada. Os quatro rivais do Uber não usam a tarifa dinâmica, que eleva os preços cobrados nas corridas em casos de alta demanda para garantir a disponibilidade de veículo.

O comparativo levou em consideração as cinco modalidades individuais mais econômicas dos aplicativos de transporte: uberX, WillGo Smart, Cabify Lite, Levo Pop e EasyGo, além do táxi comum. Tais serviços, já que são mais em conta, têm veículos mais simples, como Chevrolet Celta, Fiat Idea, Volkswagen Voyage, Hyundai HB20 e Nissan Livina. Confira a tabela de tarifas dos serviços:

Tarifas de serviços de transporte dos aplicativos

Tarifas de serviços de transporte dos aplicativos

Entre os diferenciais, o Cabify, por exemplo, permite agendar uma corrida mediante pagamento de R$ 25,00 e bandeirada de R$ 3,50 no horário normal e R$ 6,00 no horário de pico. O WillGo dispõe do mesmo recurso, mas tem a vantagem de não cobrar nenhuma taxa, além de uma assinatura Premium no valor de R$ 69,90/ano, que dá desconto de 5% em todas as corridas. Quanto ao pagamento, todos aceitam cartão de crédito como padrão, enquanto no Uber, Televo e Easy Go, o cliente pode pagar o serviço com dinheiro.

Para descobrir esses diferenciais na prática, foi calculado o preço de alguns trajetos com base nas tarifas divulgadas pelo aplicativos: uma corrida curta (para pequenas viagens na região central), uma corrida média (de Congonhas até a região dos Jardins, lotada de hotéis), uma corrida longa (entre dois extremos da cidade) e uma fogueira de dinheiro (do Transamerica Expo Center, local que abriga muitos congressos e feiras, até o aeroporto de Guarulhos). Veja abaixo a simulação:

Simulações de trajetos dos aplicativos

Simulações de trajetos dos aplicativos

Foi contatado que os serviços com carros particulares apresentam preços bem mais em conta que o táxi comum. Alguns aplicativos dispõem de desconto de 30%, visando recuperar a clientela, mas mesmo assim os serviços privados seguem na frente. Todavia, os táxis podem ser uma boa opção caso a intenção seja chegar rápido no destino, já que eles podem circular pelos corredores de ônibus.

Entre os aplicativos de terceiros, cada um se saiu melhor em determinados cenários. Nas corridas curtas, qualquer um dos apps vai oferecer um bom serviço, já que não há diferença relevante entre os preços. Já nas corridas mais longas, o Televo tem tarifa menor por quilômetro rodado e, assim, acaba sendo o mais barato, diferente do Cabify e do EasyGo, os maios caros. Quanto as corridas com trânsito, o Cabify sai na frente por não cobrar os minutos parados no congestionamento e sim apenas a distância percorrida. No caso de trafica dinâmica em vigor no Uber, todos os concorrentes passam a ser mais baratos.

Cabify

Cabify

O Uber e o Televo oferecem ainda serviços ainda mais em conta, desde que o cliente esteja disposto a fazer algumas concessões:

No primeiro, há o UberPool, um serviço de corrida compartilhada. Ou seja, no meio do trajeto, o motorista pode parar e pegar outros passageiros que estiverem indo para a mesma região. Com isso, o preço da corrida fica até 40% mais em conta. No entanto, devido a desvios no trajeto, a viagem pode demorar mais.

Já no segundo, o Levo Moto, como o próprio nome indica, é uma espécie de “moto táxi”. As motocicletas são de 125 cilindradas ou mais e contam com capacete para o passageiro. Uma corrida longa neste serviço tem preço de cerca de R$ 9,50, uma bela diferença em relação aos R$ 40 cobrados por um serviço em carro particular.