BMW 3.0 CSL

BMW 3.0 CSL

O BMW 3.0 CSL combina um design único com uma experiência de desempenho purista em dois lugares. Transmite para os dias de hoje de forma extremamente focada o conceito criado na década de 1970 de aplicação de tecnologia de pista projetada para o puro prazer de dirigir na estrada.

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O BMW 3.0 CSL foi desenvolvido com a intenção de combinar o melhor de cinco décadas de experiência em corridas da BMW M em um automóvel com uma aura altamente emocional. Todas as facetas de seu caráter – elegância exterior dinâmica, cockpit de carro esportivo clássico, construção inteligente e leve, motor de seis cilindros em linha, transmissão manual e tração traseira – são baseadas nos princípios tradicionais de um automóvel BMW M. Eles se complementam com a ajuda da tecnologia mais recente para criar o símbolo máximo do fascínio pelo desempenho superior no estilo da marca que faz sucesso há 50 anos. Um passeio em um BMW 3.0 CSL é, portanto, não apenas uma experiência exclusiva de alto desempenho, mas também um encontro emocional com a história e o presente da carta mais poderosa do mundo.

O BMW 3.0 CSL como uma produção limitada incorporando artesanato elaborado

O BMW 3.0 CSL é produzido em uma edição estritamente limitada. Para marcar o aniversário, serão colocadas à venda exatamente 50 unidades numeradas consecutivamente do modelo especial. Desde o início, isso dá ao BMW 3.0 CSL o status de uma raridade que encontrará seu lugar nas coleções de veículos de fãs particularmente leais e entusiastas da marca BMW M.

A produção de todos os veículos levará cerca de três meses. Cada um deles é criado com absoluta dedicação à excelência em artesanato e tecnologias precisamente coordenadas em um elaborado processo de fabricação na localização externa da fábrica do BMW Group em Dingolfing em Moosthenning, Baixa Baviera. Os exclusivos componentes internos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) são produzidos à mão tanto em Munique quanto na fábrica de componentes do BMW Group em Landshut por especialistas em carroceria especialmente designados.

Um processo específico também foi concebido para a pintura do BMW 3.0 CSL, no qual habilidade artesanal e tecnologia de ponta se complementam para fornecer a cada peça individual seu design de cor característico. Além disso, uma equipe de 30 técnicos especialmente qualificados e experientes é responsável pela configuração e montagem dos veículos. Devido à complexidade dos processos na fábrica, cada BMW 3.0 CSL passa por oito ciclos de montagem em tantas estações de produção, um procedimento que leva até 10 dias ao todo.

A proporção extremamente alta de trabalho manual individual significa que o tempo necessário para montar um BMW 3.0 CSL é muitas vezes maior do que o de um automóvel BMW M convencional. Após a conclusão na fábrica, cada veículo também passa por um processo de inspeção e aprovação de qualidade em vários estágios na principal fábrica de Dingolfing antes de ser liberado para entrega ao cliente. A fábrica do BMW Group em Dingolfing é o maior local de produção europeu da empresa. Além de vários automóveis BMW M, os sedãs de luxo do BMW Série 7 e componentes de carroceria para Rolls-Royce Motor Cars são produzidos lá.

O carro de turismo de sucesso – um modelo em seu tempo

Como a reencarnação de um lendário carro esportivo tanto para a pista quanto para a estrada, o BMW 3.0 CSL possui todas as características de um carro purista. Ele incorpora a alegria da direção clássica e a consciência das raízes tradicionais da BMW M de uma forma única e exclusiva. Seu modelo homônimo é considerado o primeiro automóvel a carregar o DNA para o máximo prazer e paixão ao dirigir, uma característica inconfundível dos automóveis BMW M até hoje. No ano de fundação da BMW Motorsport, ele foi desenvolvido para uso em competições de carros de turismo, onde se tornou o carro de corrida de maior sucesso de sua época.

A versão de corrida do histórico BMW 3.0 CSL venceu o Campeonato Europeu de Carros de Turismo durante sua temporada inaugural em 1973 – e repetiu esta conquista do título mais cinco vezes consecutivas de 1975 a 1979. Pilotos como Toine Hezemans, Hans-Joachim Stuck, Chris Amon e Niki Lauda deixou a competição para trás em Nürburgring e em vários outros circuitos, seguido pelas primeiras vitórias da BMW nos circuitos dos Estados Unidos já em 1975. Todos esses sucessos ajudaram os carros de corrida a ganhar popularidade internacional.

