Ícone do site BlogAuto

Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

Sonho de consumo da classe média, o SUV se prolifera no mercado brasileiro. Cada vez mais marcas têm modelos do tipo em sua linha e a lista cresceu de um ano para cá, quando este post foi publicado pela primeira vez. Agora, BlogAuto atualiza a lista com as novidades que chegaram ao mercado em 2015: Suzuki S-Cross (veja avaliação aqui), Peugeot 2008 (veja avaliação aqui), Jeep Renegade (veja avaliação aqui) e Honda HR-V (veja avaliação aqui). Veja a seguir o que dá para levar por até R$ 80 mil.

As opções são ainda variadas, mas não suficientes para levar para casa alguns dos best-sellers do mercado como os coreanos Hyundai ix35 e Kia Sportage ou os japoneses Honda CR-V e Mitsubishi ASX. Ainda assim, dá para realizar o sonho de ter um SUV na garagem. Veja aqui os nove modelos selecionados pelo BlogAuto e que custam até R$ 80.000.

Lifan X60

9º – Lifan X60 (vendas em 2015: 1.293 unidades)

X60, da chinesa Lifan, continua a ter boas vendas, mas um dos atrativos perdeu força, o preço. De um ano para cá, o SUV saltou de pouco mais de R$ 52 mil para R$ 62.990 na versão mais simples que traz motor 1.8 litro 16V de 128 cv e câmbio manual. O modelo tem bom espaço interno, pacote completo de equipamentos que inclui central multimídia com câmera de ré, mas peca por alguns problemas de acabamento.

Continua….

Hyundai Tucson

8º – Hyundai Tucson (vendas em 2015: 5.306)

Ex-líder entre os SUVs médios (agora ocupado pelo irmão Hyundai ix35), o Tucson ainda mantém uma clientela fiel. Ele é montado no Brasil, tem motor flex de 146 cv e câmbio automático de quatro velocidades, mas anda bem mais caro que antes. O preço, agora de R$ 77.990, quase o tira da lista do BlogAuto.

Continua….

JAC T6

7º – JAC T6 (vendas em 2015: 141*)

A mais recente novidade da JAC Motors no Brasil enche os olhos. O T6 tem porte semelhante a um ix35, mas preço bem mais acessível, de R$ 69.990. Ele sobra no espaço, traz central multimídia que se conecta com o Waze, mas é de difícil manuseio. O ponto fraco é mesmo o câmbio manual. Nesse segmento, cabe mesmo é uma transmissão automática, que está nos planos. Se você não liga para isso e quer um SUV médio por preço de compacto, o JAC T6 pode ser uma boa pedida.

*Começou a ser vendido em maio

Continua….

Renault Duster 2016

6º – Renault Duster (vendas em 2015: 13.285)

Renovado este ano, o Duster ganhou algum reforço para enfrentar a onda de SUVs que chegou ao país. As mudanças estéticas foram leves, focadas nos faróis e grades e num painel mais agradável, além de melhor isolamento acústico. Um dos seus grandes trunfos é a central multimídia MediaNAV, agora mais completa e de série, e o Duster continua a ser um dos mais espaçosos do segmento. Na versão Dynamique 2.0 automática você paga R$ 74.340, um dos valores mais em conta do mercado. O Renault é um carro mais pesado e cansativo de dirigir, mas o bom torque do motor 2.0 e sua praticidade minimizam esse problema.

Continua….

Suzuki S-Cross 2016

5º – Suzuki S-Cross (vendas em 2015: não disponível)

Agora, a Suzuki tem um modelo bem mais representativo entre os SUVs abaixo de R$ 80 mil. Se ainda continua a vender o Grand Vitara de entrada por um preço parecido com o de um ano atrás, agora os japoneses vendem também o S-Cross, a evolução do SX4. Bem mais urbano e versátil, o crossover custa R$ 74.900 na versão manual e tração dianteira. É verdade que se trata da versão menos interessante do modelo, mas é econômica graças a um motor 1.6 eficiente e uma carroceria super leve. Ele também tem uma central opcional que espelha o aplicativo Waze de forma bastante prática.

