Peugeot no Rally Dakar 2016

Peugeot no Rally Dakar 2016

Após vinte e seis anos sem subir ao pódio, a Peugeot conquistou o Rally Dakar pela quinta vez na sua história, conquistadas na África entre 1987 e 1990, e em sua segunda participação no continente sul-americano. A bordo de um 2008 DKR, a equipe composta por Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret conquistaram o título, sendo a 12ª vitória de Peterhansel na competição (seis de moto e seis de carro com seu navegador Cottret).

As equipes da marca francesa lideraram a prova desde a primeira etapa disputada. A competição foi realizada em 9.500 quilômetros entre a Argentina e a Bolívia, por durante duas semanas, com diversidade climática e altitudes de até 4.800 metros.

O piloto Sébastien Loeb, também da Peugeot, foi o primeiro a vencer uma especial, mas Stéphane Peterhansel e Carlos Sainz não demoraram a segui-lo. Com seis dobradinhas, sendo duas triplas, nas seis etapas disputadas na primeira semana, os 2008 DKR ocuparam regularmente os três primeiros lugares da classificação geral. O trio composto por Loeb-Peterhansel-Sainz estava na liderança em Salta, durante o dia de descanso após uma incursão pelos altiplanos bolivianos.

Peugeot no Rally Dakar 2016

Já na segunda semana, com um percurso mais variado, mais trechos off-road e através das dunas, houve uma série de reviravoltas. Sébastien Loeb (capotamento) e Carlos Sainz (abandono por avaria mecânica na etapa 10) acabaram perdendo suas chances de conquistar a vitória. Cyril Despres teve atraso a partir da quinta etapa (problema no turbo), levando Stéphane Peterhansel a ocupar a posição de líder do Team Peugeot Total. Após vencer uma atribulada especial nas famosas dunas de Fiambala, a dupla assumiu a frente na décima etapa com uma hora de avanço, bastando-lhe apenas administrar essa vantagem até a chegada.

Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1

Os exemplares do 2008 DKR eram mais baixos, mais largos, mais longos e mais potentes. Além disso, o modelo era o único a dispor de tração em duas rodas – os demais dispunham de tração integral. Apesar disso, o veículo foi capaz de percorrer todo tipo de terreno, confirmando as opções técnicas feitas na origem do projeto.

Classificação final provisória

1. Stéphane Peterhansel (FRA)/Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 45h22min10s
2. Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (FRA), Mini, +34min58s
3. Giniel De Villiers (ZAF)/Dirk Von Zitzewitz (DEU), Toyota, +1h02min47s
4. Mikko Hirvonen (FIN)/Michel Perin (FRA), Mini, +1h05min18s
5. Leeroy Poulter (ZAF)/Robert Howie (ZAF), Toyota, +1 h30min43s
7. Cyril Despres (FRA)/David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, + 1h49min04s
9. Sébastien Loeb (FRA)/Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +2h22min09s

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

Peugeot conquista o Rally Dakar 2016