“Cupê, esporte, construção leve”: nova interpretação de uma fórmula lendária

A versão de estrada do carro de corrida, desenvolvida para fins de homologação, tornou-se um símbolo amplamente conhecido do inspirador prazer de dirigir focado no essencial, especialmente em sua fase final de desenvolvimento. CSL – esta combinação de letras na designação do modelo significava “Coupé, Sport, Leichtbau” (Coupe, Sport, Lightweight), um resumo conciso da receita do carro de duas portas para o sucesso.

Além das largas caixas das rodas, sua carroceria em formato de cupê também recebeu um atraente pacote aerodinâmico, que incluía spoiler dianteiro, barras de ar nas laterais dianteiras e spoiler de teto. Completando as modificações de design em relação aos outros cupês da série grande da BMW, havia uma asa traseira que otimizava a aderência das rodas traseiras. Não foi aprovado para uso rodoviário e, portanto, estava no porta-malas quando o veículo foi entregue, mas mesmo assim recebeu tanta atenção do público que o Cupê recebeu o apelido de “Batmóvel”.

Com uma cilindrada aumentada de 3.153 centímetros cúbicos e uma potência máxima de 206 hp, o mais potente motor de seis cilindros em linha com injeção direta já usado em um modelo BMW garantiu uma entrega de potência esportiva. O poderoso sistema de acionamento foi combinado com tecnologia de suspensão refinada. Seu peso sem carga era de apenas 1.270 quilos.

O peso reduzido foi obtido por meio de uma construção leve e abrangente. As portas eram de alumínio, assim como o capô e a tampa do porta-malas, que após a abertura se apoiavam em hastes de retenção em filigrana. Numerosos outros componentes da carroceria, como o teto, os painéis laterais e a divisória do porta-malas, foram feitos de chapa de metal particularmente fina, e os para-choques cromados foram substituídos por rodapés de plástico. Assentos de caçamba leves e a omissão de material de isolamento, direção hidráulica e vidros elétricos garantiram a redução ideal de peso. Uma relação potência-peso geral de 6,2 quilogramas por cavalo-vapor foi assim alcançada.

O novo BMW 3.0 CSL é a reinterpretação contemporânea de todos esses recursos ancorados em sua designação de modelo. Sua carroceria em forma de cupê define detalhes tradicionais para elegância esportiva e dinâmica expressiva. Sua tecnologia de direção e suspensão deriva dos mais recentes desenvolvimentos para carros de corrida e carros esportivos de alto desempenho da BMW M. E a construção leve e inteligente atinge um nível excepcional, sobretudo pelo uso extensivo de carbono. A relação peso/potência do BMW 3.0 CSL é de apenas 2,9 quilos por cv.

Como modelo independente da BMW M e apesar do número limitado de unidades, o BMW 3.0 CSL passou por um processo de desenvolvimento de série completo. Além dos extensos testes de qualidade e função e testes de afinação da dinâmica de condução em uma ampla gama de condições, desde o tráfego da cidade até as estradas secundárias e as autoestradas até a pista de corrida, o BMW 3.0 CSL também passou por testes aerodinâmicos abrangentes. Cerca de 200 horas de trabalho foram gastas na otimização do fluxo de ar e equilíbrio aerodinâmico do veículo, incluindo 50 horas no túnel de vento do Centro de Testes Aerodinâmicos do BMW Group. Além disso, dois veículos de pré-produção do BMW 3.0 CSL tiveram que passar por um teste de segurança na forma de um teste de colisão frontal e lateral para atender aos requisitos legais da estrada.

BMW 3.0 CSL

BMW 3.0 CSL

Design exclusivo, típico de M, voltado para as demandas técnicas de desempenho fascinante

Com suas proporções clássicas de cupê e um conceito de veículo tradicional que combina motor dianteiro e transmissão manual com tração traseira, o BMW 3.0 CSL segue os passos de seu ancestral histórico. Elementos distintivos de deflexão de ar, arcos de roda de forma poderosa, um impressionante spoiler traseiro e vários outros detalhes são inconfundivelmente baseados no design do lendário cupê dos anos 1970.

Ao mesmo tempo, sua aparência é caracterizada pelos princípios que sempre se aplicaram aos automóveis BMW M: As características externas específicas são baseadas nos requisitos técnicos em termos de suprimento de ar de resfriamento, equilíbrio aerodinâmico e dinâmica de direção, que formam a base para desempenho fascinante. Desta forma, o BMW 3.0 CSL expressa a paixão atemporal pelas corridas de forma emocional e autêntica.

