Volvo EX30 agora feito na Europa

Volvo EX30 agora feito na Europa

Com 1.274 unidades emplacadas nos primeiros meses de 2025, o Volvo EX30 consolidou sua posição como o terceiro carro elétrico mais vendido no Brasil neste início de ano. Além disso, é o modelo 100% elétrico mais vendido entre as marcas premium no país. A crescente demanda global levou a Volvo a expandir a produção do EX30 para a fábrica de Ghent, na Bélgica, marcando um novo passo estratégico da marca no cenário internacional.

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Expansão industrial: nova fase para o EX30

A fábrica de Ghent, que já produzia modelos eletrificados como o EX40, EC40, XC40 e V60, passa agora a fabricar também o EX30, incluindo a futura versão Cross Country. Com isso, a unidade europeia se consolida como uma peça-chave na estratégia da Volvo para atender à alta demanda por veículos elétricos.

Essa movimentação industrial trará cerca de 350 novos empregos à unidade belga, elevando o número total de colaboradores para aproximadamente 6.600. A ampliação faz parte de um investimento de 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão), aplicados na modernização da planta, com a adoção de uma nova plataforma automotiva, instalação de quase 600 robôs novos ou atualizados, ampliação da área de baterias e criação de novas linhas de produção.

Importância estratégica da fábrica europeia

A decisão de produzir o EX30 na Europa não é apenas uma resposta à demanda, mas também um movimento alinhado às metas de sustentabilidade e competitividade estabelecidas pela União Europeia. A localização da fábrica, próxima ao porto de Ghent, facilita a logística e a exportação para outros mercados do continente.

Além disso, a produção europeia reduz a dependência de outras regiões e aumenta a resiliência da cadeia produtiva da Volvo. A estratégia de fabricar os veículos próximos aos mercados consumidores também reduz o impacto ambiental do transporte internacional e fortalece a presença da marca na Europa.

Impacto no Brasil: continuidade na liderança do Volvo EX30

Apesar da nova linha de produção na Bélgica, não há alterações previstas na operação da Volvo no Brasil. O presidente da Volvo Car Brasil, Marcelo Godoy, destacou que a mudança reforça o compromisso da empresa com a otimização de suas estruturas globais. O EX30 continua sendo a principal porta de entrada da marca para o universo dos veículos eletrificados, combinando preço competitivo e posicionamento premium.

O desempenho do EX30 também contribuiu para que a Volvo Car Brasil alcançasse a vice-liderança no mercado de carros elétricos no país, tanto no acumulado do ano quanto no mês de abril.

Produção acelerada e inovação do Volvo EX30

A fábrica de Ghent conseguiu reduzir pela metade o tempo de industrialização do EX30, graças ao esforço colaborativo das equipes locais e ao uso de tecnologias mais flexíveis. Essa agilidade na adaptação da linha de montagem reflete o comprometimento da Volvo com a inovação e a resposta rápida às mudanças do mercado.

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Uma nova etapa na eletrificação

Com a inclusão do EX30 em Ghent, a Volvo passa a produzir dez modelos elétricos ou híbridos em solo europeu, distribuídos entre as fábricas da Bélgica e da Suécia. A expansão da produção do EX30 reforça o posicionamento da marca como uma das líderes na transição para a mobilidade elétrica, com foco em eficiência, sustentabilidade e inovação.

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Volvo EX30: agora feito na Europa, liderança dos elétricos premium