Inauguração da pedra fundamental da fábrica brasileira da Chery

A Chery inaugurou nesta terça-feira (19) a pedra fundamental da sua primeira fábrica fora da China (já que as outras 12 unidades fabris fora do país asiático operam em regime de CKD). A planta em Jacareí (SP) será instalada em um terreno de 1 milhão m² e a promessa é entregar seu primeiro exemplar brasileiro em setembro de 2013. A previsão inicial é de 50 a 60 mil veículos anuais. Já a partir de 2014 a capacidade deverá saltar para cerca de 160 mil unidades.

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Inicialmente, o plano é produzir dois automóveis, sendo um hatch e outro sedã, limitando-se a quatro modelos. De acordo com Luis Curi, CEO da Chery do Brasil, os carros ainda têm sua plataforma em desenvolvimento. Um deles será baseado no Fulwin, ou A13, porém, os dois nomes estão descartados para o modelo brasileiro.

Um desses quatro automóveis se posicionará entre QQ e Face, enquanto o outro terá faixa de preço acima do Face. Mas pelo o que se sabe, apesar dos modelos serem fabricados no Brasil, a Chery não irá “depenar” os veículos, ou seja, continuará com o baixo preço e a lista de equipamentos, por enquanto.

O investimento total da fábrica brasileira da Chery será de US$ 400 milhões (cerca de 630 milhões de reais), vindo da matriz da marca e do Banco de Desenvolvimento Chinês. Além da fábrica, um centro tecnológico também está nos planos da marca.

São previstos 1.200 novos empregos inicialmente e mais 4.000 quando a planta da Chery no Brasil entrar em funcionamento. Em outubro, a empresa lançará o S18, que se posicionará acima do QQ e será o primeiro automóvel chinês no Brasil a ter a tecnologia bicombustível.