Continua….

Ford EcoSport 2015 FreeStyle

4º – Ford EcoSport (vendas em 2015: 15.202)

O EcoSport criou o segmento de SUVs compactos e reinou sozinho por anos a fio. Essa vida fácil durou até este ano quando novos e melhores modelos chegaram ao Brasil. Mas ele ainda goza de uma imagem desejada e é um dos poucos a ter estepe externo, algo que os rivais dispensam. A versão indicada por BlogAuto é a FreeStyle 2.0 Powershift, com 147 cv de potência, câmbio de dupla embreagem e alguns itens como sensor de estacionamento. O preço é de R$ 78.900.

Continua….

Peugeot 2008 2016

3º – Peugeot 2008 (vendas em 2015: 952*)

Ofuscada pelas rivais nos últimos anos, a Peugeot se armou de uma novidade bastante atraente. Falamos do 2008, seu primeiro SUV compacto. De todas as novidades, ele é o mais urbano. Lembra uma perua aventureira, mas é o mais requintado deles. Tem boa visibilidade e dirigibilidade bastante agradável – destaca-se a direção elétrica bem equilibrada. O 2008 traz itens que são opcionais em alguns concorrentes, como ar-digital de duas zonas e central multimídia touchscreen e com navegador. São dois motores 1.6 disponíveis, um aspirado e o THP turbo, mas nesse caso apenas com câmbio manual e aí está o maior problema do carro. Segundo BlogAuto apurou, o câmbio automático de 6 marchas não cabe no cofre do motor por isso a solução foi usar o antigo de 4 velocidades que é apenas razoável. A dúvida aqui é optar pelo Griffe 1.6 aspirado automático, por R$ 74.990, ou arriscar o Griffe 1.6 THP manual por R$ 79.590.

* Começou a ser vendido em maio

Continua….

Jeep Renegade 2016 Longitude

2º – Jeep Renegade (vendas em 2015: 3.152)

O Renegade é o SUV mais badalado dos últimos anos. A FCA (que une Fiat à Chrysler) fez muito alarde da chegada do modelo, que é o primeiro Jeep produzido no Brasil. O carrinho, derivado do Fiat 500L, esbanja personalidade e identidade com o off-road, mas são dois carros na prática: há o turbodiesel, com câmbio de 9 marchas e muitos equipamentos, e o flex, com motor 1.8 um tanto fraco para o peso do Renegade (acima de 1.400 kg) e câmbio de seis marchas. Para se enquadrar nesse guia, é preciso ir de Sport 1.8 automático, por R$ 75.900 – o ideal seria o Longitude, mas que ultrapassa nosso limite em R$ 900. Quem optar pelo Renegade vai ter um carro de ampla visão, bem alto, cheio de personalidade e com alguns itens premium, sem falar em levar para casa um veículo de uma marca famosa.

Continua….

Honda HR-V 2016 EXL

1º – Honda HR-V (vendas em 2015: 12.336)

De forma um tanto discreta, a Honda desenvolveu um veículo que sintetiza muitas das qualidades que procuramos num carro. O HR-V é um SUV, mas com versatilidade do Fit, motor de Civic, posição de dirigir precisa, economia, bom acabamento e visual esportivo. Não é à toa que simplesmente bateu o EcoSport logo na chegada. Hoje o Honda vende 60% mais que o Ford. Mas nem tudo é perfeito: para ter a versão mais bem equipada EXL é preciso pagar caro, quase R$ 90 mil, e ainda ficar sem vários itens que existem na concorrência. Assim como o Renegade, a versão ideal, EX, ultrapassa nossa marca de R$ 80 mil, portanto, aqui indicamos a LX CVT por R$ 75.400, mas vale a pena negociar e levar a primeira.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Fonte: Fenabrave. Entre janeiro de maio de 2015. Matéria atualizada em junho de 2015.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no  Google+.

Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

Sair da versão mobile