Com a pressão global para a redução das emissões de CO2, a indústria automobilística tem apostado cada vez mais na transição energética, com projetos que não utilizam combustíveis fósseis. Segundo dados da Associação Brasileira de Carros Elétricos (ABVE), o mercado brasileiro de eletrificados deverá fechar 2022 com vendas totais entre 44 mil e 46 mil, um aumento que gira em torno de 25% a 31% em relação ao ano anterior. Para atender a essa crescente demanda, a startup Arrow Mobility criou uma van 100% elétrica voltada para a entrega de e-commerce.
O Arrow One é um projeto totalmente nacional e o primeiro Last Mile elétrico do Brasil. A novidade está sendo apresentada pela empresa de Caxias do Sul (RS) na Fenatran, maior feira do setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, realizada em São Paulo.
O veículo não emite CO2 e tem capacidade para 16,5 m³ de mercadoria com autonomia de 270 quilômetros. Leva menos de 3 horas para ser totalmente recarregado. Conta ainda com o sistema One Shot Loader, em que as encomendas são acomodadas numa estrutura externa, uma espécie de gaveta. “Quando o veículo chega ao centro de distribuição, o dispositivo é colocado inteiro dentro da van, que sai imediatamente para a entrega. Otimiza tempo e mão de obra”, explica Julio Balbinot, head de Estratégia e Marketing e sócio da Arrow Mobility.
O veículo é equipado com um aplicativo que funciona como uma secretária virtual. Com o uso de inteligência artificial, o dispositivo é capaz de analisar performance, rotas preferenciais de trânsito e tempo de viagem. Além de atender e fazer ligações, envia mensagens diretamente para os clientes avisando de possíveis atrasos ou da entrega da mercadoria.
Já o design comunica toda tecnologia e inovação presentes na Arrow One. A carroceria tem formas geométricas e assinatura visual própria tanto na dianteira quanto na traseira. Em seu interior, formas minimalistas e funcionais para agilidade na entrega, e faciltar a saída e entrada do motorista. O parabrisa amplo e o posicionamento do condutor mais à frente no veículo permitem maior campo de visão, aumentando a segurança do condutor e pedestres. Destaque ainda para o ONE Recharge Pulse, uma luz exclusiva que destaca o veículo durante o carregamento das baterias.
Com pouco incentivo governamental e fiscal, os carros elétricos ainda são mais caros que os movidos a combustíveis fósseis, porém a economia que geram para rodar compensa o investimento inicial. “Com todas as tecnologias da Arrow One, o ganho de produtividade é de cerca de 50%, com um custo energético 80% menor se comparado a um veículo tradicional. Para cada 1 real gasto com diesel, o veículo elétrico gasta apenas 0,16 centavos”, complementa Julio Balbinot. As primeiras unidades, já encomendadas, serão entregues no primeiro semestre de 2023.
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