A estética poderosa presta homenagem ao ancestral histórico

A potência e a capacidade atlética são sinalizadas pela dianteira do BMW 3.0 CSL, que se posiciona bem na estrada. No centro está a distinta grade em forma de rim da BMW com uma inserção em forma de treliça em uma estrutura de diamante. A sua posição vertical relaciona-se com o desenho frontal do seu antepassado histórico. Assim como os contornos das janelas laterais, a estrutura em forma de rim tem acabamento em alumínio acetinado – uma característica de design que enfatiza o status especial do BMW 3.0 CSL. Juntamente com a grelha BMW em forma de rim, duas reentrâncias generosamente dimensionadas no avental dianteiro, reminiscentes das entradas de ar do modelo dos anos 70, asseguram uma refrigeração fiável dos sistemas de tração e travagem, mesmo em situações de condução extremamente dinâmicas. Aletas de ar com formato escultural no capô acentuam as linhas clássicas.

Com seus contornos planos, os faróis criam o foco característico na estrada. Os faróis BMW Laser Light brilham em amarelo, tanto durante o cenário de boas-vindas após o destravamento das portas quanto quando os faróis baixos e altos são ativados, fazendo referência aos carros de corrida GT de sucesso. Este detalhe é uma referência sutil à forte conexão com o automobilismo e o veículo de competição atualmente mais bem-sucedido da BMW M, o BMW M4 GT3, que venceu os campeonatos de pilotos e equipes no DTM em 2022 e cuja unidade de potência é baseada no mesmo motor de seis cilindros em linha como unidade de potência do BMW 3.0 CSL. O BMW M4 GT3 alcançou o sucesso no campeonato logo no início de sua carreira nas pistas, assim como o histórico BMW 3.0 CSL, que já venceu o Campeonato Europeu de Carros de Turismo em sua temporada inaugural.

Visto de lado, o longo capô e a ampla distância entre eixos conferem ao BMW 3.0 CSL uma aparência ao mesmo tempo esportiva e elegante. As proporções de cupê típicas da marca em um design de três caixas também contribuem para isso. Painéis laterais particularmente largos e diagonalmente deslocados e paredes laterais largas destacam a aparência dinâmica do cupê mesmo quando estacionário, com um defletor de ar que se estende ao longo da linha do teto.

Arcos das rodas largos, rodas com travamento central produzidas exclusivamente para os pneus BMW 3.0 CSL

Os arcos das rodas musculosos indicam as grandes larguras de pista que contribuem significativamente para a dinâmica de curvas altas do veículo. Oferecem espaço para as rodas forjadas de liga leve com design de raios em Y, sendo elas de 20 polegadas no eixo dianteiro e 21 polegadas no eixo traseiro. Com os seus raios de filigrana, uma pintura dourada ao estilo dos anos 1970 e uma trava central, eles representam um destaque em termos de design e dinâmica de direção adaptados diretamente das corridas. A integração das rodas específicas do modelo nos eixos pré-montados do BMW 3.0 CSL faz parte do processo de fabricação na fábrica de Dingolfing do BMW Group. Com 930 Nm, o torque aplicado durante a montagem das travas centrais atinge o valor mais alto para um veículo de produção do Grupo BMW.

As rodas de liga leve forjadas estão equipadas com pneus Michelin desenvolvidos exclusivamente para o BMW 3.0 CSL. Eles carregam o número 50 gravado nas paredes laterais do pneu, fornecendo outra referência sutil ao aniversário da BMW M, ocasião em que o modelo especial foi projetado e construído.

Uma asa traseira no estilo do “Batmóvel”

A visão traseira do BMW 3.0 CSL também é caracterizada por uma estética poderosa e características de design reinterpretadas de seu ancestral. A característica mais marcante é a asa traseira, que é fechada na lateral e traduz a aparência característica do “Batmóvel” em uma linguagem de design moderno. Projetado para gerar downforce adicional e, assim, otimizar a tração no eixo traseiro, o defletor de ar envolve toda a seção traseira, tornando-se assim um elemento visual dominante. Para o benefício do equilíbrio aerodinâmico, é combinado com um difusor de carbono fortemente pronunciado no avental traseiro, otimizando assim o fluxo de ar na parte inferior da carroceria.

