Fim do embargo. A partir da 0h00 desta quarta-feira, dia 25 de junho, o novo Gol não é mais segredo, embora muitas informações já tenham sido divulgadas, muitas delas reais. A Volkswagen enviou para a imprensa esta única foto oficial antes do lançamento, no próximo domingo. A estratégia coincide com a chegada às bancas do país das edições de julho das revistas especializadas, que tiveram contato com o carro antes.

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Como as imagens vazadas mostravam, o novo Gol é literalmente outro carro. Apenas o nome restou, no geral o modelo está mais próximo de Fox e Polo do que do seu antecessor. A mudança era necessária já que o hatch mais vendido do Brasil ainda mantinha o DNA do primeiro Gol, de 1980. Um exemplo era o criticado motor instalado longitudinalmente, hoje uma arquitetura só vista em carros de grande porte.

O novo projeto, ao contrário, é um composto de vários modelos, nacionais e estrangeiros. Há equipamentos do Fox, como o volante e hastes, câmbio e motor derivados do Polo, originalmente, retrovisores inspirados no Passat CC e frente que lembra o jipe Tiguan, para ficarmos em alguns exemplos.

Apesar do visual original aqui, o novo Gol promete mais em movimento. A Volkswagen, pelo que apuramos, buscou diferencia-lo da concorrência ao incorporar novos processos de fabricação que elevaram a qualidade de construção. O que se tem é um veículo mais rígido, silencioso e espaçoso. Aliás, o carro é mais alto e mais largo que o anterior. Ele encurtou no comprimento, mas oferece mais espaço internamente, fruto do motor transversal.

A lista de equipamentos, a maioria opcionais, é extensa e inclui ABS, airbag, ar-condicionado, computador de bordo, rádio MP3, volante com ajuste de altura e profundidade, direção hidráulica, faróis de neblina, trio elétrico e comandos satélites no volante. Claro, muitos desses itens existem nos rivais, mas a questão é saber o custo deles. Isso, apenas no lançamento.

Mas não precisaremos esperar pelo desempenho e pelo consumo. Segundo descobrimos, o Gol 1.6 tem velocidade máxima de 192 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9,6 segundos – a versão 1.0 atinge 169 km/h e leva 12,9 segundos. O consumo do motor 1.6 é de 8,8 km/l na cidade e 12,4 na estrada – no 1.0, os valores são de 9,6 km/l e 12,6, respectivamente.

O mistério permanece nos preços. De um lado, há quem diga que os valores serão os mesmos, mas muita gente aposta numa leve alta, aproveitando o fator novidade. Independente disso, o fato é que dificilmente o Gol perderá a majestade. Hoje, ele vende de 3 a 4 mil carros a mais que o Palio, o 2º colocado e tende a abrir essa vantagem com a nova geração, já que a VW não tinha um carro para brigar na faixa dos R$ 30 000. A questão é saber se o Gol não acabará tirando clientes do Fox e do Polo, de quem já ganhou muitos “presentes”.