Automóveis deixam de ser investimento para virar bem de consumo

Com o litro da gasolina beirando os R$ 4 e o etanol ultrapassando os R$ 2,50 em diversos postos, dicas para economizar combustível são indispensáveis. Com algumas atitudes simples é possível tornar um passeio mais agradável e mais vantajoso para o bolso, diminuindo o consumo de combustível, conforme as dez dicas dadas pelo chefe de Engenharia da Ford na América do Sul, João Filho:

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Curta a estrada

Em muitas estradas do Brasil há belas paisagens. Portanto, aprecie o que está envolta! Não pise fundo sem necessidade, mas seguindo atento à estrada, com as mãos no volante. Segundo um estudo do instituto Natural Resources Canada, aumentar a velocidade de 100 km/h para 120 km/h pode aumentar o gasto de combustível em até 20%.

Calibre os pneus

Com os pneus com pressão abaixo do indicado no manual do proprietário, o motor do veículo trabalha mais e, consequentemente, há maior gasto de combustível, já que há aumento da área de atrito do pneu com o solo. Segundo o instituto canadense, por exemplo, rodar com até 8 libras abaixo do recomendado pode aumentar o consumo em 4%, além de reduzir a vida útil dos pneus.

Manutenção em dia

Estar com a manutenção em dia e fazer as revisões recomendadas no manual do proprietário também contribuem para um menor consumo de combustível, além da troca do óleo do motor, filtros de ar e de combustível de acordo, na quilometragem indicada, e alinhamento da suspensão do carro.

Desligue o motor apenas em paradas prolongadas

Estacionou o carro por mais de 60 segundos para, por exemplo, esperar alguém? Desligue o carro. Manter o automóvel parado com o motor ligado por mais de 60 segundos consome mais do que desligar o motor e ligá-lo novamente.

Acelere e freie suavemente

Seja na cidade ou na estrada, evite acelerar e frear bruscamente ou sem necessidade. Segundo o Natural Resources Canada, uma condução agressiva gasta muito combustível, até 15% mais na cidade. Mantenha distância do carro à frente, antecipe o tráfego e freie de forma suave. O sistema de injeção eletrônica corta a emissão de combustível ao motor quando o acelerador está liberado.

Elimine o peso extra

Carregue somente o necessário em seu veículo. O peso da bagagem interfere no consumo de combustível, podendo aumentar em até 1% a cada 25 kg carregados. Isso vale também para a instalação de bagageiros externos, já que também afetam a aerodinâmica e eficiência do veículo.

Observe as rotações corretas do motor

O tacômetro (ou conta-giros) também pode ser usado para economizar combustível. Há, para cada marcha, a rotação mais adequada. Quanto mais o motor ficar fora do giro indicado, maior será o consumo. No manual do veículo, também há a recomendação da velocidade ideal para fazer as trocas de forma mais eficiente.

Use o ar-condicionado de forma moderada

Como é sabido, o ar-condicionado “rouba” a potência do motor e diminui sua eficiência. De acordo com o instituto canadense, conforme o veículo, o equipamento pode aumentar o consumo em até 20 por cento.

Veja também: Os melhores compactos do Brasil com motor três cilindros

Opte por carros com motores mais eficientes

Vai comprar um carro ou alugar um? Opte por modelos com motores mais eficientes. Para isso, basta verificar o ranking do Inmetro, que informa sobre a eficiência em termos de consumo e emissões.

Carros flex

Para conseguir uma maior eficiência no uso dos combustíveis em carros flex, é sempre recomendado o uso alternado de gasolina e etanol. Hoje, a tecnologia dos carros flex evoluiu bastante e veículos de diversas marcas dispensam o famoso “tanquinho” de gasolina para as partidas à frio. Com isso, a eficiência energética é maior.

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

Dez dicas para economizar combustível em viagens