As quatro saídas de escapamento do sistema de escapamento, dispostas em forma de seta no centro da saia traseira e equipadas com um silenciador traseiro de titânio particularmente leve, também fornecem um destaque marcante. As luzes traseiras do BMW 3.0 CSL usam tecnologia de iluminação inovadora para gerar um design noturno fascinante e exclusivo e um brilho particularmente vívido. Isso é obtido por fios de luz de laser de filigrana que parecem flutuar livremente dentro das luzes e criam um efeito 3D expressivo por meio de sobreposição precisa.

Pintura elaborada no estilo de carros de corrida clássicos

Desde o início da década de 1970, a BMW Motorsport ficou marcada na memória dos fãs não apenas por seus espetaculares sucessos nas corridas, mas também por sua aparência inconfundível. Assim como os carros de competição, os uniformes dos pilotos, os porta-veículos e demais equipamentos das equipes apresentavam faixas uniformes nas cores azul, roxo e vermelho sobre fundo branco – uma novidade na época e marca reconhecida mundialmente até hoje. O BMW 3.0 CSL retoma esta tradição com um acabamento de pintura em branco Alpine uni e uma elaborada decoração de faixas nas cores BMW M. As linhas da carroceria refletem com eficácia as superfícies dinâmicas, destacando ainda mais claramente a poderosa estética do cupê.

Tanto a cor de base quanto as listras M são aplicadas em grande parte à mão, envolvendo um nível extremamente alto de tempo e esforço. Um total de 22 peças individuais são pintadas em um processo especialmente projetado para o BMW 3.0 CSL. É dada atenção especial a um arranjo altamente preciso das áreas das superfícies da carroceria e listras de pintura com acabamento em carbono visível. Em geral, a maior parte do exterior em Alpine white componentes de carbono, que são pintados à mão. O material de alta tecnologia só é visível nas letras no teto e na asa traseira. Para tanto, essas áreas devem ficar expostas durante o processo de pintura. Para posicionar com precisão as listras da pintura nas cores da BMW M GmbH,

Cada componente com acabamento em pintura tem um tempo de produção de seis dias úteis. Durante esse tempo, ele completa até oito processos de pintura, cada um com as etapas de trabalho intermediárias necessárias, como lixar e mascarar as faixas coloridas. Isso resulta em um total de 134 processos de pintura para cada veículo, totalizando 6.700 sequências de trabalho manual na oficina de pintura para toda a pequena série do modelo especial.

As sequências numéricas nas portas e no teto do BMW 3.0 CSL, projetadas no estilo dos primeiros carros de corrida, constroem uma ponte do passado para o presente. Seu design no estilo de números de corrida é baseado no modelo histórico do primeiro automóvel BMW M desenvolvido para corridas de carros de turismo, enquanto o número 50 refere-se ao aniversário da BMW M. Outro lembrete da década de 1970 são os dois logotipos da BMW posicionados no pilar C, logo atrás do contra-balanço do gráfico da janela lateral conhecido como torção Hofmeister.

A unidade de potência de seis cilindros em linha mais potente já usada em um automóvel BMW M legal para rua

O BMW 3.0 CSL apresenta o motor de seis cilindros em linha mais potente já usado em um automóvel BMW M legal para estrada. Isso também é uma tradição: em seu estágio final de desenvolvimento, o antecessor de mesmo nome estabeleceu um novo recorde com uma potência de motor de 206 hp – não apenas para modelos de seis cilindros, mas para todos os veículos de produção da BMW produzidos.

Desde então, o motor de seis cilindros em linha com M Power passou por um desenvolvimento impressionante. Motores com o mesmo design mobilizaram uma potência de 277 hp no BMW M1 já em 1978 e 340 hp na segunda geração do BMW M5 de 1991. A quinta geração do BMW M3 foi lançada em 2014 com um Motor de seis cilindros em linha de 431 cv com tecnologia M TwinPower Turbo.

O motor de seis cilindros em linha do BMW 3.0 CSL possui as mesmas raízes tecnológicas da unidade de potência do atual carro vencedor do DTM. A unidade de potência de 3,0 litros oferece alta rotação espontânea graças ao conceito típico de alta rotação M e compreende, entre outras coisas, um cárter extremamente rígido em um design de plataforma fechada sem mangas, um virabrequim leve forjado e um núcleo de cabeça de cilindro com impressão 3D tecnologia. O sistema de arrefecimento e o abastecimento de óleo também são projetados para situações de direção extremamente dinâmicas. Para a conquista do campeonato no DTM, o BMW M4 GT3 foi equipado com uma versão do mais recente motor de seis cilindros em linha com cerca de 600 cv que, em sua versão projetada para produção em larga escala nos modelos atuais do BMW M3/BMW Série M4, oferece até 510 hp.

A versão do sistema de propulsão com tecnologia M TwinPower Turbo, desenvolvida exclusivamente para o BMW 3.0 CSL, mobiliza uma potência máxima de 560 cv. O novo recorde para modelos de seis cilindros em linha da BMW M com aprovação de estrada reforça o status especial do veículo. Seu motor desenvolve um torque máximo de 56 kgfm e fascina com uma entrega de potência linear até uma velocidade máxima de 7.200 rpm.

Caixa manual de 6 velocidades e tração traseira para um prazer de condução do BMW CSL

Para transferir a potência de direção para a estrada, os desenvolvedores do BMW 3.0 CSL usaram um conceito que tem sido experimentado e testado por décadas para máximo prazer de dirigir e intensa interação entre motorista e veículo. O motor de seis cilindros em linha é acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades cujas relações de distribuição e transmissão são combinadas de maneira ideal com as características de desempenho. O curso de mudança de marcha definido com precisão permite uma troca de marcha rápida e precisa. A manopla de câmbio feita exclusivamente para o BMW 3.0 CSL se projeta do console central e é um acessório de luxo. Ele desperta imediatamente a expectativa para o câmbio manual, cabe confortavelmente na mão e, com sua superfície branca, o diagrama de câmbio gravado e o número 50, é uma reminiscência do início da BMW M na década de 1970. Uma homenagem à tecnologia moderna é o assistente de mudança, que usa um controle de velocidade de conexão para garantir o engate da embreagem sem deslizamento após reduzir a marcha ao frear nas curvas. Pode ser ativado ou desativado pelo motorista.

De maneira tradicional, o torque de tração é transmitido para a estrada exclusivamente pelas rodas traseiras do BMW 3.0 CSL. Para uso ambicioso na pista de corrida, o motorista pode usar o acúmulo linear M típico de forças de aceleração lateral para dirigir o veículo nas curvas com manobras de deriva controladas. O Diferencial Active M na transmissão do eixo traseiro também garante uma dinâmica superior. Se necessário, evita a compensação de torque entre as rodas traseiras e, ao mesmo tempo, cria de forma contínua e variável um efeito de travamento de até 100%. O Active M Differential está ligado ao DSC (Dynamic Stability Control) e ajusta precisamente o seu efeito de bloqueio à respectiva situação de condução. Por exemplo, a tração é otimizada em estradas com diferentes valores de atrito para as rodas traseiras direita e esquerda.

Tecnologia de suspensão do CSL ajustada, incluindo sistema de freio M de carbono-cerâmica e M Traction Control

Também na configuração da tecnologia de suspensão, a tecnologia de ponta foi combinada com uma metodologia para a harmonização de todos os componentes que amadureceu ao longo de cinco décadas. Os componentes da suspensão usados ​​no BMW 3.0 CSL representam a ponta de lança do desenvolvimento de carros esportivos de alto desempenho da BMW M: um eixo dianteiro com mola de articulação dupla e um eixo traseiro de cinco braços em design específico M, uma suspensão Adaptive M com amortecedores controlados eletronicamente, a direção eletromecânica M Servotronic com relação variável e o sistema de freio M de carbono-cerâmica com curvas características ajustáveis.

A aplicação integrada de todos os sistemas de tração e chassi ocorreu durante testes intensivos em estradas e pistas de corrida, incluindo o Nürburgring Nordschleife, que tem sido o campo de testes definitivo para todos os automóveis BMW M por 50 anos. Antes dos testes, os engenheiros da BMW M projetaram e otimizaram a imagem digital do BMW 3.0 CSL em todos os detalhes em um processo de design e desenvolvimento auxiliado por computador. Ao incorporar a realidade virtual e outros processos digitais, foi possível acelerar ao máximo o processo de desenvolvimento da série. Este processo detalhado de simulação e ajuste levou em consideração as dimensões específicas do modelo, peso do veículo e distribuição de carga por eixo.

Desempenho de desaceleração poderoso, excelente estabilidade e resistência extremamente alta ao desgaste são oferecidos pelo sistema de freio de cerâmica de carbono M. Combina freios de pinça fixa de seis pistões e discos de freio de cerâmica medindo 400×38 milímetros no eixo dianteiro com freios de pinça fixa de pistão único e discos de freio de cerâmica de 380×28 milímetros na traseira e apresenta pinças de freio pintadas de vermelho. O design específico M do sistema de frenagem integrado permite que duas curvas características de sensação do pedal sejam exibidas, que podem ser selecionadas no menu M Setup.

Com a função M Traction Control, o motorista pode definir individualmente os limites de intervenção da limitação de patinagem da roda. Dez níveis estão disponíveis para esta finalidade, e a desativação completa do controle de estabilidade de direção também é possível através do M Dynamic Mode. O BMW 3.0 CSL está, portanto, perfeitamente preparado para experimentar um desempenho purista na pista de corrida.

Construção leve inteligente com uso máximo de componentes de carbono

No BMW 3.0 CSL, a tradição de construção leve e inteligente, cultivada desde a década de 1970, é reformulada e remodelada usando tecnologia de ponta. Para reduzir o peso nas áreas da carroceria e do chassi, o plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) é usado em uma extensão excepcionalmente alta, além do uso mínimo de material isolante. A BMW M é pioneira no uso de CFRP em veículos produzidos em série. Já em 2004, equipou pela primeira vez um modelo de série grande com tejadilho em carbono.

O BMW 3.0 CSL apresenta componentes CFRP em praticamente todas as seções da carroceria. Além do teto, capô e tampa do porta-malas, os para-lamas dianteiro e traseiro são inteiramente feitos de carbono. As fixações dos painéis laterais dianteiro e traseiro, as soleiras laterais, o difusor traseiro, a asa traseira e o spoiler traseiro também são feitos de material de alta tecnologia. Todos os componentes de carbono são fabricados em pequenas séries, principalmente à mão e exclusivamente para o BMW 3.0 CSL.

Além disso, uma seleção direcionada de materiais e métodos de design de última geração também levam a uma redução significativa no peso de outros componentes do veículo. O spoiler de teto do BMW 3.0 CSL é feito de plástico reforçado com fibra de vidro. O silenciador traseiro de titânio do BMW 3.0 CSL é cerca de 4,3 kg mais leve do que um componente de aço convencional. As escoras de precisão de alumínio fundido no compartimento do motor, que conectam as cúpulas da suspensão entre si e à extremidade dianteira, têm uma geometria que foi ajustada com precisão às forças atuantes em diferentes situações de direção. Com a ajuda de modelos numéricos, a agilidade e a precisão da direção foram otimizadas com o mínimo de material e peso.

Cockpit de carro esportivo purista com assentos tipo concha M em carbono

Além disso, no interior do BMW 3.0 CSL, o uso de carbono e outras medidas de construção leve enfatizam as características puristas dos carros esportivos. Em vez de assentos adicionais, a parte traseira oferece um compartimento de armazenamento com dois compartimentos de capacete integrados. Frisos de CFRP nos painéis das portas e isolamento acústico reduzido também contribuem para o estilo extremamente esportivo. O motorista e o passageiro da frente sentam-se em assentos concha M Carbon, que transmitem uma sensação de corrida altamente emocional e inimitável a cada quilômetro do caminho. As conexões diagonais entre a superfície do assento e o encosto lembram o princípio de construção dos assentos leves do modelo histórico. A altura e a inclinação do assento podem ser ajustadas exclusivamente por meio de uma articulação de parafuso de três estágios em uma oficina. A posição longitudinal pode ser alterada manualmente usando uma alavanca na borda dianteira do assento. Além disso, os assentos concha completos M Carbon oferecem inserções de apoio de cabeça removíveis.

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Além disso, o interior do BMW 3.0 CSL se apresenta como um cockpit de carro esportivo purista e exclusivo. As superfícies dos bancos em Alcantara preta e os cintos de segurança M combinam-se com um volante M Alcantara, forro do teto em antracite, Alcantara preta e superfícies em carbono mate. As costuras contrastantes e outros detalhes em branco correspondem à pintura externa do BMW 3.0 CSL, cujas letras do modelo estão gravadas nas soleiras das portas e nas superfícies dos bancos. A manopla de câmbio branca simboliza a forma clássica de interação entre motorista e veículo ao trocar de marcha. O botão vermelho start/stop e os botões M também vermelhos no volante estão disponíveis para ativar o motor e para acesso direto à configuração geral do veículo. Os frisos interiores mate com acabamento em fibra de carbono apresentam numeração sequencial para cada uma das 50 unidades disponíveis. Esta marcação, documentada no interior desde #01/50 a #50/50, corresponde em cada caso aos dígitos finais do número de suspensão, representando assim uma referência claramente visível e autêntica à identidade individual do veículo.

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BMW 3.0 CSL apenas 50 incríveis unidades